​UCID defende redução de custos para impulsionar competitividade empresarial

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,25 fev 2025 12:22

Dora Pires
Dora Pires

A UCID defendeu hoje a redução dos custos de contexto que condicionam a competitividade empresarial e afectam o ambiente de negócios. O partido pede políticas públicas que favoreçam as empresas, sob pena de prejudicar o desempenho económico do país.

Declarações foram feitas hoje, em São Vicente, pela deputada Dora Pires, em conferência de imprensa de antevisão da segunda sessão parlamentar de Fevereiro, que começa esta quarta-feira, com o debate com o Primeiro-Ministro sobre “Crescimento económico e desenvolvimento”.

“Um dos maiores entraves na atracção do investimento privado e na promoção da competitividade das empresas advém dos excessivos custos de contexto, ainda existentes em Cabo Verde. Nós temos os custos operacionais que são excessivos, assumidos pelas empresas do sector privado, e que o Governo não vem fazendo nada para mitigar a situação. Ainda juntando a burocracia, água, energia, transportes e encargos fiscais que acabam por prejudicar o desenvolvimento da economia”, aponta.

Para os democratas-cristãos, reduzir os custos da energia e da água em 30% deve ser um dos objectivos a assumir pelo país. Dora Pires afirma que a medida visa fazer a economia crescer de forma robusta e, consequentemente, criar postos de trabalho capazes de garantir salários dignos.

“O Governo não pode continuar a espera que aconteça algum milagre, possibilitando desta forma o abaixamento dos custos dos factores de produção, mas sim agir por forma que haja outras tecnologias capazes de baratear estes mesmos custos. Consideramos que é uma matéria ao alcance do nosso Pais e, portanto, desafiamos o Governo a tudo fazer para que os custos destes serviços sejam atrativos para os investidores Nacionais e Estrangeiros que queiram aplicar os seus conhecimentos e capital nas nossas Ilhas”, diz.

Outra questão levantada pela UCID tem que ver com o acesso ao crédito por parte de empresários nacionais.

O partido entende que, sempre que se justificar, com projectos rentáveis e úteis para a economia nacional, o Governo deve adoptar medidas para fazer a economia funcionar.

Da agenda da segunda sessão parlamentar de Fevereiro consta, entre outros pontos, a discussão e aprovação da proposta de lei que consagra os princípios gerais da administração da justiça e regula a organização, a composição, a competência e o funcionamento dos tribunais judiciais e dos tribunais fiscais e aduaneiros.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,25 fev 2025 12:22

Editado porAndre Amaral  em  31 mar 2025 10:20

pub.

pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.