Artigos sobre Umaro Sissoco Embaló

"Governo não pode falhar na organização das legislativas" - PR da Guiné-Bissau
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou hoje que o Governo “não pode falhar” na organização das próximas eleições legislativas, marcadas para 04 de junho. O chefe de Estado dissolveu a Assembleia Nacional em Maio de 2022.

Guiné-Bissau assume, pela primeira vez, presidência da CEDEAO
Decisão tomada durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, este domingo, em Acra, no Gana.

Umaro Sissoco Embaló dissolve Assembleia da República na Guiné-Bissau
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que decidiu dissolver o parlamento e voltar a dar a voz aos guineenses, porque os deputados estavam a transformar a Assembleia Nacional Popular num “espaço de guerrilha” e “conspiração”.

Ulisses em Bissau para reforçar relações bilaterais
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje o objetivo de reforçar as relações bilaterais com a Guiné-Bissau durante a primeira visita que realiza ao país, a partir de segunda-feira.

PAIGC denuncia “construção de cenários” para transferir responsabilidade de ataque para o partido
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou a “construção de cenários” para transferir para o partido a responsabilidade do ataque de terça-feira, em Bissau, e impedir a realização do seu congresso.

Guiné-Bissau: PR agradece ação das forças de defesa e segurança a impedir golpe de Estado
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, agradeceu hoje às forças de defesa e segurança do país por terem impedido um golpe de Estado, que constituiu um “atentado à democracia”.

Jorge Carlos Fonseca pede união entre Cabo Verde e Guiné-Bissau na defesa de interesses comuns
O presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pede uma convergência entre Cabo Verde e Guiné-Bissau para que a defesa de interesses comuns seja feita numa só voz. Posição expressa hoje, em São Vicente, no final da cerimónia de condecoração do seu homólogo guineense, Umaro Sissoco Embaló, com o Primeiro Grau da Ordem Amílcar Cabral.

Presidente da República da Guiné-Bissau recebe a mais alta distinção de Cabo Verde
Cabo Verde atribuiu ao Chefe de Estado bissau-guineense a Ordem Amílcar Cabral, reconhecendo o contributo de Umaro Sissoco Embaló na reaproximação dos dois países

Visita de Sissoko Embaló a Cabo Verde representa “mais um passo na reaproximação entre os dois países”
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, considerou hoje, na Cidade da Praia, que a visita do homólogo da Guiné-Bissau a Cabo Verde representa “mais um passo na reaproximação entre os dois países”.

Jorge Carlos Fonseca inicia segunda-feira visita oficial à Guiné-Bissau
O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, inicia segunda-feira uma visita oficial à Guiné-Bissau, o que, segundo as autoridades, demonstra o bom relacionamento entre ambos os países lusófonos.

Presidente de Cabo Verde visita Guiné-Bissau entre 18 e 20 de Janeiro
Para o chefe de Estado cabo-verdiano, a visita servirá para o reforço e relançamento das relações entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau

PR da Guiné-Bissau prolonga estado de emergência até 24 de Agosto
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou hoje o estado de emergência no país até 24 de Agosto, no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Guiné-Bissau vive crise “jamais vista” com cumplicidade da comunidade internacional – analista
O analista político guineense Rui Landim considera que a Guiné-Bissau está a passar por uma crise "jamais vista" com um "cortejo de abusos de poder", com a cumplicidade da comunidade internacional.

Parlamento guineense estranha criação por PR de nova comissão de revisão constitucional
O parlamento da Guiné-Bissau reagiu hoje com "espanto e estranheza" à criação, por parte do Presidente do país, Umaro Sissoco Embaló, de uma comissão para a revisão da Constituição da República.

CPLP sublinha “urgência” de investidura formal e efectiva de Umaro Sissoco Embaló
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) disse esta sexta-feira que registou a deliberação da CEDEAO de reconhecer Umaro Sissoco Embaló como Presidente da Guiné-Bissau, sublinhando a "urgência" de uma investidura formal.

Supremo Tribunal de Justiça denuncia invasão de tribunais por militares
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau denunciou hoje a “ocupação ilegal” das suas instalações, dos tribunais da Relação e Regional de Bissau por militares, impedindo o normal funcionamento destes tribunais.

Guiné-Bissau: Instituições do Estado estão a ser invadidas por militares
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, afirmou esta sexta-feira, nas redes sociais, que as instituições do Estado estão a ser invadidas por militares, num claro "acto de consumação do golpe de Estado".

ONU pede conclusão do processo eleitoral até sábado
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) apelou ontem à finalização definitiva do processo legal em curso no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau relativo ao resultado das eleições presidenciais até 15 de Fevereiro.

PAICV reitera compromisso de continuar a apoiar o PAIGC na luta para apurar a “verdade das urnas” pelas vias legais
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) reiterou hoje o compromisso de continuar a apoiar o PAIGC na luta para apurar a “verdade das urnas” pelas vias legais.

Embaló ameaça prender embaixador que acatar substituição de MNE
Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor das eleições presidenciais da Guiné-Bissau pela Comissão Nacional de Eleições, avisou que vai mandar prender o embaixador do país que acatar a ordem de substituição da chefe da diplomacia, anunciada pelo primeiro-ministro.
mais