Primeiro-Ministro quer travar saída de população da 'ilha das montanhas'

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,22 jan 2018 7:01

Ulisses Correia e Silva em Santo Antão
Ulisses Correia e Silva em Santo Antão(Facebook do Primeiro-Ministro)

​O Governo e os municípios de Santo Antão têm de trabalhar para a fixação “ou até retorno e aumento” da população na ilha que, nos últimos cinco anos, perdeu perto de três mil habitantes, diz Ulisses Correia e Silva.

O primeiro-ministro mostra-se preocupado com o facto de Santo Antão estar a perder parte importante da sua população, que tem procurado outras ilhas do arquipélago ou o estrangeiro para viver.

“Vê-se, claramente, que a nível das escolas há cada vez menos matrículas. Isso significa que as famílias estão a sair. Este é um problema de Santo Antão e temos de trabalhar para que haja fixação da população e até o retorno e aumento”, defende Ulisses Correia e Silva, que este domingo concluiu uma visita de três dias à ilha.

O desencravamento e a integração das localidades constituem uma das vias para a fixação das populações, deu a entender o chefe do Governo que nas visitas a Santo Antão tem sido confrontado sempre com o “drama” da perda da população local.

Santo Antão continua de facto a perder “parte importante” da sua população, a avaliar pelos mais recentes dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que mostram que, entre 2012 e 2016, a ilha perdeu 2.630 habitantes, passando de 42.552 para 39.992 habitantes. Já entre 2000 e 2010, a ilha perdeu quase quatro mil pessoas, mas dados mais recentes do INE mostram que este processo se intensificou.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, essa situação resulta de “más politicas” de que a ilha tem sido alvo ao longo dos anos, que têm como consequência o aumento do desemprego e da pobreza. A manter-se essa tendência, “o futuro de Santo Antão pode estar comprometido”, avisa o autarca.

Os responsáveis municipais apontam, de entre outras medidas, a construção do aeroporto e a instalação do ensino superior em Santo Antão como formas de reter a população na sua ilha.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,22 jan 2018 7:01

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 dez 2018 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.