Artigos sobre Comunicação Social

Desbloqueadas verbas para pagar incentivos a 22 rádios nacionais
O governo desbloqueou mais de 7.313.716 escudos para pagamento de incentivos a 22 rádios comunitárias, regionais e nacionais, conforme despacho assinado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, realocando verbas.

Sector da Comunicação Social vai constar do PEDS 2023-2026
O secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes disse hoje que o sector da comunicação social vai constar do PEDS 2023-2026, visando mostrar a importância do sector para a cidadania e o reforço da democracia.

Porto Memória: Contos Singelos 155 anos da publicação de uma obra fundacional da literatura cabo-verdiana
Guilherme da Cunha Dantas (Brava, 1849 – 1888) jornalista, poeta lírico e romântico, foi o primeiro escritor cabo-verdiano e um dos fundadores da ficção cabo-verdiana, com Contos Singelos, publicado em Mafra, Portugal, em 1867, quando tinha apenas dezoito anos de idade. Curiosamente, 1867 é também o ano em que nasceu o poeta conterrâneo, Eugénio de Paula Tavares.

Que perfil político, para Presidente da República?
Parece-me que não é segredo para ninguém a apetência que o senhor Presidente da República (PR) tem demonstrado, nestes escassos meses, ainda, da sua presidência, em arvorar-se em chefe da Oposição. E talvez seja isso mesmo que alguns esperam e exigem dele.

Mais pluralismo e menos crispação na comunicação social
Na última sessão da Assembleia Nacional de Maio foi agendado a pedido do governo um debate sob o tema comunicação social, democracia e desenvolvimento.

PM reconhece “evidentes” falhas de mercado no sector da comunicação social
O Primeiro-ministro reconheceu, hoje, que existem evidentes falhas de mercado no sector da comunicação social e apontou que o mesmo é “pequeno, fragmentado pela insularidade e de baixo rendimento face às exigências de sustentabilidade”.

MpD considera que a comunicação social livre em Cabo Verde hoje é de longe “diferente” do que foi no passado
O líder do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD), João Gomes, afirmou hoje que, em termos de comunicação social livre, a situação de Cabo Verde é de longe diferente do que já foi no passado.

PR quer apoio “muito mais forte” do Estado para a sustentabilidade do sector privado da comunicação social
O Presidente da República considerou hoje que é preciso haver “um forte apoio” do Estado à afirmação, consolidação e sustentabilidade do sector privado da comunicação, particularmente a imprensa escrita.

ARC entrega relatório de actividade à Assembleia Nacional
A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social entregou hoje à Assembleia Nacional o relatório de actividades e contas, de sondagens e inquéritos de opinião relativos a 2021.

Bá dal na rádio. Sector plural espera atenção
A diversidade do sector radiofónico não tem paralelo no panorama mediático cabo-verdiano. As rádios privadas pedem há muito políticas públicas capazes de corrigir assimetrias antigas.

Governo e Agência Lusa assinam protocolo de cooperação
O Governo e a Agência Lusa assinam na tarde desta sexta-feira, 12, um protocolo de cooperação que visa a realização de estágios curriculares de alunos do curso de Comunicação Social nas Universidades ou estabelecimentos de ensino equiparados de Cabo Verde, em Portugal.

Distribuição justa de publicidade institucional entre as medidas esperadas pelos media privados
Problemas de sustentabilidade dos meios privados de comunicação social continuam por resolver “há décadas”.

Lourenço Lopes afirma que órgãos privados de comunicação também merecem atenção por parte do Estado
O secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Lourenço Lopes, afirmou hoje que os órgãos privados de comunicação prestam serviço público e como tal devem merecer também uma atenção por parte do Estado.

Promoção da literacia mediática é um dos principais desafios da ARC – Karine Andrade
O esforço para a promoção de uma literacia mediática do cidadão, o combate aos fake news e o atendimento às particularidades das novas plataformas de informação são para Karine Andrade os três grandes desafios da Regulação para a Liberdade de Imprensa e dos Média em Cabo Verde.

AJOC bate na tecla da necessidade de “reformas urgentes” no sector da Comunicação Social
Comemora-se a 3 de Maio o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Isso, numa altura em que o último relatório do Índice Mundial da Liberdade de Imprensa dos Repórteres Sem Fronteiras (RFS) informa que Cabo Verde desceu de 25º para 27º lugar desse ranking. Para o presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), Carlos Santos, esta queda não constitui uma surpresa para a associação que representa visto que, afirma, tem vindo a chamar a atenção para a urgência das reformas nos sector da Comunicação Social.

Parlamento: Ministro Abraão Vicente defende que é preciso revisitar estatutos da ARC
O ministro da Cultura e das Indústria Criativas, Abraão Vicente, tutela da Comunicação Social, defendeu esta quarta-feira a necessidade de revisitar os estatutos da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC), para que possa cumprir os princípios do pluralismo.

AJOC considera injustificável a ameaça do governo de responsabilizar judicialmente os OCS
O Sindicato dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) considera injustificável a “ameaça” do Governo de responsabilizar judicialmente os órgãos de comunicação social que divulgarem "informações não verdadeiras" sobre o coronavírus.

RTC refém de um misterioso Plano Estratégico
“Nós não conhecemos absolutamente nada desse Plano”. Carlos Santos, presidente da AJOC.

Sara Pires, Presidente do Conselho de Administração da RTC : “Não há independência maior de uma empresa do que a independência financeira”
Há mais de três anos a comandar a Rádio e Televisão da Cabo Verde, Sara Pires, traça o retrato actual da maior empresa de comunicação social do país. Do frágil cenário financeiro, aos desafios constantes, passando, pelos novos projectos, como o novo estúdio de RCV na Praia ou a plataforma RTC mobile vários foram os temas desta conversa que teve como ponto de partida o Plano Estratégico 2018-2021. Perdão, 2019-2022. Perdão... Investimentos e intervenções sempre adiados.

AJOC reage : Falta de perspectivas de investimento “é preocupante”
Foi com alguma surpresa, face à forma como até agora se vinha falando do Plano Estratégico, que a AJOC recebeu a notícia de que o plano estratégico para a RTC não é uma prioridade do governo, pelo menos em 2020. Contudo, o que de facto preocupa a AJOC é a falta de investimento anunciada para o próximo ano na RTC, o que “pode ter impacto negativo na própria prestação do serviço público”.
mais