Artigos sobre orlando delgado
“Se nada for feito dentro de alguns anos teremos praticamente uma ilha deserta”
A comemoração, esta segunda-feira,17, do Dia do Município e dos 290 anos da elevação de Ribeira Grande à categoria de concelho deu o mote a esta entrevista com o autarca local. Orlando Delgado destaca os ganhos alcançados neste lapso de tempo e enumera os grandes desafios que o município tem ainda pela frente: o desencravamento de muitas comunidades do concelho; a questão da habitabilidade e da reabilitação urbana; a criação de melhores condições para o investimento privado e a questão da empregabilidade que tem levado nos últimos anos à perda acentuada da população no concelho e na ilha. E volta a insistir que o aeroporto é a única infraestrutura capaz de promover o desenvolvimento de Santo Antão.
Edição 1051
Esta semana a manchete do Expresso das Ilhas é com a entrevista a Carla Grijó, Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde.
Orlando Delgado destaca ganhos do município da Ribeira Grande mas aponta desafios
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão considerou hoje positivo o balanço do percurso e ganhos do município, entretanto elencou que ainda há muito por fazer para o desenvolvimento do concelho.
Santo Antão terá em 2020 um laboratório de análise de grogue
O laboratório de Afonso Martinho, na Ribeira Grande, em Santo Antão, está a ser preparado para, a partir de 2020, iniciar o processo de certificação de grogue e produtos transformados nesta ilha e em todo arquipélago.
Busto de António da Silva Marçal inaugurado em Janeiro de 2020
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, anunciou para a ocasião da festa do Município da Ribeira Grande (17 de Janeiro) a inauguração de um busto do falecido António da Silva Marçal.
Associação de Municípios de Santo Antão alerta para gravidade da situação da lixeira intermunicipal
A lixeira intermunicipal de Santo Antão, nas proximidades da Ribeira Brava, na fronteira entre Porto Novo e Paul, preocupa a associação de municípios da ilha, segundo a qual está-se perante “uma das situações mais difíceis” do ponto vista ambiental.
1,2 milhões de contos para melhorar serviços de água e saneamento em Santo Antão
Santo Antão vai receber nos próximos três anos investimentos nos domínios de água e saneamento orçamento em cerca de 1,2 milhões de contos, anunciou segunda-feira o ministro da Agricultura e Ambiente.
Destaques da edição 894
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao feminicídio: As mortes que nós carregamos. Jacira, Maria José, Mónica, Melanie, Viviana, Vanessa, Elisabete.
Menos alunos no ensino básico em Santo Antão. Autarca de Ribeira Grande preocupado
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, manifestou-se segunda-feira “muito preocupado” com a diminuição do número de alunos que entram no Ensino Básico, na linha da perda de população que afecta o concelho.
“Maior incêndio” no Planalto Leste continua a consumir floresta
As chamas continuam a avançar no perímetro florestal do Planalto Leste, em Santo Antão, naquele que já é considerado o pior incêndio de sempre naquela região. Segundo o presidente da associação dos municípios da ilha, “grande parte da floresta” já foi consumida pelo fogo.
Barragem de Canto de Cagarra é “uma obra perdida” – Orlando Delgado
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, em Santo Antão considerou hoje a barragem do Canto de Cagarra uma “obra perdida”. Orlando Delgado justifica a sua posição com o assoreamento da infra-estrutura e devido ao facto de não ter sido possível aproveitar a água que se encontrava ali armazenada.
Primeiro-Ministro quer travar saída de população da 'ilha das montanhas'
O Governo e os municípios de Santo Antão têm de trabalhar para a fixação “ou até retorno e aumento” da população na ilha que, nos últimos cinco anos, perdeu perto de três mil habitantes, diz Ulisses Correia e Silva.
mais