Artigos sobre liberdade de Imprensa

Cabo Verde perde dois lugares no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa
Cabo Verde desceu para o 27º lugar do Índice Mundial da Liberdade de Imprensa elaborado pelos Repórteres Sem Fronteiras. Entre países lusófonos o melhor classificado é Portugal (9º) e o pior é o Brasil (111º)

“COVID-19 é uma oportunidade para o jornalismo reconquistar confiança perdida nos últimos tempos”- Bill Hinchberger
Para o jornalista “freelancer”, escritor e consultor em Mídia e Comunicação, Bill Hinchberger, a pandemia oferece aos jornalistas uma oportunidade de reconquistar “um pouco da confiança” que tem sido perdida nos últimos tempos.

AJOC destaca que jornalistas têm estado à altura dos desafios. Governo quer fim da auto-censura
O presidente da Associação Sindical dos Jornalistas Cabo-verdianos (AJOC), Carlos Santos, considerou hoje que os profissionais da imprensa do país têm sabido estar à altura dos "múltiplos desafios" provocados pela pandemia da COVID-19.

Cabo Verde mantém-se na 25ª posição no ranking da Liberdade de Imprensa 2020
Cabo Verde mantém-se em 25ª posição no ranking da Liberdade de Imprensa 2020, divulgado hoje pelo Repórteres Sem Fronteira (RSF), distinguindo-se pela ausência de ataques contra jornalistas e uma grande liberdade de imprensa, garantida pela Constituição. A pressão sobre os meios de comunicação públicos diminui ao longo do último ano, consideram os autores do ranking.

Estado de emergência: PR observa que os direitos de informar e opinar permaneceram intactos
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, manifestou agrado por constatar que o exercício da liberdade de informar e do direito de opinião “tem sido isento de condicionamentos ou limites”, perante o estado de emergência.

Número de jornalistas mortos no valor mais baixo desde 2003
Um total de 49 jornalistas foram mortos durante 2019, revelou este mês a Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De acordo com a organização, o número é "historicamente baixo", representando uma queda de 44% em relação a 2018.

Abraão Vicente afirma que Cabo Verde tem feito “uma forte aposta” na liberdade de imprensa e de expressão
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, afirmou que Cabo Verde tem feito “uma forte aposta” na formação dos seus cidadãos, numa maior liberdade de imprensa, de expressão, tanto é que, nesse campo, já existem leis e acções governamentais que se traduzem na “qualidade” das instituições e na implementação das “melhores práticas”.

Freedom House assinala declínio da liberdade de imprensa a nível mundial
A liberdade de imprensa está em declínio em todo o mundo e diversos regimes democráticos estão a associar-se aos governos autoritários para impedir o jornalismo independente, refere a organização norte-americana Freedom House no seu relatório anual. Cabo Verde consegue um resultado de três pontos, em quatro possíveis.

Guterres afirma que “uma imprensa livre é essencial para a paz”
O secretário-geral da ONU declarou que “uma imprensa livre é essencial para a paz, a justiça, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos.”

Cabo Verde sobe quatro posições no ranking da liberdade de imprensa
Cabo Verde melhorou a sua posição no Ranking da Liberdade de Imprensa organizado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De 29º em 2018, Cabo Verde passou para 25º, em 2019. Código de ética e conduta da RTC denunciado como entrave. Desenvolvimento dos media privados continua a ser "limitado por um mercado publicitário restrito".

O Estado e a garantia de um Jornalismo independente e plural
Tem quase tantos anos como eu um texto do poeta português Alexandre O’Neill que diz: “Notícia é devoração! / Aí vai ela pela goela / que há-de engolir tudo e todos! / Aí vai ela, lá foi ela! / Nem trabalho de moela / retém notícia...”.

Cabo Verde ambiciona atingir a categoria “Bom” no ranking do Índice da Liberdade de Imprensa até 2026
O Primeiro-ministro afirmou segunda-feira que Cabo Verde pretende atingir a categoria “Bom” no ranking do Índice da Liberdade de Imprensa até 2026, mas alerta para as fake news e a desinformação que ameaçam os sistemas democráticos.

Liberdade de Imprensa como Direito Humano Fundamental: a necessidade de Defender o que é de Todos
O mês de Maio é, por natureza, o mês dos debates sobre a imprensa e sobre as condições para o funcionamento da atmosfera mediática dos países. Internacionalmente estabelecido como o Dia da Liberdade de Imprensa, o 03 de Maio é, quase sempre, precedido da publicação de alguns relatórios internacionais, como o dos Repórteres Sem Fronteiras (que trata da liberdade de imprensa, do jornalismo, das condições para as práticas jornalísticas, dos aparelhos de censuras montados por determinadas classes políticas e das perseguições à classe dos profissionais da informação em todo o mundo e da morte aos jornalistas – e ao jornalismo – mais acutilantes) e o do Departamento do Estado dos EUA, que debruça sobre um amplo catálogo de Direitos Humanos, incluindo os direitos de comunicação, entre eles o da liberdade de imprensa.

A liberdade de expressão e a liberdade de imprensa
“Todos têm a liberdade de exprimir e de divulgar as suas ideias pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, ninguém podendo ser inquietado pelas suas opiniões políticas, filosóficas, religiosas ou outras. …Todos têm a liberdade de informar e de serem informados, procurando, recebendo e divulgando informações e ideias, sob qualquer forma, sem limitações, discriminações ou impedimentos. …É proibida a limitação do exercício dessas liberdades por qualquer tipo ou forma de censura”

Declaração de Acra recomenda reforço das estruturas de liberdade de imprensa
A Unesco pediu ontem a cada Estado membro para criar ou reforçar uma estrutura legal e política que garanta o respeito à liberdade de expressão e fomentar um sector de media diversificado e independente.

Presidente quer todos envolvidos no reforço da liberdade de imprensa
É preciso ser crítico, corrigir aquilo que não está bem e trabalhar para aprimorar e avançar nos níveis da liberdade de imprensa.É este o apelo do presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

“Ameaças” contra liberdade de expressão e de imprensa não condizem com democracia e liberdade de “todos”, diz a UE
A alta representante da União Europeia (EU) disse ontem que a liberdade de expressão e de imprensa estão “ameaçadas” e considerou que os ataques contra os meios de comunicação social e jornalistas são contra a democracia e a liberdade de “todos”.

PAICV acusa Governo de "atentado directo" à liberdade de imprensa
O PAICV classificou hoje, no parlamento, a reacção do Governo ao tratamento jornalístico do relatório sobre direitos humanos dos Estados Unidos como "um atentado directo" à liberdade de imprensa.

Ranking de Liberdade de Imprensa confirma sinais - oposição
O PAICV afirma que a recente avaliação da Repórteres Sem Fronteiras confirma a degradação dos sinais de liberdade de imprensa em Cabo Verde. A posição foi defendida hoje, no parlamento, pelo deputado Rui Semedo, que exorta o executivo a mudar de caminho.
mais