Artigos sobre Femicídio
Praia: Mulher morta à facada pelo companheiro na zona de Achada São Filipe
Uma mulher na casa dos 40 anos foi morta à facada esta manhã pelo companheiro, na zona de Cova Rodela, em Achada São Filipe, Cidade da Praia. Segundo os vizinhos, o homicídio foi consumado ao amanhecer.
Prisão preventiva para homem suspeito de matar mulher à martelada
O Tribunal de São Vicente decretou prisão preventiva para o homem de 33 anos acusado de assassinar, no último fim-de-semana, a companheira, de 40 anos, provocando grande consternação no seio da população mindelense, em plena celebração da Páscoa.
Chegou o momento de reflexão na luta contra a VBG
Sete casos de femicídios num só ano mostram que chegou o momento de reflectir sobre a luta contra a VBG em Cabo Verde. O momento de “valorizar o que foi bem feito, de continuar a trabalhar nesta linha, mas também de abrir novas linhas de trabalho”, como resume Iris Labrunie, técnica do ICIEG.
As mortes que nós carregamos
Jacira, Maria José, Mónica, Melanie, Viviana, Vanessa, Elisabete. No ano de 2018 pelo menos sete mulheres perderam a vida às mãos de companheiros ou ex-companheiros. Sete mulheres morreram e treze crianças ficaram órfãs. Vidas que as instituições e a sociedade não foram capazes de proteger e desfechos que mostram que chegou a altura de reflectir sobre a luta contra a VBG que tem sido levada a cabo há anos, em Cabo Verde. Falham respostas, políticas e instituições. E falha certamente toda a sociedade por cada vez que calou essas falhas e que naturalizou, tolerou ou omitiu diferentes tipos de violência. A dor é de cada um, a culpa de todos nós....
Destaques da edição 894
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao feminicídio: As mortes que nós carregamos. Jacira, Maria José, Mónica, Melanie, Viviana, Vanessa, Elisabete.
mais