Artigos sobre Economía Digital

Apoios para o turismo e a economia azul
Banco Mundial aprovou um crédito da Associação Internacional de Desenvolvimento. São 30 milhões de dólares para o Projecto de Desenvolvimento Resiliente do Turismo e Economia Azul em Cabo Verde, com a duração de cinco anos. Haverá ainda um co-financiamento complementar de 5 milhões de dólares através de uma subvenção do Programa Global para o Fundo Fiduciário Multidoadores da Economia Azul.

“A internet não é só um negócio, mas uma ferramenta de escala social”
Perspectivando, num futuro próximo, uma economia totalmente digitalizada, o Secretário de Estado para a Economia Digital, Pedro Lopes, defende que é necessário investir na literacia digital da população cabo-verdiana. Tarifa social de internet está a ser estudada pelo governo para possibilitar uma maior cobertura do país e para “mudar a vida das pessoas”.

Evento regressa em Junho com meta de 2 mil milhões de euros em contratos
O governo espera a assinatura de acordos no valor de 2 mil milhões de euros no “Cabo Verde Investment Fórum” que acontece na ilha do Sal, durante os dias 16 e 17 de Junho, sob o lema “Cabo Verde is open to the world”.

Economia Digital: Cabo Verde aberto a parcerias e a ser actor de transformação das comunidades – secretário de Estado
O secretário de Estado da Economia Digital disse hoje que o Governo de Cabo Verde está sempre aberto a estabelecer parcerias, a aprender com outros países e a ser actor de transformação das comunidades a que pertence.

“Não vale a pena falar do digital se ele não for útil”
A NOSi Certification Autority (NOSi CA – Autoridade Certificadora) foi lançada publicamente no final do mês passado. Antes, em Novembro de 2021, a ARME tinha atribuído o certificado de Credenciação e Certificado Digital ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, mas o processo foi trabalhoso, levou dois anos a ser concluído, como conta nesta entrevista ao Expresso das Ilhas o PCA do NOSi, Carlos Tavares Pina. O Certificado Digital é a identidade electrónica de uma pessoa física ou colectiva, uma ferramenta que permite assinar documentos digitalmente com o mesmo valor jurídico da assinatura tradicional, fazer transações electrónicas, entre outras funções. E é também, acredita Carlos Pina, um instrumento fundamental para a construção do país digital que Cabo Verde quer ser.

Cabo Verde tem de se “focar nos aceleradores necessários para desenvolver” a Economia Digital e a Economia Azul - Representante do Banco Mundial em Cabo Verde
Eneida Fernandes, representante do Banco Mundial em Cabo Verde, diz, nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, quais devem ser as apostas que o país deve fazer para sair, o mais depressa possível, da crise causada pela pandemia e regressar aos níveis de crescimento que registava em 2019. Quanto à guerra na Ucrânia, a representante do Banco Mundial afirma que os impactos já se estão a fazer sentir.

“Estamos todos alinhados com o plano de retoma”
Público e privado, partidos políticos e instituições financeiras, parceiros sociais e classe empresarial, segundo a secretária de estado há um consenso alargado à volta do Plano de Retoma da Economia, que será uma realidade dentro de um mês. Um plano que, garante a governante, tem as condições de financiamento mais vantajosas de sempre. O regresso da normalidade económica, com todas as incertezas que ainda existem, já está em marcha e esta conversa com o Expresso das Ilhas ajuda a perceber qual será a direcção da recuperação cabo-verdiana.

Parceiros apoiam Plano de Retoma do sector privado
Parceiros sociais e governo estiveram reunidos, na sexta-feira, 25 de Fevereiro, para mais uma ronda de negociações de concertação social. Plano de Retoma do sector privado e revisão do Código Laboral foram os temas em agenda. Parceiros sociais temem consequências que a guerra na Ucrânia pode trazer para Cabo Verde.

Número de utilizadores da internet aumentou em Cabo Verde, mas 38,1% da população permanecia offline no início do ano
A maior parte dos países ligados à Internet está a crescer mais rápido do que antes da pandemia. Em Cabo Verde, entre 2021 e 2022, o número de utilizadores da internet e das redes sociais aumentou em 3.620 e 4.800 pessoas, respectivamente. Estas são algumas das conclusões do novo Relatório de Visão Geral Global Digital 2022, publicado no mês de Fevereiro.

