​UCID pede respostas sobre défice de pessoal na saúde e atrasos em obras públicas

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,8 abr 2025 12:32

Zilda Oliveira
Zilda Oliveira

A UCID alerta que a persistente falta de recursos humanos na saúde pode afectar a qualidade dos serviços. A questão vai ser levada ao ministro Jorge Figueiredo, indicado pelos democrata-cristãos para responder às perguntas dos deputados na primeira sessão parlamentar de Abril, que começa esta quarta-feira.

Em conferência de imprensa, hoje, em São Vicente, a deputada Zilda Oliveira denuncia também a precariedade laboral no sector.

“A saúde é uma preocupação e nós iremos questionar acerca dos recursos humanos, em défice há muito tempo nas diferentes categorias, o que gera sobrecarga e pode condicionar a qualidade do serviço prestado. Nós iremos questionar ainda sobre a precariedade laboral, se já se resolveu o problema dos vínculos precários, nós iremos questionar sobre o PCFR dos profissionais de saúde”, aponta.

O debate com o ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Victor Coutinho, é o primeiro ponto da agenda parlamentar desta semana. Zilda Oliveira refere que persistem “problemas críticos” em todas as ilhas a nível das estradas, da habitação, sectores cruciais para funcionamento da economia.

“Iremos questionar sobre algumas obras, muitas delas constantes nos sucessivos orçamentos deste Governo para esta legislatura, algumas iniciadas, mas que já extrapolaram o prazo de conclusão e outras que ainda não saíram do papel. Em São Vicente, por exemplo, temos o Centro de Saúde de Monte Sossego, iremos questionar sonre a conclusão do Centro Ambulatorial, o Data Center, sobre a obra do Edifício do ex TACV que irá receber o 1º Cartório”, afirma.

A UCID quer ainda saber do Governo sobre outros projectos como o Complexo educativo de Vila Monte, a requalificação do calçadão da Avenida Marginal e a asfaltagem da estrada Mindelo-Calhau, ambos em São Vicente. O Pontão de Santa Maria, a reabilitação do património histórico de Pedra de Lume e a estrada que liga Espargos-Santa Maria na ilha do Sal, a expansão do porto de Porto Novo em Santo Antão e a via rápida Praia-Tarrafal, na ilha de Santiago são outras obras sobre as quais o partido quer explicações do executivo.

A nível habitacional, Zilda Oliveira fala de défice significativo.

“Os assentamentos informais, as barracas e/ou casa de lata também são uma realidade preocupante, com maior expressão na ilha de São Vicente - são cerca de 2000 casas de tambor. Iremos demandar por respostas, e dizer que no nosso entender é preciso repensar as soluções. Por exemplo, temos dito que a solução em Portelinha não respondeu às necessidades daquela zona, a demanda por reabilitação é enorme”, considera.

Entre os pontos da ordem do dia da primeira sessão parlamentar de Abril estão a discussão na especialidade da Proposta de Lei que procede à quinta alteração ao Código Eleitoral, assim como a Proposta de Lei que consagra os princípios gerais da administração da justiça e regula a organização, a composição, a competência e o funcionamento dos tribunais judiciais e dos tribunais fiscais e aduaneiro.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,8 abr 2025 12:32

Editado porAndre Amaral  em  17 abr 2025 5:23

pub.

Rotating GIF Banner

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.