Artigos sobre START
Made in Cabo Verde
Muito se tem falado de propriedade intelectual nos últimos tempos e as razões do falatório não são as mais felizes, pois trata-se da suspeita de plágio de um logotipo estrangeiro e possível apropriação inadequada do mesmo. Custa-me muito a crer que um assunto desta importância não tenha passado pelo crivo do Instituto da Qualidade, pelouro da área da propriedade intelectual em Cabo Verde e verdadeiros responsáveis se deixaram passar tal falha, sem que se tenha feito um pré-registo da marca.
Cabo Verde quer ser uma referência mundial
África está a atrair cada vez mais nómadas digitais e Cabo Verde está também na corrida para aliciar os trabalhadores remotos. O primeiro objetivo é ser um país modelo a nível da sub-região e depois subir para o escalão global. Para já, há duas cidades que se destacam entre os melhores destinos do continente: Praia e São Vicente.
"Não podemos continuar a ter turismo sem o sector empresarial nacional" - Ministro do Turismo
O turismo cabo-verdiano já foi objecto de mil e uma análises, desde o peso do sector na economia do país à sua pouca competitividade, do potencial nunca alcançado até aos postos de trabalho criados, da qualidade versus quantidade, da análise aos destinos concorrentes aos laços frágeis com a economia local, das novas formas de promoção ao desenvolvimento sustentável. Para percebermos o que o governo quer para o sector, o Expresso das Ilhas falou com o novo Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, o economista que até há poucos meses estava na administração de um dos grupos hoteleiros que opera em Cabo Verde.
“Não queremos jovens de mãos estendidas, queremos que as usem para programar” - Pedro Lopes
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável – PEDS 2017/2021, tem como um dos objectivos transformar Cabo Verde numa plataforma digital, ancorada numa visão estratégica de Hub ICT, com alicerces sólidos de conectividade, desenvolvimento de capacidades e plataforma de serviços.
mais