​José Maria Neves felicita Guiné-Bissau pelo seu Dia Nacional

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,24 set 2023 16:44

O Presidente da República, José Maria Neves, felicitou hoje a República da Guiné-Bissau pelas comemorações do 50º Aniversário da sua Independência Nacional.

Em nota, José Maria Neves felicitou, “com enorme satisfação e orgulho, o povo guineense, renovando os votos de prosperidades e bem-estar”.

“Nesta importante e histórica data para a Guiné-Bissau, mas também para os demais Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, o Chefe de Estado reitera, em carta dirigida ao seu homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, a sua vontade para juntos continuarem a aprofundar os excelentes laços de amizade, solidariedade, fraternidade e de cooperação que, felizmente, “existem entre os nossos Países e Povos”, disse.

Em nome do povo cabo-verdiano e em seu próprio, José Maria Neves augurou Paz, Bem-estar e Desenvolvimento ao país e povo irmãos da Guiné-Bissau, nos 50 anos vindouros.

Em declarações à Imprensa, o mais Alto Magistrado da Nação ressaltou, esta semana, a gesta libertadora comum aos dois países, referindo-se à Independência desse país irmão como um grande ganho que impulsionou a revolução de 25 de Abril e o processo de democratização em Portugal e, posteriormente, as independências dos Países Africanos de Expressão Portuguesa.

A 23 de Setembro de 1973 decorreu, no Boé, a primeira Assembleia Nacional Popular e um dia depois foi proclamada unilateralmente a independência da Guiné-Bissau, resultado da luta armada liderada por Amílcar Cabral, assassinado em Janeiro do mesmo ano, em Conacri.

O país foi o primeiro das ex-colónias portuguesas a assumir-se como um Estado soberano, embora Portugal só tenha reconhecido a independência um ano depois, a 10 de Setembro de 1974, alguns meses após o 25 de Abril.

Apesar de se estar a celebrar, já este fim de semana, o aniversário da independência na Guiné-Bissau, as comemorações oficiais dos 50 anos estão programadas para 16 de novembro, depois da época das chuvas, com convidados de vários países.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,24 set 2023 16:44

Editado porFretson Rocha  em  26 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.