Artigos sobre INPS
INPS e profissionais das artes: Entre desafios e ganhos
A segurança social ainda é um desafio para muitos artistas cabo-verdianos, que, embora contribuam significativamente para a cultura nacional, muitas vezes ficam à margem dos sistemas de protecção formal. A ligação entre o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e os profissionais das artes tem ganhado visibilidade nos últimos anos, com iniciativas que visam integrar os artistas no regime contributivo e garantir direitos como pensão, assistência médica e subsídios de doença e maternidade. Apesar dos avanços, a maioria dos artistas continua a trabalhar de forma informal, sem contratos nem enquadramento legal, o que dificulta o acesso a direitos básicos de protecção social. O Expresso das Ilhas, esteve em conversa com alguns artistas, para perceber até que ponto o sistema pode, ou não, responder às suas necessidades.
Edição 1247
Destaque de manchete, esta semana, para a entrevista com o Presidente do Tribunal Constitucional, José Pina Delgado.
INPS inicia preparativos para leilões de depósito
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) confirmou, hoje, que estão a decorrer os preparativos para leilões de depósitos. Segundo o Presente do INPS, serão divulgadas novas informações relativamente ao processo, que deverá ocorrer ainda este ano.
Presidente do INPS destaca a importância de educar as crianças sobre a protecção social
O Presidente Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) do ressaltou, hoje, durante lançamento da Revista banda desenhada“ Aventuras da Protecção Social”, que para garantir que as futuras gerações compreendam a importância da segurança social é preciso começar a educação desde a infância. Informou ainda que já estão a ser pagos o subsídio escolar.
INPS inicia pagamento do subsídio de regresso às aulas a 5 de Setembro
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) vai começar a pagar, a partir de 5 de Setembro, o Subsídio de Regresso às Aulas, uma prestação social destinada a apoiar as famílias nas despesas com a aquisição de materiais escolares.
INPS encerra temporariamente serviços presenciais em São Vicente, mas mantém atendimento online
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) anunciou hoje o encerramento temporário das Unidades de Previdência Social (UPS) da Praça Nova e Monte Sossego, na ilha de São Vicente, na sequência das fortes chuvas que atingiram a região e da declaração de situação de calamidade. Apesar da suspensão do atendimento presencial, beneficiários, contribuintes e público em geral podem recorrer aos serviços online disponíveis no Portal do INPS.
Fundo de reserva da previdência ultrapassa 100 milhões de contos
O presidente da Comissão Executiva do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Mário Rui Fernandes, assegurou que a sustentabilidade financeira da instituição está reforçada, com o Fundo de Reserva da Previdência a crescer de cerca de 40 milhões de contos em 2010 para mais de 100 milhões actualmente. Apesar dos progressos, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, sublinhou que o foco do Governo está, agora, em integrar os 40% de cabo-verdianos que continuam fora do sistema contributivo obrigatório.
Edição 1233
A entrevista a Rodrigo García-Verdú, representante residente do FMI em Cabo Verde, faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Taxa de cobertura da protecção social passou de 15% para 62,6% em 36 anos - INPS
O presidente da comissão executiva do INPS, Mário Fernandes, realçou hoje que de 1988 a 2024 a taxa de cobertura nacional passou de 15% para 62,6% refletindo o compromisso do instituto na inclusão de grupos excluídos.
Sistema de previdência social em Cabo Verde é robusto e inspira confiança – Ministro da Família
O ministro de Estado da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, considerou que Cabo Verde conta, actualmente, com um sistema de previdência social obrigatório muito robusto, que proporciona satisfação e confiança aos cabo-verdianos. A declaração foi feita na abertura da Conferência Nacional alusiva ao Dia Nacional da Segurança Social, realizada hoje no Tech Park, na Praia.
