Artigos sobre liberdade de imprensa

Cabo Verde cai 9 lugares no ranking da liberdade de imprensa
Novo ranking da liberdade de imprensa foi divulgado hoje, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Repórteres Sem Fronteiras alertam para falta de regulamentação na Internet
Os Repórteres sem Fronteiras (RSF) alertaram, num relatório hoje publicado, para os riscos de um espaço digital desregulamentado, com destaque para os efeitos desastrosos do caos da informação e desinformação espalhados pela internet.

AJOC realiza gala Liberdade de Imprensa
A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) quer levar a cabo um conjunto de iniciativas para celebrar o 03 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, e dentre elas, o ponto mais alto será a gala Liberdade de Imprensa.

Pegasus e jornalistas chinesa e palestiniana premiados
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) atribuíram prémios de liberdade de imprensa à chinesa Zhang Zhan, à palestiniana Majdoleen Hassona e à investigação Pegasus, liderada por um consórcio de jornalistas, sobre espionagem ilegal realizada por vários países.

Promoção da literacia mediática é um dos principais desafios da ARC – Karine Andrade
O esforço para a promoção de uma literacia mediática do cidadão, o combate aos fake news e o atendimento às particularidades das novas plataformas de informação são para Karine Andrade os três grandes desafios da Regulação para a Liberdade de Imprensa e dos Média em Cabo Verde.

Cabo Verde perde dois lugares no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa
Cabo Verde desceu para o 27º lugar do Índice Mundial da Liberdade de Imprensa elaborado pelos Repórteres Sem Fronteiras. Entre países lusófonos o melhor classificado é Portugal (9º) e o pior é o Brasil (111º)

“COVID-19 é uma oportunidade para o jornalismo reconquistar confiança perdida nos últimos tempos”- Bill Hinchberger
Para o jornalista “freelancer”, escritor e consultor em Mídia e Comunicação, Bill Hinchberger, a pandemia oferece aos jornalistas uma oportunidade de reconquistar “um pouco da confiança” que tem sido perdida nos últimos tempos.

AJOC destaca que jornalistas têm estado à altura dos desafios. Governo quer fim da auto-censura
O presidente da Associação Sindical dos Jornalistas Cabo-verdianos (AJOC), Carlos Santos, considerou hoje que os profissionais da imprensa do país têm sabido estar à altura dos "múltiplos desafios" provocados pela pandemia da COVID-19.

Cabo Verde mantém-se na 25ª posição no ranking da Liberdade de Imprensa 2020
Cabo Verde mantém-se em 25ª posição no ranking da Liberdade de Imprensa 2020, divulgado hoje pelo Repórteres Sem Fronteira (RSF), distinguindo-se pela ausência de ataques contra jornalistas e uma grande liberdade de imprensa, garantida pela Constituição. A pressão sobre os meios de comunicação públicos diminui ao longo do último ano, consideram os autores do ranking.

Estado de emergência: PR observa que os direitos de informar e opinar permaneceram intactos
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, manifestou agrado por constatar que o exercício da liberdade de informar e do direito de opinião “tem sido isento de condicionamentos ou limites”, perante o estado de emergência.

Número de jornalistas mortos no valor mais baixo desde 2003
Um total de 49 jornalistas foram mortos durante 2019, revelou este mês a Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De acordo com a organização, o número é "historicamente baixo", representando uma queda de 44% em relação a 2018.

Abraão Vicente afirma que Cabo Verde tem feito “uma forte aposta” na liberdade de imprensa e de expressão
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, afirmou que Cabo Verde tem feito “uma forte aposta” na formação dos seus cidadãos, numa maior liberdade de imprensa, de expressão, tanto é que, nesse campo, já existem leis e acções governamentais que se traduzem na “qualidade” das instituições e na implementação das “melhores práticas”.

Freedom House assinala declínio da liberdade de imprensa a nível mundial
A liberdade de imprensa está em declínio em todo o mundo e diversos regimes democráticos estão a associar-se aos governos autoritários para impedir o jornalismo independente, refere a organização norte-americana Freedom House no seu relatório anual. Cabo Verde consegue um resultado de três pontos, em quatro possíveis.

Guterres afirma que “uma imprensa livre é essencial para a paz”
O secretário-geral da ONU declarou que “uma imprensa livre é essencial para a paz, a justiça, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos.”

Cabo Verde sobe quatro posições no ranking da liberdade de imprensa
Cabo Verde melhorou a sua posição no Ranking da Liberdade de Imprensa organizado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De 29º em 2018, Cabo Verde passou para 25º, em 2019. Código de ética e conduta da RTC denunciado como entrave. Desenvolvimento dos media privados continua a ser "limitado por um mercado publicitário restrito".

O Estado e a garantia de um Jornalismo independente e plural
Tem quase tantos anos como eu um texto do poeta português Alexandre O’Neill que diz: “Notícia é devoração! / Aí vai ela pela goela / que há-de engolir tudo e todos! / Aí vai ela, lá foi ela! / Nem trabalho de moela / retém notícia...”.

Cabo Verde ambiciona atingir a categoria “Bom” no ranking do Índice da Liberdade de Imprensa até 2026
O Primeiro-ministro afirmou segunda-feira que Cabo Verde pretende atingir a categoria “Bom” no ranking do Índice da Liberdade de Imprensa até 2026, mas alerta para as fake news e a desinformação que ameaçam os sistemas democráticos.

Liberdade de Imprensa como Direito Humano Fundamental: a necessidade de Defender o que é de Todos
O mês de Maio é, por natureza, o mês dos debates sobre a imprensa e sobre as condições para o funcionamento da atmosfera mediática dos países. Internacionalmente estabelecido como o Dia da Liberdade de Imprensa, o 03 de Maio é, quase sempre, precedido da publicação de alguns relatórios internacionais, como o dos Repórteres Sem Fronteiras (que trata da liberdade de imprensa, do jornalismo, das condições para as práticas jornalísticas, dos aparelhos de censuras montados por determinadas classes políticas e das perseguições à classe dos profissionais da informação em todo o mundo e da morte aos jornalistas – e ao jornalismo – mais acutilantes) e o do Departamento do Estado dos EUA, que debruça sobre um amplo catálogo de Direitos Humanos, incluindo os direitos de comunicação, entre eles o da liberdade de imprensa.
mais