Artigos sobre Economista

Carlos Lopes, economista: “A ideia da diversificação é nobre, mas tem que ser estratégica”
O economista guineense esteve em Cabo Verde no final do mês passado, onde foi um dos oradores no XII Diálogo Estratégico do Instituto Pedro Pires. Carlos Lopes é Professor na Nelson Mandela School of Public Governance da Universidade do Cabo e Honorary Fellow da Academia Africana de Ciências. Com uma vasta obra publicada, integrou comissões globais de alto nível sobre clima, trabalho e financiamento do desenvolvimento. Foi Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas, Director Político do Secretário-Geral Kofi Annan, e liderou a UNECA, o UNITAR e o UN System Staff College.

“Estamos a atravessar uma terceira onda de frustrações que está a varrer todo o continente”
Há vários anos que Paulino Dias vem analisando o desenvolvimento e as mudanças no continente africano, seja pelo seu trabalho de consultoria, com estudos realizados em diversas áreas e diferentes países africanos, seja pela sua pesquisa académica. Aliás, doutorando da Universidade de Cape Coast, no Gana, viveu durante um ano nesse país do qual destaca a coabitação entre diferentes modelos de organização social. Em entrevista generalista com o Expresso das Ilhas, por ocasião do Dia de África, que se celebra a 25 de Maio, o economista aborda a complexidade e diversidade do continente africano, destacando aspectos positivos, oportunidades e desafios. Entre vários temas, que vão da juventude africana, ao debate sobre as agências de rating passando pelas mudanças climáticas, o consultor destaca as várias “ondas de frustração” por que tem passado este continente, onde promessas constantemente falham em ser cumpridas, levando à insatisfação dos seus cidadãos.

“É fundamental fazer renascer o processo de atracção do investimento directo estrangeiro”
Economista, consultor e investidor, Victor Fidalgo, falou com o Expresso das Ilhas sobre o que esperar em 2024 em termos de crescimento, turismo, aviação, privatizações, ambiente de negócios, estabilidade/instabilidade geopolítica global e também sobre a instituição que poderá acabar por marcar fortemente o ano que agora começa: o INPS.
mais