Artigos sobre nações unidas

Clima? ONU adverte que "futuro distópico já chegou" e pede acção urgente
O alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos declarou hoje que a humanidade não precisa "de mais avisos" sobre as alterações climáticas, pois "o futuro distópico já chegou", e pediu "acção urgente" para o enfrentar.

Cabo Verde candidatar-se a membro do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas
Cabo Verde vai candidatar-se a membro do Conselho dos Direitos Humanos (CDH) das Nações Unidas para o período de 2025-2027, de acordo com uma publicação na página do Governo. Segundo a mesma fonte, o anúncio foi feito na terça-feira, 28 de Fevereiro, em Genebra (Suíça), pela Ministra da Justiça, Joana Rosa.

Troca da dívida por investimento é essencial para que Cabo Verde se consiga restabelecer
Ana Graça chegou a Cabo Verde em 2018 para coordenar o sistema das Nações Unidas no país. Na hora da despedida a diplomata diz que deixa um Cabo Verde “com a mesma ambição, com a mesma vontade” que encontrou à chegada apesar do contexto internacional ser hoje “muito mais difícil, muito mais incerto”. Depois de Cabo Verde, Ana Graça vai representar a ONU no Panamá.

Nações Unidas aumentam para 115 milhões de dólares o orçamento do novo quadro de cooperação com Cabo Verde
As Nações Unidas vão disponibilizar 115 milhões de dólares para o novo quadro de cooperação com Cabo Verde para os próximos cinco anos, um aumento de 19 milhões face ao quadro anterior, que era de 96 milhões de dólares.

Cabo Verde quer aprofundar vários dossiers junto dos organismos das Nações Unidas
Cabo Verde pretende aprofundar vários dossiers que tem junto dos organismos das Nações Unidas como por exemplo, a Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Internacional de Comércio (OIC) e a Organização Internacional de Trabalho (OIT), segundo o ministro os Negócios Estrangeiros e Comunidades.

Destaques da edição 968
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde: “A nossa máxima é não deixar ninguém para trás”.

“Cooperação Sul-Sul é elemento chave para atingir agenda 2030” - Jorge Chediek
O director da Cooperação Sul-Sul da Organização das Nações Unidas (ONU) defende que este modelo de apoio entre os países de desenvolvimento tem tendência a aumentar e não está a ser afectado pelo aumento de discursos nacionalistas.

Mais de mil migrantes já morreram no Mediterrâneo em 2019
Pelo menos mil migrantes já morreram em 2019 a tentar atravessar o Mediterrâneo, marcando o sexto ano em que isso acontece. Desde 2014, mais de 15 mil pessoas perderam a vida durante a travessia.

Cabo Verde terá de investir 634 milhões de euros em vinte anos para responder à procura de água
Os custos no sector de água e saneamento são bem maiores nos países insulares, quando comparados com as realidades continentais. A afirmação é do ministro da Agricultura e Ambiente, proferida no acto de abertura da VII reunião do Comité Regional de Pilotagem do Programa Hidrológico Internacional (IHP), realizado pelo Governo de Cabo Verde, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que arrancou hoje, na cidade da Praia.

"Pequenos Estados Insulares precisam de boas parcerias para implementar ODS com sucesso" - PM
O Primeiro-ministro defende que os pequenos estados insulares, entre eles Cabo Verde, precisam de boas parcerias para implementar com “sucesso” a Agenda 2030 e transitar para país de renda alta.

Angola quer África e América do Sul no Conselho de Segurança
O Presidente de Angola defende uma reformulação da composição do Conselho de Segurança das Nações Unidas, propondo a entrada de representantes africanos e sul-americanos para “reflectir o justo equilíbrio geo-estratégico mundial”.

Bolsonaro diz que Brasil esteve "muito próximo do socialismo"
O Presidente do Brasil disse hoje, na Assembleia-Geral das Nações Unidas, que o seu país "esteve muito próximo do socialismo", o que o colocou numa situação de corrupção generalizada e grave recessão económica.

Alterações climáticas e conflitos regionais em destaque na Assembleia Geral da ONU
As alterações climáticas, as ameaças no Golfo Pérsico e na Faixa de Gaza e as crises na Síria, Iémen e Venezuela centram os trabalhos da reunião de alto nível da Assembleia Geral da ONU, que hoje começa em Nova Iorque.

Clima, saúde, financiamento, desenvolvimento e estados insulares. O futuro em debate
Paralelamente aos discursos habituais dos chefes de Estado, cinco importantes cúpulas e reuniões de alto nível ocorrerão durante a 74º Assembleia Geral da ONU.

Guterres “horrorizado” com devastação causada pelo furacão Dorian
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que ficou “horrorizado” com o nível de devastação causado pelo furacão Dorian nas ilhas Ábaco, nas Bahamas.

Três países da CPLP não são avaliados em relatório da ONU sobre sustentabilidade
Timor-Leste, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial foram os países de língua oficial portuguesa que ficaram de parte da lista da Organização das Nações Unidas (ONU) que avalia 162 países em matéria de desenvolvimento sustentável, por falta de dados.

Cerca de 300 mil pessoas abandonaram as suas casas devido à violência no Burkina Faso – ONU
Cerca de 300 mil pessoas tiveram de deixar as suas casas e passar a viver em centros de acolhimento no Burkina Faso, devido aos ataques armados que ocorrem no país, anunciaram as Nações Unidas.

"É fundamental abraçar a diversidade linguística" - ONU
ONU recorda que persistem desafios ao nível da alfabetização e do multilinguismo, distribuídos de forma desigual entre países e populações. A organização considera importante discutir características do mundo digitalizado e globalizado para alcançar uma maior inclusão.

ACNUR pede à UE que retome operações de resgate de migrantes
A ONU pediu hoje à União Europeia (UE) que retome as operações de resgate marítimo no Mediterrâneo e reconheça o importante papel das organizações não-governamentais, após o desaparecimento de 150 migrantes na costa líbia.

População mundial continua a aumentar. Crescimento é desigual
Assinala-se hoje o Dia Mundial da População. As Nações Unidas (ONU) marcam a data com um apelo à atenção global para as questões pendentes da Conferência Internacional da População e Desenvolvimento do Cairo. Em 2019, celebram-se 25 anos após a realização do evento.
mais