Novo PEDS vai “aproveitar melhor as potencialidades que temos em Cabo Verde”
Governo apresentou nova versão do Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS). Ao Expresso das Ilhas o Director Nacional de Planeamento aponta quais são os eixos centrais deste que já é conhecido como PEDS II.

Operadoras confiantes no futuro
As duas operadoras de telecomunicações existentes no mercado nacional estão confiantes para o futuro próximo. CVTelecom e Unitel T+ apostam no digital para encontrar novos clientes e expandir mercados.

Primeiro-ministro quer Economia Digital a valer 25% do PIB
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, traçou esta quarta-feira, 12, o objetivo de a Economia Digital contribuir com 25% do Produto Interno Bruto (PIB), no âmbito da “ambição” de transformar o arquipélago numa plataforma digital em África.

Oposição pede mais investimento no digital. MpD aponta desafio de posicionar Cabo Verde como hub digital em África
O PAICV considera que os sucessivos governos fizeram, ao longo dos anos, progressos assinaláveis no domínio digital. Mas o partido defende que é preciso fazer mais, nomeadamente no que diz respeito à promoção da implantação de redes de banda larga, melhorar a oferta de serviços digitais, estimular o desenvolvimento de serviços, produtos e aplicações inovadoras e promover a inclusão digital.

Fundo de acesso universal à internet operacional no primeiro trimestre de 2022 - Governo
O Governo anuncia a operacionalização do fundo de acesso universal à Internet e a criação da tarifa social no primeiro trimestre do próximo ano. O objectivo é assumir a internet como um bem essencial, acessível a todos.

Não basta ter leis, é preciso operacionalizar a legislação
O cibercrime faz parte das dores de crescimento da economia digital. Ao mesmo tempo, o crime cibernético é, actualmente, um dos principais riscos para o e-commerce africano, especialmente neste momento, em que o continente está em transição para a Área de Livre Comércio Continental (AfCFTA). Há benefícios e perigos na economia digital, razões para, como refere ao Expresso das Ilhas o presidente da ARME (Agência Reguladora Multissectorial da Economia), Isaías Barreto da Rosa, considerar a questão da cibersegurança como um desígnio nacional.

“Sou o candidato que melhor pode garantir união e independência”
Numa conversa onde a Constituição é guia, Carlos Veiga apresenta a sua candidatura à Presidência da República, confiante de que é o candidato mais bem preparado para o cargo. União e Independência é o seu lema, e é nesse ambiente que promete defender os interesses e direitos de todos os cabo-verdianos, rumo ao real desenvolvimento do país.

Parque Tecnológico terá um ecossistema na área da formação para servir os jovens
O Secretário de Estado para a Economia Digital, Pedro Lopes, disse hoje que o Parque Tecnológico, que está a ser construído na em Achada Grande Frente na cidade da Praia, vai servir aos jovens, uma vez que terá todo um ecossistema na área da formação, empreendedorismo, podendo inclusive alojar empresas de base tecnológica.

Cabo Verde Digital lança concurso para participação de 10 projectos tecnológicos no Web Summit-21
O governo, através do programa Cabo Verde Digital, lança um concurso para a selecção de projectos de base tecnológica, que irão participar no Web Summit 2021, no âmbito do programa GoGlobal.

Lançamento da primeira edição da Huawei ICT Competition em Cabo Verde
No passado sábado, dia 4 de Setembro a gigante empresa chinesa de telecomunicações a Huawei, fez no largo do Auditório Nacional o lançamento oficial do Programa “Huawei ICT Competition Cabo Verde 2021”.

A transformação digital das empresas é inevitável
A Pró Empresa foi criada em Maio de 2017 com o objectivo de actuar no ecossistema empresarial promovendo a competitividade, o empreendedorismo e as empresas. Em entrevista ao Expresso das Ilhas Pedro Barros faz balanço positivo desses quatro anos, quer a nível da assistência técnica às empresas, quer na organização dos dossiês necessários para apresentação junto das instituições financeiras. Pedro Barros reconhece, porém, constrangimentos relacionados com a dimensão do mercado interno e com os custos de produção, além da ainda elevada burocracia e a necessidade de acelerar reformas económicas, constrangimentos que foram ampliados pela pandemia da Covid-19. Pedro Barros fala ainda das medidas de mitigação dos efeitos da pandemia, cuja gestão é da responsabilidade da Pró Empresa e que atingiu um montante de cerca de 4 milhões de contos e garante que os próximos tempos vão ser completamente diferentes e estarão muito associados à economia digital.
mais