Artigos sobre PEDS
"Cabo Verde tem condições institucionais, engajamento e confiança dos parceiros para a implementação do PEDS II"- PM
O Primeiro-ministro afirma que Cabo Verde tem condições institucionais prontas, com experiência acumulada e também engajamento e confiança dos parceiros para a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentado 2022-2026 (PEDSII).
Mindelo acolhe VIII Reunião Ministerial da ZOPACAS e assume sua coordenação por dois anos
A cidade do Mindelo acolhe na próxima terça-feira, 18, a VIII Reunião Ministerial da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), no Centro Científico e Oceanográfico. A Declaração e o Plano Acção de Mindelo, são dois principais documentos a serem aprovados nesta Ministerial e oferecerão linhas orientadores de toda a acção a ser desenvolvida nos próximos anos, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros.
“Implementar o PEDS vai depender da coragem das lideranças”
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026, o PEDS II está em fase de conclusão e estará fechado até ao final do mês. Estrutura-se em 4 pilares – Economia, Ambiente, Social e Soberania – por onde se dividem 28 programas e cerca de 150 indicadores que traduzem os efeitos do plano, ou seja, o atingir de cada um dos objetivos do programa. Cabo Verde vive actualmente uma tripla crise – para além do choque associado às questões climáticas, com 4 anos consecutivos de seca, e da crise pandémica, o país é confrontado com a crise da guerra na Ucrânia e a consequente alta generalizada dos preços dos combustíveis e dos produtos alimentares. Mas como explica o Ministro das Finanças ao Expresso das Ilhas, este período de incertezas é conjuntural, e além de aliviar os efeitos destas crises interessa também promover a retoma económica, mantendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Como sublinha Olavo Correia, o PEDS II operacionaliza o programa do Governo e é assim o instrumento do Estado para impulsionar mudanças e acelerar o progresso.
Troca da dívida por investimento é essencial para que Cabo Verde se consiga restabelecer
Ana Graça chegou a Cabo Verde em 2018 para coordenar o sistema das Nações Unidas no país. Na hora da despedida a diplomata diz que deixa um Cabo Verde “com a mesma ambição, com a mesma vontade” que encontrou à chegada apesar do contexto internacional ser hoje “muito mais difícil, muito mais incerto”. Depois de Cabo Verde, Ana Graça vai representar a ONU no Panamá.
Sector da Comunicação Social vai constar do PEDS 2023-2026
O secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes disse hoje que o sector da comunicação social vai constar do PEDS 2023-2026, visando mostrar a importância do sector para a cidadania e o reforço da democracia.
Primeiro-ministro garante melhoria salarial só depois da crise
Novo encontro entre governo e parceiros sociais decorreu esta terça-feira. À saída da reunião Ulisses Correia e Silva voltou a pôr de parte a possibilidade de em 2023 haver aumentos salariais.
Edição 1055
Os primeiros 100 dias de José Maria Neves como Presidente da República são o principal destaque da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável lançado hoje na Praia
Os Recursos humanos e uma economia mais digital e sustentável são alguns dois eixos do Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável (PEDS), destacados pelo ministro das Finanças. Olavo Correia diz que uma economia mais sustentável, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto vista social, é fundamental para o território.
“Cabo Verde tem muitos amigos na Europa”
Carla Grijó chegou a Cabo Verde em Setembro de 2021. Na mala trazia, além da carta de missão de Bruxelas, o conhecimento da intensidade das relações entre a União Europeia e Cabo Verde. “Uma relação de longa data, que toca praticamente todas as áreas”, define. Em conversa com o Expresso das Ilhas, onde os bons créditos do país junto à Europa se destacam, a embaixadora fala da resposta à pandemia e suas lições, nomeadamente na luta contra a pobreza. Fala também do novo paradigma de cooperação, Europa Global, que prevê usar verbas da UE para alavancar financiamentos mais avultados junto a outras entidades com vista a responder aos grandes desafios que se colocam, nomeadamente a emergência climática.
A crise vai ser dura em 2020 Em 2021? Logo se vê…
O ministro das Finanças disse, recentemente, que não queria activar o “modo fúnebre”, mas o momento não está para funaná, até porque a queda do PIB, que decorre da crise provocada pela pandemia, no fundo, significa que o país está mais pobre. Uma análise aos números da crise que já chegou e à que espreita ao virar da esquina.
Segurança e saúde pública e transformação agrícola principais pilares da agenda Cabo Verde 2030
A segurança, a saúde pública, o digital e a transformação agrícola são os principais pilares da agenda de Cabo Verde para o horizonte 2030, e cuja implementação vai exigir investimentos que ultrapassem os 500 milhões de contos.
“Não queremos jovens de mãos estendidas, queremos que as usem para programar” - Pedro Lopes
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável – PEDS 2017/2021, tem como um dos objectivos transformar Cabo Verde numa plataforma digital, ancorada numa visão estratégica de Hub ICT, com alicerces sólidos de conectividade, desenvolvimento de capacidades e plataforma de serviços.
Fogo recebe X Reunião de Ministros de Turismo da CPLP
A ilha do Fogo recebe esta quarta-feira, e até sexta-feira, a X Reunião de Ministros de Turismo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).
Banco Mundial anuncia 15 milhões de dólares para desenvolvimento do sistema estatístico cabo-verdiano
O economista sénior do Banco Mundial Rob Swinkels anunciou hoje, na Cidade da Praia, a disponibilização de 15 milhões de dólares, cerca de 1,5 milhões de contos, para o desenvolvimento do sistema estatístico cabo-verdiano.
Governo investiu 234,5 milhões de euros em dois anos
O Governo aprovou 234,5 milhões de euros em investimentos, equivalentes a 53 projectos investidos entre 2018 e início de 2019.
Câmara de São Vicente anuncia execução de 99,57% do orçamento de 2018
A Câmara Municipal de São Vicente anuncia a execução de 99,57% do orçamento de 960 milhões de escudos, aprovado para 2018. É a primeira vez na história da autarquia mindelense que se consegue atingir tal desempenho, disse hoje o edil.
Governo consegue quatro pacotes de financiamento no Fórum de Doadores e Investimentos
Cabo Verde assinou ontem vários pacotes financeiros com diversos parceiros internacionais, durante o Fórum Internacional de Doadores e Investimentos de Cabo Verde, que decorre em Paris.
Destaques da edição 889
Nesta edição, os direitos humanos e a comemoração dos 70 anos da sua Declaração Universal estão em destaque no Expresso das Ilhas
Governo quer promover parcerias diplomáticas para desenvolver o país
Face à retracção da ajuda externa ao desenvolvimento e ao elevado endividamento público, o vice-primeiro ministro, Olavo Correia, avançou que o Governo vai apostar numa parceria diplomática para fomentar desenvolvimento do país.
mais