Aplicativo mobile do INPS facilita a vida aos beneficiários
O Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) apresentou na manhã desta quinta-feira o seu aplicativo mobile. O presidente desta instituição, Mário Fernandes, afirma que, entre outras vantagens, o aplicativo elimina a necessidade de pessoas evacuadas se dirigirem aos balcões do INPS para fazerem a sua apresentação.
“Número significativo” de trabalhadores municipais sem cobertura do INPS
Um número significativo de trabalhadores municipais não tem cobertura do INPS, inclusive com casos de descontos feitos e não remetidos para a previdência. Informação avançada pela ministra de Estado, Janine Lélis, em conversa com a imprensa após a reunião do Conselho de Concertação Territorial, que teve lugar na manhã desta segunda-feira, na cidade da Praia.
Março, mês da Mulher - Carmelita Miranda: “O que vier será consequência daquilo que fizermos”
A história de Carmelita Miranda começa no Sal e é lá que hoje a encontramos, mas a sua visão sempre foi além dos 30 quilómetros da ilha que a viu nascer e para onde regressou. Fisioterapeuta e osteopata, uma das poucas de Cabo Verde, inaugurou, no início deste ano, o Centro de Reabilitação Físico-Motora ATLAS, que, mais do que a realização de um sonho, é o culminar de uma jornada feita de persistência, conhecimento e a vontade de devolver ao seu país tudo o que aprendeu.
Governo aprova alargamento do INPS para acompanhantes de crianças até 12 anos
A ministra de Estado e ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, informou hoje que foi aprovada em Conselho de Ministros uma alteração legislativa que permite alargar a protecção social dos segurados do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) que necessitem de acompanhar crianças em situação de internamento hospitalar. A medida amplia o acesso ao subsídio de doença, que antes era restrito a crianças até seis meses, para crianças até aos 12 anos de idade.
Governo anuncia extensão do subsídio de doença até aos 12 anos e reforço na prevenção do cancro
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou a implementação de novas medidas que vão reforçar a protecção na área da saúde, incluindo a extensão do subsídio de doença para crianças até aos 12 anos e o aumento da comparticipação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) em exames de rastreio de cancro.
Atacar e desacreditar a Justiça para se assegurar a impunidade
“Os delitos deixam de ser punidos, de acordo com as conveniências de livrar os criminosos da vez. Já era assim no Brasil colonial, quando o sistema costumava fazer vistas grossas para roubos, contrabandos e até assassinatos, caso o perdão atendesse a interesses específicos. Em muitos episódios, mesmo na hipótese de ser aplicada alguma pena, ela raramente era cumprida de forma integral.”
Governo anuncia para breve comparticipação do INPS nos encargos com rastreios de doenças oncológicas
O Governo prometeu adoptar brevemente uma iniciativa legislativa que permita a comparticipação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) nos encargos com rastreios de doenças oncológicas como o cancro da mama, do útero e próstata.
“Estamos contentes com as nossas taxas de crescimento e isso não é bom”
Economista e consultor internacional, especialista na área do turismo, Victor Fidalgo falou com o Expresso das Ilhas sobre a economia para este ano que agora começa. Os cenários interno e externo, a atração de investimento directo estrangeiro – ou a falta de – o aumento das taxas de juros, a diversificação e, claro, o turismo.
Dedicação invisível e sem amparo
Em Cabo Verde, cuidar de familiares doentes é uma responsabilidade que recai maioritariamente sobre mulheres, que assumem a função de cuidadoras na informalidade. Sem remuneração, benefícios sociais ou apoio psicológico, enfrentam longas jornadas de trabalho que deixam marcas físicas, como dores nas costas, e emocionais, como o cansaço extremo.
INPS anula segundo leilão de depósitos e anuncia revisão do regulamento
O Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) informou via comunicado emitido nesta terça-feira, 10, que o segundo leilão de depósitos, com valor global de um milhão de contos, foi anulado e que a comunicação oficial aconteceu no passado dia 6 de Dezembro.
mais
homepage





