Artigos sobre Política
Encontro de avaliação política de integração de género propõe revisão da lei da paridade e criação de capacidade política
A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) avançou hoje que a revisão da lei da paridade, alternação entre homem e mulheres nas listas partidárias e criação da capacidade política feminina foram as principais recomendações levantadas no encontro.
Responsabilidade não rima com arrogância
Um dos grandes desafios das democracias na actualidade é manter os titulares de cargos políticos accountable, ou seja, sujeitos à prestação de contas e obrigados a assumir a responsabilidade por decisões, actos e omissões produzidos no exercício das suas funções. Mais difícil é fazê-lo quando há uma tendência crescente para o protagonismo individual em simultâneo com exibições muitas vezes extravagantes de privilégios associados aos cargos.
O estado dos partidos e da política
Em vésperas do debate sobre o estado da Nação importa que também se reflicta sobre o estado dos partidos e da política e seu impacto na qualidade das políticas públicas. As democracias pressupõem a existência de partidos políticos.
Libertados os dois ex-governantes detidos desde Dezembro na Guiné-Bissau
Os dois ex-governantes guineenses detidos em Dezembro passado por suspeita de corrupção foram postos hoje em liberdade, disse à Lusa fonte da Defesa.
As irregularidades formais da Independência
Quase meio século depois, podem-se contar duas histórias sobre a Independência de Cabo Verde: a que aconteceu e a que devia ter acontecido. A diferença entre ambas? A primeira está ferida de ilegalidades várias.
O março das nossas vidas
1. «Não tinha tempo para viver como as minhas colegas. Quando as aulas terminavam tinha de correr para casa para fazer a janta para os meus irmãos. Os nossos pais tinham emigrado e eu tinha de cuidar dos mais novos. Acabei o curso muito mais tarde, porque tinha a responsabilidade pelos meus irmãos». «Primeiro, a minha tarefa começou por ser limpar a casa de banho. Depois, também fiquei responsável por limpar a cozinha. Quando todos terminavam de almoçar, eu tinha de lavar a loiça e arrumar tudo. Quando a minha irmã mais velha foi estudar, fiquei eu com as tarefas dela. Pouco a pouco, as tarefas domésticas iam aumentando, até ficar responsável pela janta do meu pai. Tinha dois irmãos machos, mas a eles não lhes eram dadas estas tarefas». «Eu era melhor aluna, mas os meus pais não podiam suportar os custos escolares dos dois e por isso decidiram que o meu irmão é que devia ir estudar. Sei que seria uma grande médica, mas a vida não permitiu. Agora tenho a minha família e não penso mais nisso. Trabalho para que todos os meus filhos possam estudar».
PR estranha encontro do PM com o Presidente Zelensky
O Chefe do Estado, José Maria Neves, manifestou hoje estranheza relativamente ao recente encontro entre o Primeiro-ministro e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Neves ressaltou a necessidade de uma coordenação efectiva entre os órgãos de soberania, enfatizando que questões de tal magnitude não deveriam ser tratadas sem a devida articulação.
Carlos Veiga apela à moderação e tolerância para impulsionar o progresso
O antigo Primeiro-ministro, Carlos Veiga, apelou hoje à moderação e tolerância, classificando-as como essenciais para impulsionar o progresso em Cabo Verde, reconhecendo um ambiente de “crispação” na política nacional.
Arrancou a nova temporada política
É perceptível para todos que o tempo político mudou. A postura e a acção diária política das forças políticas das câmaras municipais, dos grupos parlamentares e do governo já prenunciam o início do novo ciclo político.
PAICV acusa governo de ter sua quota de responsabilidade nas dificuldades actuais do país. MpD fala na transformação de Cabo Verde numa nação com esperança
Para o PAICV, o governo tem a sua quota parte de responsabilidade diante das dificuldades que o país e os cabo-verdianos atravessam presentemente, gerando uma “crise de governação”. Já o MpD afirma que apesar das sucessivas crises foi possível transformar Cabo Verde, numa nação com esperança no presente e no futuro.
Destaques da edição 1010
Esta semana o Expresso das Ilhas continua a dar manchete às entrevistas com os líderes partidários candidatos às legislativas de 18 de Abril.
Destaques da edição 1005
Março é o mês da mulher e nesta edição do Expresso das Ilhas olhamos para como é que as mulheres têm enfrentado a pandemia de COVID-19.
EDITORIAL : Pandemia e política externa
A política externa tem sido tema de conversa e controvérsia nas últimas semanas. Depois da demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, na sequência da nomeação de um cônsul honorário considerado controverso por certos sectores da política nacional por causa das suas preferências políticas, ganhou mais força.
Nem a política escapou à pandemia
2020 foi o ano de um Orçamento do Estado que “pifou” e obrigou à aprovação de um orçamento rectificativo. Mas foi também o ano marcado pelos quatro estados de emergência provocados pela pandemia de COVID-19, pelas eleições autárquicas, pela remodelação governamental e pela morte de Beto Alves, autarca de Santa Catarina.
Política e Gestão do Desporto
Recentemente o Olympic Studies Center (Centro de Estudos Olímpicos) do Comité Olímpico Internacional (COI) fez uma sessão sobre a diplomacia e o desporto com Peré Miro. Esta sessão abordou bastantes temas de elevado interesse e acabou por tocar em certa medida na temática da visão do desporto aos olhos de certos regimes de alguns países.
ICIEG garante retaguarda às mulheres nas próximas eleições
A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) garantiu, hoje, que a instituição está atenta e disponível a garantir retaguarda a nível legal para punir eventuais situações que “impeçam e intimidem” as mulheres de seguirem em frente nas próximas eleições em Cabo Verde.
“Não compreendo que no parlamento andem a apontar o dedo” – Alfredo Machado
Regionalização, atribuição de pensão às vítimas de tortura do partido único, paridade e privatizações. Eis alguns dos temas políticos que estiveram em destaque em 2019, analisados por Alfredo Machado.
Facebook elimina páginas, grupos e contas falsas sobre política de países africanos
A rede social Facebook anunciou hoje que eliminou um conjunto de páginas, grupos e contas falsas usadas para espalhar notícias relacionadas com eleições, política moçambicana e de outros países.
Facebook: "O nosso papel não é intervir quando os políticos falam"
A empresa tecnológica clarificou as regras em torno do discurso político na sua plataforma.
Corrupção, o mal a evitar
Acusações de corrupção são das piores armas políticas usadas nas democracias. Deixam saber que não há transparência na condução dos assuntos públicos e que há interesses particulares a serem protegidos em detrimento de bens e serviços que deveriam servir a todos.
mais