Artigos sobre Guiné-Bissau
Dois meses após golpe, militares marcam novas eleições na Guiné-Bissau
Os militares marcaram novas eleições na Guiné-Bissau e mudaram a Constituição com reforço dos poderes do Presidente da República, desde que, há dois meses, tomaram o poder no país africano.
A outra face da luta na Guiné (I) - A presença cubana na Guiné-Bissau que o PAIGC quis esconder
Muitos países ajudaram o PAIGC na sua luta. Mas Cuba fez muito mais e o seu papel foi único. Apenas os cubanos lutaram na Guiné-Bissau ao lado dos guerrilheiros do PAIGC. Na Guiné-Bissau, Cuba seguia a sua própria política, as origens da relação de Cuba com o PAIGC não tinham nada a ver com a União Soviética; estavam enraizadas na viagem de Guevara a África e no crescente interesse de Cuba pela África subsaariana.
Guiné-Bissau: Novas eleições gerais em Dezembro
A Guiné-Bissau vai novamente a eleições gerais, presidenciais e legislativas, em dezembro, em data que será anunciada em decreto presidencial pelo Presidente da República de transição, Horta Inta-a.
Edição 1260
O destaque de manchete desta semana vai para as revelações feitas no livro ‘Havana, Washington, and Africa, 1959-1976 (Envisioning Cuba)’, escrito por Piero Gleijeses que demonstra que a presença de militares cubanos na Guiné-Bissau durante a guerra colonial foi uma realidade.
CPLP acompanha situação em Bissau e garante que CEDEAO não actua sozinha
A secretária-executiva da CPLP disse hoje, em Lisboa, que a organização lusófona continua a acompanhar a situação na Guiné-Bissau e que a actuação internacional no país não se limita à CEDEAO.
Guiné-Bissau: Libertados seis opositores detidos desde o golpe de Estado
Seis opositores políticos detidos desde o golpe de Estado ocorrido há um mês na Guiné-Bissau foram libertados esta terça-feira à noite, anunciou em comunicado a junta militar que tomou o poder.
Parlamento rejeita voto de condenação ao golpe de Estado na Guiné-Bissau
O parlamento cabo-verdiano rejeitou hoje o voto de condenação ao golpe de Estado na Guiné-Bissau, apresentado pelo PAICV, com 32 votos contra do MpD, 25 a favor, sendo 24 do proponente e um da UCID.
PJ detém em Lisboa homem próximo de ex-PR guineense por suspeitas de branqueamento
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, um homem próximo do ex-presidente da Guiné-Bissau Sissoco Embaló por suspeita de contrabando e branqueamento, adiantou à Lusa fonte ligada à investigação.
Guiné-Bissau: Líderes da CEDEAO reúnem-se hoje para debater situação no país
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúne-se hoje para debater os próximos passos no seguimento do golpe de Estado na Guiné-Bissau, num contexto de agravamento da insegurança nesta região africana.
PR participa na cimeira da CEDEAO com a situação política da Guiné-Bissau na agenda
O Presidente da República, José Maria Neves, participa, este domingo, em Abuja, na Nigéria, na 68.ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). A situação política na República da Guiné-Bissau é um dos assuntos na agenda, anunciou hoje a Presidência.
PAICV condena golpe na Guiné-Bissau e pede libertação imediata de Domingos Simões Pereira
O líder parlamentar do PAICV, Clóvis Silva, apresentou hoje no parlamento um voto de condenação ao golpe de Estado na Guiné-Bissau, apelando à reposição imediata da ordem democrática e à libertação dos dirigentes detidos, com destaque para Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC e presidente eleito da Assembleia Nacional.
A Paz das Urnas e a Turbulência do Pós-Eleitoral: Uma Reflexão Fraterna sobre a Guiné-Bissau
Ao escrever estas linhas, é impossível não sentir uma certa impressão de déjà vu. Para quem acompanha a vida política da Guiné-Bissau, a sucessão de crises institucionais cria a sensação de que estamos sempre a revisitar velhos capítulos com novos protagonistas. Esta percepção tornou-se ainda mais marcante para mim depois de ter sido, em duas ocasiões, observador internacional da CPLP no país. Nessas missões testemunhei uma das maiores riquezas da democracia guineense: a extraordinária paz do seu processo eleitoral. Filas serenas, um civismo irrepreensível e um profundo orgulho no ato de votar. O povo guineense é, sem exageros, dos mais pacíficos e cordatos do espaço lusófono.
Atavismos ideológicos não devem afectar relações externas
Há uma semana houve mais um golpe de Estado na Guiné-Bissau, perfazendo 11 derrubes do governo desde que foi proclamada a independência em 1973. O processo eleitoral em curso foi interrompido, a ordem constitucional ficou suspensa, dirigentes da oposição foram detidos e o presidente da república pôs-se em fuga para o estrangeiro envolto em suspeições e suposições.
CNE da Guiné-Bissau diz que actas eleitorais foram confiscadas
O porta-voz do presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, juiz Idriça Djalo, anunciou hoje que não tem condições de continuar com o processo eleitoral, por confisco de equipamentos e atas por "homens armados" no passado dia 26.
Guterres fala de “violação inaceitável” dos princípios democráticos na Guiné-Bissau
As Nações Unidas voltaram a expressar profunda preocupação com os acontecimentos na Guiné-Bissau. O secretário-geral condenou com veemência o golpe de Estado cometido por elementos das forças armadas e qualquer tentativa de violar a ordem constitucional.
União Africana suspende "de imediato" Guiné-Bissau devido a golpe militar
A União Africana (UA) suspendeu "de forma imediata" a Guiné-Bissau devido ao golpe militar de quarta-feira, que derrubou o presidente cessante, Umaro Sissoco Embaló, até que a ordem constitucional seja restabelecida.
Opositor Domingos Simões Pereira com ordem de libertação mas foi revogada
O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, oposição), Domingos Simões Pereira, detido após o golpe de Estado, teve ontem ordem de libertação, mas esta foi imediatamente revogada, disse à Lusa fonte partidária.
Guiné-Bissau: Presidente deposto retirado para o Senegal
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, deposto na quarta-feira por um golpe militar, chegou ontem à noite ao Senegal a bordo de um avião fretado por este país, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros senegalês em comunicado.
Guiné-Bissau: Período de transição começa hoje e vai durar no máximo um ano - militares
O presidente da Transição Militar na Guiné-Bissau disse hoje que o período de transição no país durará no máximo um ano e que a tomada do poder do Estado não foi uma opção fácil.
General nomeado como presidente de transição da Guiné-Bissau
O general Horta Inta-A foi hoje empossado Presidente de transição da Guiné-Bissau, numa cerimónia que decorreu no Estado-Maior General das Forças Armadas guineense, um dia depois de os militares terem tomado o poder.
mais
homepage






