Artigos sobre Direito Administrativo
O Código de Procedimento Administrativo: entre a fanfarra governamental e a realidade administrativa
No dia 2 de outubro de 2023, testemunhamos a publicação do Boletim Oficial n.º 103, I Série, que trouxe ao país o Decreto-Legislativo n.º 1/2023, apresentado com pompa e circunstância pelo Governo de Cabo Verde como o inaugural Código de Procedimento Administrativo (CPA). Numa rutura notável com a tradição de promulgações discretas e comedidas, a entrada em vigor deste diploma foi celebrada com uma ostentação digna de uma superprodução hollywoodiana. Outdoors estrategicamente posicionados pelos cantos de Praia Maria e spots publicitários meticulosamente veiculados em horários nobres da Televisão e Rádio de Cabo Verde conferiram à ocasião um ar de espetáculo de marketing governamental.
A Autonomia do Direito Municipal Cabo-verdiano
O Jurisconsulto Mário Silva, já com nome estabelecido no cenário da ciência jurídica em Cabo Verde e ao nível da lusofonia, fez publicar a sua tão esperada obra intitulada o ‘Direito Municipal Cabo-verdiano’, fazendo questão, e muito bem, de realizar sessões de apresentação pública em todas as ilhas.
“A Constituição passa, o Direito Administrativo fica” Otto Mayer
Não é novidade que, pela vetustez do regime atual, é chegado o momento de se avançar com a reforma da justiça administrativa, de maneira a atualizar o direito administrativo adjetivo relativamente ao direito administrativo substantivo.
O discreto XX aniversário da primeira revisão ordinária da Constituição de 1992
Vinte anos se passaram sobre a primeira revisão ordinária da Constituição da República de 1992, processo que envolveu intensos debates parlamentares, em sóbrio e salutar contraditório, com argumentos que, no geral, continuam ainda hoje a concitar a devida consideração, como documentam as actas das respectivas sessões.
mais