“Também os pensionistas já não necessitam de se deslocar ao INPS para fazerem a prova de vida, isto é uma vantagem. A aplicação foi feita para os segurados, mas vai ter o seu desenvolvimento com o tempo, vamos adaptando para os contribuintes, isto é um passo rumo à digitalização que facilitará certamente a vida dos nossos segurados e beneficiários”, apontou.
Hoje, 8 de Maio, é celebrado o Dia Mundial da Segurança Social. Para Mário Fernandes, um grande desafio que o INPS atravessa é chegar às pessoas de difícil cobertura.
“É cobrir as pessoas de difícil cobertura, temos que ter consciência que quando as pessoas estão fora do INPS, é nossa responsabilidade trazê-las para o INPS é garantir a protecção das pessoas. Esse é o maior desafio, há muito trabalho a fazer, temos que correr e não podemos parar e não podemos ficar satisfeitos com o que já temos, há uma necessidade de melhorar as prestações a nível da saúde. Estamos a trabalhar com o Ministério da Saúde para a actualização da tabela, há uma necessidade de se tornar cada vez mais a segurança social sustentável, não podemos dar desculpas relativamente às despesas, temos que pensar que estamos a investir nas pessoas e cada vez mais correr atrás das pessoas para serem incluídas na segurança social. Saímos da Covid, sabemos o que foi a dificuldade da Covid, a segurança social conseguiu responder àqueles que estavam inscritos e não só, portanto, temos um exemplo de quando estamos protegidos pela segurança social, estamos prontos para enfrentar qualquer eventualidade”, lembrou.
O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, afirma que este aplicativo permitirá que a previdência social esteja de facto ao lado das pessoas.
“O INPS Mobile permite maior proximidade, permite que haja efectivamente uma instituição ao lado daqueles que contribuem e quero mais uma vez dizer que este é o caminho, um cidadão estar sempre informado da sua carreira contributiva, um cidadão ver quais são os seus direitos, um cidadão estar constantemente, diria, a perguntar e a ter imediatamente a resposta num telemóvel ou num computador é uma evolução extraordinária”, frisou.
Entre outras valências, o aplicativo mobile da INPS permitirá que o contribuinte mesmo em casa consulte a sua carreira contributiva, retire senhas para atendimento presencial e calcule o tempo de reforma.