148 vagas, 78 preenchidas. Tutela contrata temporariamente e abre novo concurso de professores

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,29 nov 2018 7:51

2

​O Ministério da Educação reitera que o concurso público para o recrutamento de professores está a ser conduzido no “estrito cumprimento” de todas as exigências contidas no regulamento da contratação pública. Apenas 78 das 148 vagas foram preenchidas.

Em comunicado, o Ministério da Educação esclarece que o processo de colocação dos professores iniciou-se em Setembro, com a colocação dos candidatos seriados na lista de competências.

No concurso de docentes para o ano lectivo 2018/2019, foram previstas 148 vagas, nas disciplinas de Língua Portuguesa (30 vagas), Francês (17 vagas), Inglês (34 vagas), Matemática (15 vagas), Educação Física (30), Educação Artística (22) e que como Bolsa de Competências foram previstas uma quota de 46 vagas nas disciplinas Físico-química (8 vagas), 1º ciclo do Ensino Básico (30 vagas) e Informática/Utilização de Computadores (8 vagas);

Do total de vagas, apenas 78 foram ocupadas, ficando um remanescente de 70 vagas por preencher. 

Assim, o Ministério da Educação, em articulação com a Direcção Nacional de Administração Pública (DNAP), “procederá à contratação temporária de candidatos aprovados no teste de conhecimento, mas que não foram seleccionados neste concurso, enquanto providencia a abertura de um novo concurso, como forma de repor a normalidade”.

O Ministério da Educação realça, no mesmo comunicado, que perante os dados do resultado do concurso, iniciou-se o processo de contactos para o preenchimento das vagas acima mencionadas, priorizando as ilhas da Boa Vista, Maio e São Nicolau, onde não obtiveram candidatos residentes.

Os candidatos, contactados pelo Ministério da Educação para ocuparem as vagas nas outras ilhas “já manifestaram total disponibilidade para se deslocarem o quanto antes e os dirigentes locais estão a preparar a recepção e a ocupação das vagas nos respectivos concelhos”.

Diz ainda o Ministério da Educação que desde o início do ano lectivo a maioria das vagas foram colmatadas por via de acumulação. Com o envio de novos professores, o Ministério da Educação irá reduzir consideravelmente as acumulações / horas extras nas diferentes escolas do país.

O vice-presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), Jorge Cardoso, criticou na terça-feira, em conferência de imprensa, a forma como Ministério da Educação conduziu este processo.

“Assistimos ao arranque de um novo ano lectivo, nunca visto e passados mais de dois meses do início das aulas, a menos de um mês para o término do primeiro trimestre, ainda os alunos continuam sem professores, sem manuais a todos os níveis de ensino”, disse.

Nota da redacção: Foi detectado o erro de cálculo no lead desta notícia, que levou um título impreciso.  A situação foi corrigida e o título rectificado, para melhor representar o espírito da notícia. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,29 nov 2018 7:51

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 ago 2019 23:22

2

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.