Artigos sobre media
Governo reúne-se com os órgãos de comunicação social privados
O governo realizou hoje uma mesa redonda com os órgãos de comunicação social privados para discutir o decreto-lei sobre a publicidade institucional e o estatuto de utilidade pública. O evento contou com a presença de diversas entidades do sector e foi considerado um marco importante para a comunicação social privada no país.
PM espanhol propõe limitar financiamento público de media para combater desinformação
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, defendeu hoje a limitação do financiamento público de meios de comunicação e mais transparência sobre proprietários e audiências para responder à desinformação e garantir a independência dos jornalistas.
Jornalistas alemães revelam planos da extrema-direita para expulsar estrangeiros
Membros do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que ocupa o segundo lugar nas sondagens alemãs, participaram numa reunião sobre a expulsão de estrangeiros do país, revelou hoje uma investigação jornalística.
Morreram 45 jornalistas no exercício das suas funções em 2021
Um total de 45 jornalistas morreram em 2021 no exercício da sua profissão, sendo o México o país mais perigoso do mundo para os repórteres, informou hoje, em Viena, o Instituto Internacional de Imprensa.
Representante da OMS em Cabo Verde destaca papel “fundamental” dos média
O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, Hernando Agudelo, destacou esta quinta-feira, o papel fundamental dos média na promoção da saúde e respostas às epidemias.
"Batalha contra as Fake News dificilmente será vencida" - Nicolau Santos
O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Lusa, Nicolau Santos, disse hoje que a batalha contra as Fake News é longa e “dificilmente” será vencida.
Destaques da edição 925
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a procura de diagnósticos e tratamentos rápidos por parte dos cabo-verdianos, Saúde no Senegal: redes de ajuda, solidariedade e negócio.
Inquérito traça retrato preocupante para jornais impressos
Apenas 1% da população cabo-verdiana lê jornais, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística. Televisão é o meio de comunicação social preferido seguido das redes sociais e da rádio.
Facebook estuda pagamento a meios de comunicação por notícias
O Facebook está a negociar com grupos de comunicação social o direito de publicar os seus conteúdos jornalísticos, oferecendo em troca um pagamento anual de "milhões de dólares", revelou hoje o Wall Street Journal.
“Em Cabo Verde os medias públicos e privados competem directamente pelo mesmo dinheiro” - Bernardo Motta
Para o especialista norte-americano em jornalismo comunitário não se pode ter um bom mercado para os medias privados, quando os medias públicos competem directamente pelo mesmo dinheiro e pela mesma forma de produção.
Cabo Verde sobe quatro posições no ranking da liberdade de imprensa
Cabo Verde melhorou a sua posição no Ranking da Liberdade de Imprensa organizado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De 29º em 2018, Cabo Verde passou para 25º, em 2019. Código de ética e conduta da RTC denunciado como entrave. Desenvolvimento dos media privados continua a ser "limitado por um mercado publicitário restrito".
Especialista em empreendedorismo aconselha jornalistas a aproveitar novas tecnologias
Em Cabo Verde a convite da Embaixada dos Estados Unidos da América, o autor Patrick McGinnis esteve em conversa com jornalistas em evento organizado pela AJOC com o fim de apresentar ideias sobre empreendedorismo no jornalismo.
Para Abrãao Vicente, televisões e rádios privadas não têm "estratégias comerciais adequadas"
As televisões e as rádios não têm estratégias comercias adequadas para explorar todo o potencial do mercado cabo-verdiano e o Estado "não pode continuar a transferir recursos público para o sector privado". O entendimento é do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, em declarações aos jornalistas, esta manhã, na Praia.
Ninguém ganha com ataque aos mediadores
As manifestações quase periódicas de tensão entre o poder político, os jornalistas e os seus órgãos representativos vieram outra vez à tona na sequência das declarações do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas que tem sob a sua alçada o sector da comunicação social.
AJOC assume em 2019 a presidência da Federação das Associações dos Jornalistas da CPLP
A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) assume em Março a presidência da Federação das Associações dos Jornalistas da CPLP e pretende realizar um “grande” encontro de reflexão sobre a comunicação e o jornalismo.
Abraão Vicente teve "grande menosprezo" por jornalistas do sector privado
PAICV condena declarações do ministro da Cultura, que tutela a Comunicação Social, e "acompanha com muita preocupação estas novas e reincidentes investidas do Governo, através do Ministro que tutela a Comunicação Social, com ataques a jornalistas dos órgãos da comunicação social privados"
“É preciso salvar a comunicação social privada para salvar a democracia”
Incentivos não directos por parte do Estado, auto-regulação, investimento na literacia mediática como forma de (re)lembrar a importância dos media privados para a democracia e a criação de uma associação dos órgãos privados de comunicação social.
“Abraão Vicente passou um atestado de incompetência aos jornalistas de órgãos privados” - AJOC
O Ministro Abraão Vicente, que tutela a comunicação social, passou um “atestado de incompetência” aos jornalistas que trabalham nos órgãos privados de comunicação social. É a reacção da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) à afirmação do ministro que disse, terça-feira, que mais de 50% das notícias dos outros jornais privados são notícias da Inforpress, muitas vezes sem nenhum esforço de reescrita e muitas vezes sem a necessária citação da fonte.
Destaques da edição 890
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao debate sobre o futuro dos media: “É preciso salvar a comunicação social privada para salvar a democracia”. Conheça os principais temas da edição.
A desinformação é uma ameaça real à democracia
Uso das emoções em detrimento dos factos, tácticas de propaganda utilizadas pelos nazis, uso de inteligência artificial para multiplicar o número de seguidores ou de apoiantes, vale tudo na era da desinformação e da manipulação sobre as massas.
mais