Artigos sobre INPS

Covid-19: Apoios da segurança social cabo-verdiana ultrapassaram os 1,5 milhões de contos em 2020
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) apoiou 26.572 pessoas em 2020, com medidas de mitigação à crise provocada pela pandemia de covid-19, que custaram 1,5 milhões de contos.

INPS cobrou 92% das contribuições declaradas em 2019
O Instituto Nacional de Previdência Social garantiu 92% das contribuições declaradas pelas empresas em 2019, que ultrapassaram os 11,6 mil milhões de escudos.

Evacuações médicas em Cabo Verde aumentaram mais de 7% em 2019
As evacuações médicas suportadas pela segurança social cabo-verdiana aumentaram 7,1% em 2019, para 3.891 doentes, sobretudo entre as ilhas do arquipélago e com menos quase cem pacientes deslocados para tratamento em Portugal.

Um longo caminho… Vacina contra HPV finalmente uma realidade em Cabo Verde
Há muitos anos que Cabo Verde tinha a intenção, plasmada em vários documentos e planos, de introduzir a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (VPH, ou HPV do inglês) no país. Finalmente, passou-se da vontade à prática, com o acto de lançamento da introdução desta vacina. Para assinalar o marco, sem esquecer o percurso, fomos aos arquivos do Expresso das Ilhas (EI), revisitar algumas peças que falam do cancro do colo do útero e sua prevenção: a vacina.

INPS com menos 5 mil trabalhadores a contribuir para o sistema, disse Orlanda Ferreira
A presidente da comissão executiva do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Orlanda Ferreira, disse hoje que desde 31 de Dezembro de 2020 a esta data a instituição contabiliza menos 5 mil trabalhadores a contribuir para o sistema.

Processo de entrega das folhas de ordenado e salário passará a ser obrigatório a partir de Junho – INPS
A presidente da comissão executiva do INPS disse hoje que a partir de Junho todas as entidades empregadoras são obrigadas a entregar as folhas de ordenado e salário através do portal online do instituto.

Imadoeno Cabral – PCA do Hospital Agostinho Neto: O HAN para além da covid
A covid-19 voltou todas as atenções para si e colocou as estruturas hospitalares a funcionar a dois ritmos. Mas há vários investimentos e novos serviços que estão a ser implementados em outras “áreas” da saúde. Estão previstas, por exemplo, quatro inaugurações no Hospital Agostinho Neto e várias mudanças na oferta desta estrutura hospitalar, que estão em curso. Imadoeno Cabral, PCA do HAN, fala dos desafios da covid, mas também, essencialmente, destas apostas e mudanças do maior hospital de Cabo Verde.

O ano de todas as perdas
Éramos felizes e não sabíamos. As regras ditam que não se devem usar frases feitas num texto jornalístico, mas nenhuma é mais certeira para iniciar um balanço económico de 2020. O ano passado, por esta altura, a maior parte de nós desconhecia conceitos como “confinamento”, “máscara obrigatória” e “distanciamento social”. A crise económica de 2008/2009 era uma memória longínqua e em Cabo Verde havia um optimismo suportado por anos de crescimento acima dos 4 por cento e pela perspectiva de se atingir o milhão de turistas. Depois… Depois veio a pandemia.

TCMF: Negócio com o BCV causa polémica entre INPS e UNTC-CS
Compra de Títulos Consolidados de Mobilização Financeira (TCMF) levou a Secretária-Geral da UNTC-CS a falar em negócio “que lesa os interesses dos trabalhadores”. Orlanda Ferreira, Presidente da Comissão Executiva do INPS, defende negócio dizendo que a instituição nunca avançaria para a compra “sem ter garantia de retorno”.

Crónicas da Dina Salústio : FAIDEI! FAIDEI!
Tudo à volta parece inacabado, sem perspetivas e demorado e a quase calma ou o quase silêncio apelam ao bom senso e aconselham a adiar esta crónica para o ano 2021.

INPS pagou quarentena a 1.165 trabalhadores até Outubro
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) atribuiu, até Outubro, 1.165 subsídios para isolamento profilático de trabalhadores, ou quarentena, devido ao novo coronavírus.

Destaques da Edição 993
Na edição desta semana a manchete vai para a Morna e para um dos seus maiores compositores/interpretes. Na entrevista ao Expresso das Ilhas Betu defende que é “preciso distinguir os verdadeiros criadores dos meros reprodutores de ideias musicais”.

Lay-offs: Medida acertada, dizem parceiros sociais que prevêem um 2021 ainda mais difícil
“O lay-off permitiu salvaguardar 17 mil postos de trabalho”, anunciou, na passada quinta-feira, o ministro das Finanças, Olavo Correia, aquando da apresentação do Orçamento do Estado para 2021. Patrões e sindicatos são unânimes em defender que esta foi uma medida positiva e que permitiu aos trabalhadores manterem, ainda que parcialmente, o seu rendimento e o seu posto de trabalho. No entanto, as perspectivas para 2021 não são animadoras.

Lay-offs: Terceira fase visa retoma económica gradual
Para mitigar os impactos sócio-economicos da pandemia de COVID-19 e, particularmente, evitar a perda massiva de postos de trabalho e rendimentos, o governo estipulou uma série de medidas excepcionais, entre as quais se destacam os chamados lay-offs. A última de duas fase do regime simplificado de suspensão de contrato de trabalho, terminou a 30 de Setembro e uma nova proposta, que tem em vista uma gradual retoma económica, vai ser em breve discutida no Parlamento. Este é o balanço das fases anteriores e antevisão do que aí vem.

COVID-19: Mais de 300 trabalhadores pediram subsídio para quarentena
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) recebeu mais de 300 pedidos de subsídio para isolamento profilático de trabalhadores, ou quarentena, devido ao novo coronavírus, nos primeiros três meses de pandemia no arquipélago.

SITHUR pede mais três meses de apoio às empresas e reabertura imediata de fronteiras
O Sindicato de Indústria, Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITHUR) alerta para a possibilidade de despedimentos em massa no sector do turismo e restauração, caso não sejam adoptadas novas medidas de protecção, já a partir de 1 de Outubro, tendo em conta que o regime de ‘lay-off’ termina no dia 30 de Setembro. O secretário permanente do sindicato, Carlos Lopes, pede uma solução urgente, pelo menos para os próximos três meses.

COVID-19: Cabo Verde já pagou 320 mil contos em apoios de emergência às famílias
Cabo Verde pagou desde Abril cerca de 320 milhões de escudos em apoios sociais de emergência a milhares de famílias afectadas pela pandemia de covid-19, segundo dados do Governo cabo-verdiano compilados hoje pela Lusa.

Mais de 800 empresas com 16.000 trabalhadores em ‘lay-off’
Mais de 800 empresas colocaram quase 16.000 trabalhadores no regime de ‘lay-off’, lançado pelo Governo para mitigar as consequências da pandemia de covid-19, segundo dados oficiais.

Presidente do INPS garante que pandemia “não compromete” Sistema de Segurança Social
A presidente da comissão executiva do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) garantiu hoje que a pandemia da covid-19 “não irá comprometer” o Sistema de Segurança Social, mas sublinhou que poderá ter “um impacto de imediato”.

INPS com problemas técnicos na Base de Dados
O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) e o Instituto Nacional de Segurança Social (INPS) comunicaram hoje que desde segunda-feira, 10, há um problema técnico nas configurações do sistema crítico de gestão da Base de Dados que suporta as várias soluções aplicacionais.
mais