Artigos sobre Administração Pública
O Código de Procedimento Administrativo: entre a fanfarra governamental e a realidade administrativa
No dia 2 de outubro de 2023, testemunhamos a publicação do Boletim Oficial n.º 103, I Série, que trouxe ao país o Decreto-Legislativo n.º 1/2023, apresentado com pompa e circunstância pelo Governo de Cabo Verde como o inaugural Código de Procedimento Administrativo (CPA). Numa rutura notável com a tradição de promulgações discretas e comedidas, a entrada em vigor deste diploma foi celebrada com uma ostentação digna de uma superprodução hollywoodiana. Outdoors estrategicamente posicionados pelos cantos de Praia Maria e spots publicitários meticulosamente veiculados em horários nobres da Televisão e Rádio de Cabo Verde conferiram à ocasião um ar de espetáculo de marketing governamental.
PIB cresce 10,2% no primeiro trimestre de 2024
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta segunda-feira, que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional registou um aumento de 10,2% em termos reais no primeiro trimestre de 2024, comparado ao período homólogo. Esta taxa é 3,6 pontos percentuais (p.p.) superior à verificada no quarto trimestre de 2023.
PIB cresce 10,2% no primeiro trimestre de 2024
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional registou um aumento de 10,2% em termos reais no primeiro trimestre de 2024, comparado ao período homólogo. Esta taxa é 3,6 pontos percentuais (p.p.) superior à verificada no quarto trimestre de 2023.
NOSi: Uma caminhada com um quarto de século
Tudo começou com a fundação da Unidade de Reforma da Administração Financeira do Estado (RAFE), em 1998. Com esta unidade, tutelada pelo Ministério das Finanças, a governação eletrónica (e-Gov) em Cabo Verde deu os primeiros passos para a melhoria da eficiência e eficácia da Administração Pública, com novos instrumentos de gestão orçamental, financeira e patrimonial, apoiada por uma plataforma tecnológica moderna e por técnicos nacionais.
Oposição quer mudanças, MpD pede coerência
Orçamento do Estado para o próximo ano vai ser hoje discutido na especialidade na Assembleia Nacional. Oposição quer fazer alterações ao documento, MpD diz que o executivo de Ulisses Correia e Silva está disponível para ouvir as propostas, mas pede coerência.
Parlamento aprova artigo para regularização dos vínculos precários na administração pública e autarquias locais
O artigo da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2024 que prevê a regularização dos vínculos precários da Administração Pública central e autarquias locais foi aprovado hoje com votos do MpD e abstenção do PAICV e UCID.
PM afirma que OE24 é realista e focado na recuperação da economia
O Primeiro-ministro argumentou que o Orçamento de Estado para 2024 é realista porque não ignora o difícil contexto mundial que se vive, focado na recuperação e dinamização da economia; no rendimento das famílias e na inclusão e protecção social.
Sindicatos, descontentes com resultados da reunião com ministra da Saúde, alertam para possível greve
Os Sindicatos de profissionais de saúde expressaram insatisfação com os resultados da reunião realizada ontem com a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, afirmando que o Ministério não se comprometeu a resolver questões cruciais para a classe durante o ano de 2024. Essa insatisfação levanta a possibilidade iminente de greve ainda este ano, enquanto os sindicatos aguardam a posição dos profissionais de saúde em todo o país.
Governo quer aumentar salário mínimo para 17 mil escudos nos próximos OE
O Ministro das Finanças anunciou hoje que o Governo está a trabalhar, com os parceiros sociais no plano interno, visando aumentar o salário mínimo para 17 mil escudos nos próximos Orçamentos de Estado. Olavo Correia espera alcançar essa meta dentro de um ano, caso o quadro económico permita, e, caso contrário, em dois anos.
Investimento das empresas públicas eleva OE 2024 para mil milhões de euros
O ministro das Finanças revelou hoje que Orçamento do Estado (OE) para 2024 está quantificado em 85,9 milhões de contos, sendo 5% deste orçamento é financiado pelo donativo e que ao acrescentar o valor do investimento que irá ser aportado pelas empresas públicas será atingido um volume de investimentos e de orçamento no global à volta de mil milhões de euros.
Mésti manti ou mésti muda?
“… porque se bem considerado for tudo, sempre se encontrará alguma coisa que, parecendo virtude, praticada acarretará ruína, e alguma outra que, com aparência de vício, se seguida dará origem à segurança e ao bem-estar.” Nicolau Maquiavel
“Sonegação de documentações por parte do governo já não vem de hoje”
Presidente da UCID admite que o governo tem tentado introduzir mudanças em alguns sectores importantes do país. No entanto, as políticas não têm sido as mais correctas. João Santos Luís diz que relatórios dos fundos do Ambiente e do Turismo “colocam em causa a transparência da administração pública”.
ITCV espera que alteração à Portaria que aprova o PCCS esteja concluído nos próximos dias
O Conselho Directivo do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) anunciou que tem estado empenhado em acelerar o processo de alteração da Portaria que regula o PCCS e que esta se encontra em fase final de recolha de assinaturas pelos membros do Governo.
Técnicos do Instituto do Turismo em greve de três dias
8 dos 13 técnicos do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) iniciaram hoje uma greve de três dias devido à não implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e da lista de transição.
Apelos levados pelo vento
Na sua intervenção nas cerimónias comemorativas do dia 5 de Julho o presidente da república trouxe à baila mais uma vez a questão da não partidarização da Administração Pública. É uma matéria recorrente nos discursos de outros titulares de órgãos de soberania, dos partidos políticos e de personalidades, académicos e activistas sociais.
CCSL considera que situação laboral tende a melhorar enquanto UNTC-CS se mostra preocupada
Para a Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL), a situação laboral no país vem apresentado melhorias e prevê apresentar ao Governo a questão da revisão do Código Laboral. Já a União Cabo-verdiana dos Trabalhadores de Cabo Verde-Central Sindical (UNTC-CS) expressou a sua preocupação com o estado actual da Nação, especialmente no que diz respeito às questões trabalhistas. Outros sindicatos consideram a situação difícil.
Autenticação digital passa a estar disponível no país
Os cabo-verdianos já podem fazer a autenticação digital e utilizá-la para aceder a serviços disponíveis nos portais digitais da administração pública. Tudo graças ao lançamento da Chave Móvel Digital de Cabo Verde (CMDCV), que aconteceu hoje na cidade da Praia.
Assinatura Electrónica já é uma realidade nos serviços dos Registos, Notariado e Identificação
Os serviços de Registos, Notariado e Identificação (RNI) já contam com um sistema 100% informatizado, o que permite que todos os actos de registo sejam lavrados electronicamente. A directora geral dos Registos, Notariado e Identificação, Anilda Veiga, assegura que os processos assinados electronicamente são altamente seguros, aceitáveis e económicos. Mas o que é a Assinatura Electrónica, como funciona e quais as suas vantagens?
Estratégia para a Governação Digital apresentada hoje na Praia
A Estratégia para a Governação Digital de Cabo Verde (EGDCV) foi apresentada, hoje, na cidade da Praia.
Livro “Poder e Oposição em Cabo Verde” de Carlos Veiga apresentado na próxima terça-feira na Praia
A obra reúne discursos, mensagens e intervenções selecionados (1990-2015) do ex-Primeiro-ministro Carlos Veiga. “Poder e Oposição em Cabo Verde” será lançado na Praia, na próxima terça-feira, 13. Editado pela Livraria Pedro Cardoso, a apresentação estará a cargo de Manuela Silva e Milton Paiva.
mais