Artigos sobre comunicação social

Parlamento: Ministro Abraão Vicente defende que é preciso revisitar estatutos da ARC
O ministro da Cultura e das Indústria Criativas, Abraão Vicente, tutela da Comunicação Social, defendeu esta quarta-feira a necessidade de revisitar os estatutos da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC), para que possa cumprir os princípios do pluralismo.

AJOC considera injustificável a ameaça do governo de responsabilizar judicialmente os OCS
O Sindicato dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) considera injustificável a “ameaça” do Governo de responsabilizar judicialmente os órgãos de comunicação social que divulgarem "informações não verdadeiras" sobre o coronavírus.

RTC refém de um misterioso Plano Estratégico
“Nós não conhecemos absolutamente nada desse Plano”. Carlos Santos, presidente da AJOC.

Sara Pires, Presidente do Conselho de Administração da RTC : “Não há independência maior de uma empresa do que a independência financeira”
Há mais de três anos a comandar a Rádio e Televisão da Cabo Verde, Sara Pires, traça o retrato actual da maior empresa de comunicação social do país. Do frágil cenário financeiro, aos desafios constantes, passando, pelos novos projectos, como o novo estúdio de RCV na Praia ou a plataforma RTC mobile vários foram os temas desta conversa que teve como ponto de partida o Plano Estratégico 2018-2021. Perdão, 2019-2022. Perdão... Investimentos e intervenções sempre adiados.

AJOC reage : Falta de perspectivas de investimento “é preocupante”
Foi com alguma surpresa, face à forma como até agora se vinha falando do Plano Estratégico, que a AJOC recebeu a notícia de que o plano estratégico para a RTC não é uma prioridade do governo, pelo menos em 2020. Contudo, o que de facto preocupa a AJOC é a falta de investimento anunciada para o próximo ano na RTC, o que “pode ter impacto negativo na própria prestação do serviço público”.

RTC em banho-maria
O Plano Estratégico da Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC), aprovado pelo Conselho de Ministros em Fevereiro passado, não vai ser implementado no curto prazo. O motivo, falta de financiamento para a sua concretização, uma vez que não é considerado uma “prioridade” para o país. O anúncio foi feito pelo Ministro que tutela a comunicação Social, Abraão Vicente, em entrevista à televisão Pública, na qual avançou ainda que não haverá qualquer investimento na empresa fora do plano global dessa, encalhada, reestruturação.

Governo reforça quadro regulatório de conteúdos da comunicação social digital
A directora geral de Comunicação Social, Eneida Cabral, disse segunda-feira que o Governo vai avançar com um diploma no início do próximo ano para melhor regular os conteúdos dos órgãos de comunicação social digital.

“Queda na leitura de jornais é reflexo do baixo nível de literacia dos cabo-verdianos”
“Não leio”, “Leio muito pouco” ou “Leio de vez em quando”. Foram estas as respostas que as pessoas questionadas pelo Expresso das Ilhas deram sobre os seus hábitos de leitura de jornais. Os números do Instituto Nacional de Estatística apontam para um número reduzido de pessoas a lerem jornais em Cabo Verde.

Inquérito traça retrato preocupante para jornais impressos
Apenas 1% da população cabo-verdiana lê jornais, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística. Televisão é o meio de comunicação social preferido seguido das redes sociais e da rádio.

Liberdade para festejar a nossa liberdade
É tempo de comemorações. A Freedom House (agência internacional de defesa dos direitos humanos) classifica Cabo Verde como o país mais livre de África. E, se não fosse Portugal- a nos roubar o lugar- estaríamos no 1º lugar do “Pódio” em termos de liberdade dos países da CPLP. Noruega, Finlândia e Suécia continuam a ser os países mais livres do mundo, chatice! Para a próxima Cabo Verde com o pé direito entrará, com fé em Deus e na mãe santíssima, na lista dos países mais livres do planeta. Tal como Sartre, os cabo-verdianos também parecem estar condenados a serem livres.

Para Abrãao Vicente, televisões e rádios privadas não têm "estratégias comerciais adequadas"
As televisões e as rádios não têm estratégias comercias adequadas para explorar todo o potencial do mercado cabo-verdiano e o Estado "não pode continuar a transferir recursos público para o sector privado". O entendimento é do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, em declarações aos jornalistas, esta manhã, na Praia.

PAICV acusa Governo de querer condicionar vozes críticas da imprensa
O PAICV volta a chamar a atenção do Governo para a situação dos órgãos de comunicação social do país, nomeadamente privados. O maior partido da oposição refere-se à situação financeira dos órgãos, acusando o executivo de querer “manter as vozes críticas da imprensa devidamente condicionadas”.

Comunicação social e cultura em debate na Assembleia Nacional
Debate mensal com o governo foi pedido pelo MpD e centra-se nas políticas do governo para a Cultura e Comunicação Social. MpD e governo defendem sucesso das políticas implementadas, PAICV acusa ministro de ter um mau relacionamento com os jornalistas.

Estatuto de utilidade pública "é uma boa medida" - Media Comunicações
A atribuição do estatuto de utilidade pública aos órgãos de comunicação social privados, para além de reconhecer a responsabilidade do Estado no sector vai permitir "grande alívio" à tesouraria das empresas, cronicamente deficitárias, num sector que não é lucrativo. Quem o diz é a administradora da Media Comunicações.

Governo anuncia estatuto de utilidade pública para órgãos privados de comunicação social
O Governo vai dotar os órgãos de comunicação social privados de estatuto de utilidade pública. Trata-se de uma medida de incentivo para que as referidas empresas possam investir, através do valor arrecadado com o IVA, em recursos humanos e materiais, anunciou a tutela.

“É preciso salvar a comunicação social privada para salvar a democracia”
Incentivos não directos por parte do Estado, auto-regulação, investimento na literacia mediática como forma de (re)lembrar a importância dos media privados para a democracia e a criação de uma associação dos órgãos privados de comunicação social.

“Abraão Vicente passou um atestado de incompetência aos jornalistas de órgãos privados” - AJOC
O Ministro Abraão Vicente, que tutela a comunicação social, passou um “atestado de incompetência” aos jornalistas que trabalham nos órgãos privados de comunicação social. É a reacção da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) à afirmação do ministro que disse, terça-feira, que mais de 50% das notícias dos outros jornais privados são notícias da Inforpress, muitas vezes sem nenhum esforço de reescrita e muitas vezes sem a necessária citação da fonte.

Destaques da edição 890
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao debate sobre o futuro dos media: “É preciso salvar a comunicação social privada para salvar a democracia”. Conheça os principais temas da edição.

Governo da Guiné-Bissau e Sindicato de Jornalistas chegam a acordo
O Ministério da Comunicação Social e o Sindicato de Jornalistas da Guiné-Bissau assinaram segunda-feira um memorando de entendimento para equipar os órgãos de comunicação social público dos meios necessários para realizar o seu trabalho.

Sustentabilidade e melhores condições de trabalho são prioridades do novo presidente da AJOC
O jornalista Carlos Santos, eleito domingo presidente da direcção da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), promete apostar na sustentabilidade financeira das empresas privadas de comunicação social e na união da classe.
mais