Artigos sobre Crescimento Económico

África subsaariana não consegue voltar ao crescimento pré-pandémico
A agência de notação financeira Standard & Poor's considerou hoje que os países da África subsaariana enfrentam várias dificuldades para voltar ao crescimento registado antes da pandemia, notando um panorama mais positivo para os exportadores de petróleo.

FMI vai rever em baixa a previsão de crescimento da economia mundial
O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai rever em baixa em Abril a sua previsão de crescimento da economia internacional devido à invasão russa da Ucrânia, anunciou quinta-feira a sua diretora-geral, Kristalina Georgieva.

OCDE revê em baixa previsão do crescimento mundial este ano e em alta para 2022
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu ligeiramente em baixa o crescimento económico mundial para este ano, apontando agora para 5,7% e melhorando as previsões para 2022, com uma estimativa de 4,5%.

FMI diz que África enfrenta uma “divergência perigosa” com o resto do mundo
O director do departamento africano do Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou que o continente enfrenta uma “divergência perigosa” face ao resto do mundo em termos de vacinas e de crescimento económico decorrente da pandemia.

Crescimento económico volta a acelerar no primeiro trimestre 2021
O ritmo de crescimento económico voltou a acelerar no primeiro trimestre de 2021, no entanto, o indicador evoluiu negativamente face ao trimestre homólogo, evidenciando que o clima de negócios é “desfavorável”, informou hoje o INE.

Cabo Verde cresce 4,6% neste e no próximo ano - Banco Africano de Desenvolvimento
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) prevê que Cabo Verde cresça 4,6% neste e no próximo ano, depois de uma queda de quase 9% no ano passado devido ao impacto da pandemia de covid-19.

Economias dos PALOP vão crescer em 2021, diz Banco Mundial
Para Cabo Verde, prevê-se um aumento de 5,5%, depois da queda de 11% registada em 2020

Covid-19: África subsaariana cresce apenas 2,7% este ano - Banco Mundial
O Banco Mundial estima que a África subsaariana cresça 2,7% este ano, abaixo do anteriormente previsto, devido às consequências económicas da pandemia de covid-19 na região, que em 2020 registou uma recessão de 3,7%.

Economia chinesa contraria recessão mundial e cresce quase 2% este ano
O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu hoje que a economia da China cresça 1,9%, este ano, e 8,2%, em 2021, evitando a contracção registada a nível global devido à pandemia da covid-19.

FMI/Previsões: Todas as economias lusófonas africanas voltam a crescer em 2021
O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu hoje num relatório sobre a África subsaariana que todas as economias dos países lusófonos africanos cresçam já em 2021, depois de todas ultrapassarem a recessão antecipada para este ano.

Ritmo de crescimento económico continua a abrandar no segundo trimestre 2020
O ritmo de crescimento económico continua a abrandar no segundo trimestre 2020, registando o valor mais baixo dos últimos 16 trimestres, evidenciando que o clima de negócios é “desfavorável”, conforme revelou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

O crescimento económico não basta: é preciso haver transformação
No âmbito da sua teoria sobre a evolução da pessoa em relação à sua circunstância o conceituado filósofo e ensaísta espanhol José Garcia y Grasset (1883-1955) escreveu o seguinte:

Dívida Pública e Crescimento Económico
«Na sequência do crescimento significativo da dívida pública em África subsaariana desde os últimos oito anos, há muitos observadores que receiam que esteja a avizinhar-se uma nova crise da dívida.»

Uma década em números
Numa década muito muda e os números ajudam a perceber as mudanças que ocorrem. Compilámos algumas estatísticas que mostram a evolução de Cabo Verde ao longo dos últimos 10 anos, do PIB ao número de empresas, passando pela Incidência da Pobreza, a confiança e satisfação que os cabo-verdianos em relação à democracia ou a taxa de acesso à internet.

Cabo Verde foi o PALOP com maior crescimento económico em 2019
Cabo Verde registou o maior crescimento económico entre os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) em 2019. Para o próximo ano é esperada uma forte aceleração da economia de Moçambique e um possível regresso de Angola ao crescimento.

O objectivo não é ser popular, mas fazer tudo para que o país possa avançar e desenvolver-se
O Orçamento de Estado para o próximo ano está quase a subir ao Parlamento. Comporta um total de 73 mil milhões de escudos, mais dois mil milhões de escudos do que o documento ainda em vigor, e uma projecção de crescimento económico entre 4,8% e 5,8%. Para a dívida pública, o executivo prevê uma redução para 118,5% do Produto Interno Bruto (PIB) durante o próximo ano económico, menos 1,5 pontos percentuais em relação a este ano (120%).

Parceria 2020-2025: Banco Mundial aponta recursos humanos e ambiente económico como principais dificuldades
Apoiar Cabo Verde na construção das bases de um hub económico diversificado, inclusivo e resiliente, é a meta estratégica do novo quadro de parceria entre o Banco Mundial e o governo de Cabo Verde para 2020-2025, um acordo que se pode resumir em quatro objectivos dentro de duas áreas de resultados: melhorar o capital humano e fortalecer o ambiente económico. Os responsáveis da instituição financeira internacional falam em lições aprendidas com o quadro anterior, mas o documento também mostra um país onde os desafios são ainda enormes.

FMI prevê crescimento em todos os PALOP menos na Guiné Equatorial em 2020
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê para 2020 um crescimento económico para todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com excepção da Guiné Equatorial, em recessão desde 2015 e, pelo menos, até 2024.

"Crescimento da economia tem que se traduzir numa redução da pobreza" - UCID
A UCID alerta que as famílias cabo-verdianas não sentem os benefícios de crescimento do PIB. Posição manifestada hoje, pelo presidente do partido, em conferência de imprensa realizada em São Vicente.

PAICV critica atraso na divulgação das Contas Nacionais Trimestrais
Julião Varela, deputado do PAICV, disse hoje que as contas divulgadas pelo INE mostram que o objectivo proposto pelo governo de um crescimento médio de 7% "é cada vez mais improvável" e que "está claro que esses números não tinham qualquer fundamento técnico".
mais