Artigos sobre liberdade

Precisa-se hoje da ousadia da sociedade civil que ditou a Declaração Política de 14 de Março
Trinta e cinco anos atrás o mundo estava a mudar rapidamente. A sensação de uma aceleração brusca na vida política tanto no interior dos Estados como nas relações inter-Estados ao nível global era similar ao que acontece hoje. A diferença é que nos primórdios da década de noventa as mudanças traziam esperança e uma perspectiva de prosperidade generalizada.

45 anos da FIR Oceânica do Sal
Cabo Verde celebra neste ano de 2025 os 50 anos da independência política. Sim independência política, porque nessa altura faltavam ainda mais duas etapas importantes para atingir as metas traçadas ainda no tempo colonial. O objetivo principal resumia-se em três D: Descolonizar; Desenvolver; e Democratizar. A revolução de 25 de abril, na opinião de várias especialistas, tinha como principal objetivo a Liberdade e Democracia, mas infelizmente não foi uma realidade imediata em Cabo Verde. Felizmente, 15 anos depois foi instaurada a democracia a 13 de janeiro de 1991, passando o país a viver em plena liberdade e democracia.

Independência não significa Liberdade!
No ano em que o nosso país celebra os seus cinquenta anos de independência, tornou-se relevante debater não essa classificação jurídica entre nações, mas a liberdade, um conceito mais filosófico e que encontra, muitas vezes nas leis, um entrave para ser plena. Um dos maiores lutadores pela liberdade em África no século XX foi Nelson Mandela, que sobre isso escreveu: “Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros”.

Filha de Amílcar Cabral subscreve manifesto pela liberdade na Guiné-Bissau
Dezenas de pessoas, entre as quais Iva Cabral, filha mais velha de Amílcar Cabral, "pai" da nacionalidade guineense, subscrevem um manifesto pela liberdade, democracia e direitos humanos na Guiné-Bissau, em que se denuncia "os riscos que o país enfrenta".

Cultura democrática é essencial para a estabilidade
A propósito da organização de uma conferência sobre “Liberdade, Democracia e Boa Governança: Um olhar a Partir de Cabo Verde” não se perdeu a oportunidade de mais uma vez os partidos se digladiarem em público com acusações de aproveitamento por parte do governo.

Conferência "posicionou Cabo Verde na arena internacional" - PM
Em jeito de balanço da Conferência Internacional “Liberdade, Democracia e Boa Governança: Um olhar a partir de Cabo Verde”, o Primeiro-Ministro mostrou-se hoje satisfeito com o impacto positivo do evento, que ocorreu nos dias 8 e 9 de Abril, no Sal, na promoção dos valores democráticos e na reputação internacional de Cabo Verde.

“A Liberdade e a Democracia não são abstracções” – PM
Quando falamos da liberdade e democracia, “falamos de direitos civis, direitos políticos, sociais, económicos e culturais, que são essenciais ao desenvolvimento humano. Por isso, falamos de pessoas”, destacou o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na abertura da Conferência Internacional “Liberdade, Democracia e Boa Governança: Um olhar a partir de Cabo Verde”, que ocorre entre hoje e amanhã, na ilha do Sal.

Biden alerta para ataques à "liberdade e democracia" nos EUA e no mundo
O presidente norte-americano abriu o discurso anual do Estado da União com um alerta sobre como a "liberdade e a democracia estão a ser atacadas" no país e no mundo.

Jorge Carlos Fonseca pede tranquilidade na comemoração de datas históricas
Jorge Carlos Fonseca defendeu, esta sexta-feira, a comemoração das datas históricas “com tranquilidade”. O ex-Presidente da República lembra que tanto o dia da Independência como o da Liberdade e Democracia são ambas nacionais.

Cabo Verde é o país mais livre em África
Cabo Verde foi o país africano considerado mais livre em África pela Organização Não-Governamental Freedom House, ficando também à frente de Portugal no ranking global, com a Guiné Equatorial na pior posição entre os países lusófonos.

Há cada vez menos liberdade na Internet e os governos são os culpados
A liberdade global na Internet diminuiu pelo 12.º ano consecutivo, com os direitos humanos em ambiente online a deteriorem-se em 28 países e com os Governos a aumentar a repressão em espaços virtuais, afirmou hoje a Freedom House.

Jorge Carlos Fonseca pretende criar instituição “para promover liberdade e democracia”
O antigo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pretende criar uma instituição para promover a liberdade e a democracia, além de continuar a actividade como escritor e professor. Revelação feita hoje pelo, em entrevista à Lusa, na cidade da Praia, seis meses após ter deixado a Presidência.

Precisamos de mais qualidade da democracia e das políticas públicas – José Maria Neves
O Presidente da República, José Maria Neves, considera que a democracia em Cabo Verde já é um costume, mas defende que todos devemos trabalhar no sentido da sua qualificação. O chefe de Estado discursa hoje, na Assembleia Nacional, na habitual sessão solene especial para assinalar o 13 e3 janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia.

Destaques da edição 998
A comemoração dos 30 anos do 13 de Janeiro faz hoje a manchete desta edição do Expresso das Ilhas.

Criada “Ordem da Liberdade” para homenagear a causa da democracia
Cabo Verde vai distinguir e galardoar “serviços relevantes prestados à causa da liberdade e da democracia”. A lei que cria a Ordem da Liberdade, ordem honorífica com esse desígnio, foi ontem aprovada em votação final global, na última sessão parlamentar de 2019.

Merkel exorta Europa a defender valores da democracia e liberdade
A chanceler alemã, Angela Merkel, exortou hoje a Europa a defender os valores fundamentais da “democracia e liberdade” durante as comemorações do 30.º aniversário da queda do Muro de Berlim.

Os neo-prisioneiros cabo-verdianos da pós-liberdade
Quem não diz o que pensa, nem pensa o que diz, “fora da caixa” (tonalidades partidárias), há-de transportar, ad aeternum, na sua íntima natureza de cárcere, um embuste, qual parasita intestinal criado como se de um animal de estimação se tratasse - um dia se retrata não saber onde começa e termina esse abominável ser; quem é, afinal, portador ou parasita?!

"Achamos que a liberdade é incompatível com a segurança, mas são compatíveis" - Bacelar Gouveia
O professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Jorge Bacelar Gouveia, disse hoje que Cabo Verde não deve ter complexos de perda de soberania, resultado da cooperação com outros estados, em matéria de segurança.

Nacionalismo inimigo do pluralismo
Várias razões poderão explicar por que o debate político, como se apresenta no parlamento, na comunicação social, nas redes sociais e outros fóruns, ainda não é muito construtivo e tende para o baixo nível resvalando demasiadas vezes para o primário com insultos pessoais e ataques ad hominen.

Liberdade para festejar a nossa liberdade
É tempo de comemorações. A Freedom House (agência internacional de defesa dos direitos humanos) classifica Cabo Verde como o país mais livre de África. E, se não fosse Portugal- a nos roubar o lugar- estaríamos no 1º lugar do “Pódio” em termos de liberdade dos países da CPLP. Noruega, Finlândia e Suécia continuam a ser os países mais livres do mundo, chatice! Para a próxima Cabo Verde com o pé direito entrará, com fé em Deus e na mãe santíssima, na lista dos países mais livres do planeta. Tal como Sartre, os cabo-verdianos também parecem estar condenados a serem livres.
mais