Artigos sobre Secretário Geral

Guterres defende direito de palestinianos viverem como "seres humanos na sua própria terra"
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu hoje o direito dos palestinianos "de simplesmente viverem como seres humanos na sua própria terra", lamentando a "desumanização e demonização assustadora e sistemática" desse povo.

PAICV considera que PCFR dos professores representa “mais perdas do que ganhos”
O secretário-geral do PAICV, Julião Varela, afirmou hoje que o PCFR dos professores aprovado no parlamento na sexta-feira, 24, representa “mais perdas, retrocessos e retiradas dos direitos do que ganhos em vários aspectos”.

SG do MpD mostra-se preocupado com anúncio de Trump sobre deportação de ilegais
O secretário-geral do MpD, Agostinho Lopes, considerou hoje que algumas medidas do novo Presidente dos EUA, Donald Trump, nomeadamente a deportação de “milhões de imigrantes ilegais”, preocupa o Movimento para a Democracia.

Agostinho Lopes indicado para suceder a Luís Carlos Silva
Agostinho Lopes, antigo presidente do MpD, vai ser indicado por Ulisses Correia e Silva para o cargo de Secretário-Geral, posição ocupada até agora por Luís Carlos Silva. O presidente do partido afasta o cenário de fragilidade interna no MpD e diz que é importante “encontrar soluções rápidas”. A decisão final sobre o novo Secretário-Geral será tomada no próximo dia 11, durante a reunião da Direcção Nacional do MpD.

MpD: Agostinho Lopes indicado como próximo Secretário Geral do partido
O presidente do Movimento para a Democracia (MpD) e primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai indicar o engenheiro e ex-líder do partido, Agostinho Lopes, para substituir o secretário-geral, que colocou o cargo à disposição na sexta-feira.

MpD assume derrota nas eleições autárquicas
O secretário-geral do MpD assumiu a derrota do partido nas eleições autárquicas deste domingo, prevendo-se que perca a maioria dos municípios para o PAICV.

Nações Unidas: o multilateralismo «que precisamos», para «o futuro que queremos»
O Debate geral da septuagésima nona sessão (UNGA 79), entre os dias 24 e 30 de setembro de 2024, viu desfilar Delegações conduzidas por 72 Chefes de Estado, 7 Vice-Presidentes ou equiparados, 15 Primeiros Ministros e ou Chefes de Governo, 82 Ministros de Negócios Estrangeiros e, últimos a discursar, 6 Representantes Permanentes.

ONU. "Desigualdade de género está em plena exibição neste auditório"
O secretário-geral da ONU considerou hoje "inaceitável" que menos de 10% dos intervenientes no Debate da Assembleia-Geral desta semana sejam mulheres, lamentando que a desigualdade de género esteja "em plena exibição" no principal auditório das Nações Unidas.

Partido de Mandela aceita “vontade do povo” que ditou perda de maioria absoluta
O secretário-geral do partido no poder na África do Sul, que perdeu a maioria absoluta pela primeira vez em 30 anos, anunciou hoje que o partido aceita o resultado eleitoral nas eleições de quarta-feira.

MpD reage às críticas do Presidente da República ao Governo
O MpD não concorda com as críticas feita ao governo pelo Presidente da República. Luís Carlos Silva, secretário-geral do partido que sustenta o executivo, defendeu que "pensamento único" foi uma característica do período do partido único.

Luís Carlos Silva é o novo Secretário Geral do MpD
A Direção Nacional do Movimento para a Democracia, reunida esta tarde, elegeu Luís Carlos Silva como Secretário Geral do partido. Luís Carlos Silva vai suceder a Filomena Delgado que ocupava este cargo desde Março de 2020, quando foi eleita na XII Convenção.

"Instituições com mais poder estão paralisadas ou são antidemocráticas"
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defende uma reforma nas instituições e diz que o mundo precisa de mecanismos internacionais mais eficazes e democráticos para resolver os problemas das pessoas.

Secretário-geral da NATO descarta envio de tropas para a Ucrânia
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, descartou hoje a possibiliade de a Aliança Atlântica enviar tropas de combate para a Ucrânia se a Rússia lançar uma ofensiva contra o país.

Guterres é hoje empossado para 2.º mandato à frente da ONU
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Guterres é empossado para segundo mandato à frente da ONU em 18 de Junho
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, vai prestar juramento e tomar posse, para um segundo mandato, em 18 de Junho, confirmou hoje à Lusa fonte da Assembleia Geral.

Conselho de Segurança aprova segundo mandato de Guterres à frente da ONU
O Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje a atribuição a António Guterres de um segundo mandato como secretário-geral da organização, entre 2022 e 2026, período em que se espera que se empenhe na resolução de conflitos.

Secretário-geral da ONU pede ao exército birmanês que "pare a repressão"
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu hoje ao exército birmanês, que derrubou o governo civil de Aung San Suu Kyi, para que "pare imediatamente a repressão", numa altura em que os europeus deverão discutir sanções.

Passagem para economia verde pode gerar 65 milhões de novos empregos, diz António Guterres
O secretário-geral das Nações Unidas considera que a mudança de uma “economia cinzenta para verde” representaria uma “oportunidade de biliões de dólares”, permitindo criar 65 milhões de novos empregos até 2030 e lidar com a emergência climática.

PAICV diz que Icelandair não está interessada no lucro da CVA
Secretário Geral do PAICV levantou hoje a hipótese de a Icelandair, que detém 51% do capital da CVA, não estar interessada que a Cabo Verde Airlines (CVA) tenha lucro. Para o maior partido da oposição, o objectivo é ganhar dinheiro com o aluguer dos aviões.

"Governo ainda não desistiu de criar 45 mil postos de trabalho nesta legislatura" - MpD
Secretário Geral do MpD acredita que "ainda há tempo" para o governo cumprir a meta a que se propôs, na campanha para as eleições legislativas, de criar 45 mil postos de trabalho. Manutenção da taxa de desemprego nos 12,2% é vista como algo positivo, "tendo em conta os dois maus anos agrícolas que tivemos".
mais