​Arranca hoje o novo ano lectivo

O ano lectivo 2018/2019 arranca hoje, com 128.762 alunos, do pré-escolar ao secundário, e 5.588 docentes. O ano escolar começa também com várias novidades, anunciadas pelo Ministério da Educação.

De acordo com os dados avançados pela tutela, em conferência de imprensa, no dia 14 de Setembro, no que diz respeito ao número de professores, 1.500 estarão no pré-escolar, para atender 16.290 crianças, 3.245 no Ensino Básico Obrigatório, para a cobertura a 84.661 alunos, e 1.843 no Ensino Secundário, para 27.816 estudantes.

À semelhança do ano anterior, o regresso às aulas vem acompanhado de novidades. Uma delas tem que ver com a introdução das novas tecnologias nas escolas, por forma a promover a literacia digital no seio dos alunos e na própria classe docente.

Segundo a ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, em entrevista à última edição impressa do jornal Expresso das Ilhas, o objectivo é ter mais eficácia no processo de ensino aprendizagem.

“Estamos a investir também nos docentes. Pensa-se muito nos alunos mas temos de fazer um programa de literacia digital dirigido a docentes e a alunos. Estamos até a mudar os instrumentos de gestão, então, agora, todos os docentes têm de dominar minimamente as tecnologias informáticas, para poder introduzir todos os dados dos alunos” apontou.

“E é fundamental a literacia digital dos docentes. Isto do lado da “utilização” do sistema, porque temos outro lado que é muito importante que é aprenderem a utilizar as tecnologias como meio de ensino, para desenvolver as aprendizagens e para a própria autoaprendizagem. Temos de fazer com que as pessoas se acostumem a utilizar a tecnologia”, afirmou.

A gratuitidade do ensino básico, alargado até ao 8º ano de escolaridade, num processo que o Governo quer alargar progressivamente até ao 12º ano, a introdução das línguas francesa e inglesa a partir da quinta classe, ensino gratuito para as pessoas com deficiência e a também a introdução em regime modelar da disciplina de Tecnologias de Informação a comunicação - TIC - no 5° e 6° anos, são algumas das novidades para este ano lectivo.

Para assinalar este início de ano lectivo, várias personalidades e membros do Governo marcam presença hoje em algumas escolas. Na cidade da Praia, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai estar no Salão Josina Machel e na Feira Educativa na Praça do Liceu Domingos Ramos.

A Feira Educativa decorre até sábado na maioria dos municípios do país e pretende dar a conhecer à comunidade educativa as actividades desenvolvidas em diversas áreas, como multiculturalidade, inovação, ciência, solidariedade, inclusão educativa e social, promoção da acção social, saúde, pré-escolar e educação artística.

Segundo uma nota de imprensa do Governo, a Feira conta ainda com a participação de diversos parceiros, como as Câmaras Municipais, Polícia Nacional, Ministério da Saúde e será uma oportunidade para socializar os Jogos Africanos de Praia, que irão decorrer na ilha do Sal de 14 a 23 de Junho de 2019.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Rádio Morabeza,17 set 2018 8:36

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  8 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.