Artigos sobre RSF

Repórteres sem Fronteiras ajudaram jornalista a fugir da Rússia
A organização francesa Repórteres Sem Fronteiras anunciou hoje que organizou a fuga da Rússia para França da jornalista Ekaterina Barabach, que podia ser condenada a dez anos de cadeia por críticas ao regime de Moscovo.

Liberdade de Imprensa: PR pede clarificação da lei sobre segredo de justiça
O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu hoje, no âmbito do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a necessidade de clarificação do regime legal sobre o segredo de justiça em Cabo Verde, considerando que a actual ambiguidade tem gerado conflitos entre jornalistas e o sistema judicial, com prejuízos para o exercício da liberdade de imprensa.

"Subida no ranking da imprensa é conquista da sociedade"- Lourenço Lopes
O secretário de Estado Adjunto do Primeiro-ministro, Lourenço Lopes, considerou que a subida de Cabo Verde no ranking mundial da liberdade de imprensa, se trata de uma conquista de toda a sociedade.

Cabo Verde ocupa 30.ª posição entre 180 países no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2025
Cabo Verde ocupa este ano a 30.ª posição entre 180 países no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2025, com uma pontuação global de 74,98, segundo os dados dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicado hoje.

Combates para controlar a capital do Sudão fazem dezenas de mortos
As Nações Unidas condenaram a escalada da violência no Sudão após a ofensiva para a retomada da capital Cartum, por forças do Exército do país. Desde abril de 2023, tropas sudanesas estão em guerra contra paramilitares das Forças de Reacção Rápida (RSF, na sigla em inglês).

RSF defendem criminalização agravada para assédio cibernético a mulheres
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) defendem a criminalização de certas formas de assédio cibernético no direito penal, considerando agravantes para os autores quando o alvo forem jornalistas mulheres e minorias de género, segundo o 'site' da ONG.

"Caos e incerteza". Meios de comunicação em perigo após cortes de Trump
O presidente Donald Trump congelou 268 milhões de dólares alocados pelo Congresso para apoiar media independente e o livro fluxo de informação e instalou o caos nos meios de comunicação, refere o site dos 'Repórteres Sem Fronteiras (RSF)'.

FMI aprova novos desembolsos para Cabo Verde no âmbito dos programas ECF e RSF
O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a quinta revisão do desempenho de Cabo Verde no programa de Facilidade de Crédito Prolongado (ECF), em vigor desde Junho de 2022, autorizando o acesso a cerca de 5,87 milhões de dólares. Paralelamente, foi finalizada a revisão do acordo de Facilidade de Resiliência e Sustentabilidade (RSF), iniciado em Dezembro de 2023, que viabilizará um desembolso adicional de 3,43 milhões de dólares.

RSF estima que morreram pelo menos 155 jornalistas em Gaza em 14 meses
Mais de 155 jornalistas morreram na cobertura do conflito na Faixa de Gaza, estima a organização Repórteres Sem Fronteiras, que apresentou várias queixas contra Israel no Tribunal Penal Internacional (TPI), revelou hoje.

Sudão. Aumenta para 11 milhões o número de deslocados internos
O número de deslocados internos no Sudão já atingiu os 11 milhões, aos quais se juntam outros 3,1 milhões de refugiados noutros países, anunciou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM) das Nações Unidas.

Sudão: Pelo menos 18 mortos em ataque das forças paramilitares
Pelo menos 18 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas num ataque dos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF) a um mercado na capital do estado de Darfur do Norte, noticiou hoje a agência de notícias EFE.

Liberdade de imprensa ameaçada em África por violência contra jornalistas
Jornalistas e meios de comunicação social estão a ser sujeitos a crescente violência por parte de políticos e apoiantes na África subsaariana durante campanhas eleitorais, denunciou hoje a organização não-governamental (ONG) Repórteres sem Fronteiras (RSF).

RSF avisam que Sahel pode tornar-se numa zona sem informação livre
A organização não-governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF) denunciou hoje os perigos crescentes para os jornalistas que trabalham nos países do Sahel e advertiu que a região está a tornar-se uma "zona sem informação livre".

Cabo Verde cai 9 lugares no ranking da liberdade de imprensa
Novo ranking da liberdade de imprensa foi divulgado hoje, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Repórteres Sem Fronteiras alertam para falta de regulamentação na Internet
Os Repórteres sem Fronteiras (RSF) alertaram, num relatório hoje publicado, para os riscos de um espaço digital desregulamentado, com destaque para os efeitos desastrosos do caos da informação e desinformação espalhados pela internet.

Pegasus e jornalistas chinesa e palestiniana premiados
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) atribuíram prémios de liberdade de imprensa à chinesa Zhang Zhan, à palestiniana Majdoleen Hassona e à investigação Pegasus, liderada por um consórcio de jornalistas, sobre espionagem ilegal realizada por vários países.

Trinta e dois jornalistas mortos desde o início do ano
Pelo menos 32 jornalistas e colaboradores da imprensa foram mortos desde o início do ano, um número inferior ao de 2019, mas que continua a ser preocupante, disse hoje a organização não-governamental (ONG) Repórteres sem Fronteiras (RSF).

Número de jornalistas mortos no valor mais baixo desde 2003
Um total de 49 jornalistas foram mortos durante 2019, revelou este mês a Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De acordo com a organização, o número é "historicamente baixo", representando uma queda de 44% em relação a 2018.

Cabo Verde sobe quatro posições no ranking da liberdade de imprensa
Cabo Verde melhorou a sua posição no Ranking da Liberdade de Imprensa organizado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De 29º em 2018, Cabo Verde passou para 25º, em 2019. Código de ética e conduta da RTC denunciado como entrave. Desenvolvimento dos media privados continua a ser "limitado por um mercado publicitário restrito".

Repórteres Sem Fronteiras dizem que início de 2018 foi "negro" com 47 jornalistas assassinados
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) alertaram hoje que o começo de 2018 foi "negro" para os media, com 47 jornalistas e colaboradores assassinados no primeiro semestre, nomeadamente no Afeganistão, com 11 mortes, e na Síria, com sete.
mais