Menos alunos no ensino básico em Santo Antão. Autarca de Ribeira Grande preocupado

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,18 set 2018 8:14

Ribeira Grande
Ribeira Grande(Inforpress)

​O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, manifestou-se segunda-feira “muito preocupado” com a diminuição do número de alunos que entram no Ensino Básico, na linha da perda de população que afecta o concelho.

“Verificou-se um aumento de alunos a nível nacional, mas na Ribeira Grande registou-se uma diminuição na ordem dos 2,7 por cento (%), que acompanha a tendência de diminuição da população”, disse Orlando Delgado, no final da cerimónia de abertura do ano lectivo 2018/2019, no concelho da Ribeira Grande, em que participou em representação do Governo.

Orlando Delgado considerou, em declarações à Inforpress, que essa é uma questão que requer uma reflexão aprofundada por parte de todos e reclama a prática da “discriminação positiva” a favor dos concelhos das ilhas de periferia para que possam gerar emprego e, assim, reter os jovens.

A criação do Ensino Superior em Santo Antão será, no entender de Orlando Delgado, outro factor que deverá contribuir para reter os jovens na ilha como forma de reverter a tendência de diminuição de população e o consequente envelhecimento da população local que a diminuição de alunos no Ensino Básico já evidencia.

O delegado da Educação na Ribeira Grande, António Maurício, disse à Inforpress que estão matriculados 4.120 alunos no concelho da Ribeira Grande, do Pré-escolar ao Secundário, orientados por 261 professores.

Segundo António Maurício, as condições estão criadas para que as aulas arranquem sem qualquer constrangimento.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,18 set 2018 8:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 jun 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.