Artigos sobre Ella Link
“Aquilo que o país não tem de recursos naturais pode agora compensar com o digital”
O relatório e contas de 2022 do grupo CVTelecom foi aprovado pelos accionistas na assembleia-geral da passada segunda-feira, na Praia, com os lucros a aumentarem 22,8% face a 2021, para 349 milhões de escudos, e as receitas a crescerem 7%, para os 5.252 milhões de contos. Resultados e indicadores de desempenho melhores, como refere o presidente do conselho de administração, num contexto bastante desafiante, quer a nível nacional quer internacional, caracterizado por uma tripla crise. Nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, João Domingos Correia fala ainda dos desafios e das decisões estratégicas de investimentos que deverão catapultar a empresa para a internacionalização dos negócios, entre outros temas.
“A internet não é só um negócio, mas uma ferramenta de escala social”
Perspectivando, num futuro próximo, uma economia totalmente digitalizada, o Secretário de Estado para a Economia Digital, Pedro Lopes, defende que é necessário investir na literacia digital da população cabo-verdiana. Tarifa social de internet está a ser estudada pelo governo para possibilitar uma maior cobertura do país e para “mudar a vida das pessoas”.
"Acompanhamos o que de mais inovador se faz lá fora" - José Luís Livramento
A CVTelecom nasceu da cisão dos CTT-EP, em 1994, originando a separação dos negócios correios e telecomunicações, resultando na sociedade anónima, a Cabo Verde Telecom. Seguiu-se, em 1995, a privatização da CVTelecom com a entrada do parceiro estratégico, a Portugal Telecom.
“Não queremos jovens de mãos estendidas, queremos que as usem para programar” - Pedro Lopes
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável – PEDS 2017/2021, tem como um dos objectivos transformar Cabo Verde numa plataforma digital, ancorada numa visão estratégica de Hub ICT, com alicerces sólidos de conectividade, desenvolvimento de capacidades e plataforma de serviços.
Três dias de negócios no Sal
O CVIF fica marcado por vários projectos estruturantes para o país, como a empresa de transportes marítimos Inter-Ilhas, o novo hospital da Praia, ou o Ella Link, o novo cabo submarino de fibra óptica. Outros projectos ficaram alinhavados e vai agora proceder-se à sua operacionalização e há ainda outros que vão começar em breve.
25 milhões de dólares para o cabo ELLA LINK
Empréstimo do Banco Europeu de Investimento tem prazo de 15 anos, com juros baixos e começa a ser pago daqui a 3 anos. José Luís Livramento, presidente da CVTelecom afirma que a empresa está empenhada na transformação de Cabo Verde num hub digital. Ministro das Finanças, Olavo Correia, diz que é um momento histórico.
mais