Artigos sobre populismo
Francisco tem "medo" do discurso populista
O papa Francisco afirmou hoje sentir medo quando ouve o discurso de alguns líderes que representam as novas formas de populismo, porque o recordam das mensagens de ódio dos anos 30 do século passado.
Redes sociais servem a propagação dos populismos de direita - Juan Gabriel Vásquez
O escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez considera que as redes sociais são um instrumento de propagação da raiva e do medo e alerta para a forma como os populismos de direita as estão a usar para chegar ao poder.
O populismo e a questão do poder
Muito se tem falado, neste início de milénio, de populismo. Variam as perspetivas, multiplicam-se as definições, divergem as apreciações, mas salta à vista que muito pouca gente parece ter convicções firmes acerca do fenómeno. Por isso, pretendendo falar do assunto, sinto-me obrigado a abordar o seu nexo com a questão do poder.
O Espectro do populismo
Ninguém já duvida que o panorama político mundial está a alterar-se. Mudanças acontecem por todo lado, mas nas democracias notam-se melhor porque são mais visíveis e têm maior impacto.
Populismo não é solução
O populismo é no início deste ano de 2019 a grande preocupação nas democracias tanto novas como consolidadas. Uma das razões é o facto de – na sequência das suas irrupções no espaço público, emblematicamente verificadas no Reino Unido com o Brexit, na América com eleição de Trump e também na Itália em 2018 – se ter tornado notório que o populismo apesar das suas promessas não traz soluções. Vê-se, por exemplo, no desorientamento gerado pelo processo da saída da Grã-Bretanha da União Europeia, ou então no caos que a administração Trump tem criado nos Estados Unidos e na arena internacional e no desnorte que se vive na Itália.
"O populismo é o novo fantasma que ameaça a Europa e o mundo" - Manuel Alegre
Manuel Alegre disse terça-feira que "o populismo é o novo fantasma que ameaça a Europa e o mundo" e, parafraseando o escritor checo Milan Kundera, alertou para "o esquecimento [que] está outra vez a vencer a memória".
mais