Artigos sobre Economía Digital
Cabo Verde precisa de 163 milhões de dólares por ano para a transformação estrutural
Energia, transportes, educação e transformação digital, pesquisa e conhecimento, estas são as áreas onde terão de haver mudanças no país, até 2030, como mostra o último Outlook do Banco Africano de Desenvolvimento. Isto significa investir 7,3% do PIB todos os anos. Não é impossível, mas estes recursos não estão disponíveis.
“Em política, não basta realizar, é preciso gerir expectativas” - Francisco Tavares, consultor de Planeamento Estratégico e Políticas Públicas
O Instituto Nacional de Estatística divulgou recentemente as Estatísticas do Mercado de Trabalho, bem como o III Inquérito sobre Governança, Paz e Segurança, dois documentos que tomam o pulso à realidade socioeconómica e às percepções da população sobre aspectos fundamentais da política, democracia e vida em comum. Em análise aos dados, e com foco na juventude, o consultor Francisco Tavares destaca a necessidade de alinhar políticas públicas com as expectativas dos jovens para evitar a sua saída do país e melhorar a percepção da população sobre os políticos.
“A imprevisibilidade continua. Vai ser um ano tenso”
Com a volatilidade a persistir nas relações internacionais, a incerteza económica deverá continuar em 2024. Para o presidente da Câmara de Comércio de Barlavento, Jorge Maurício, tal obriga a uma gestão atenta e dinâmica. Do Estado, espera uma administração mais célere, capaz de acompanhar o tempo dos negócios. A aguardar mexidas no Código Laboral, deseja que estas tragam mais produtividade e menos absentismo. Sobre o programa de privatizações, o líder associativo realça a necessidade de se chamarem parceiros internacionais, capazes de dar escala, e destaca o papel que pode estar reservado aos empresários nacionais.
“A nossa humanidade está no que fomos, no que somos e nos nossos valores éticos”
Com o fim de mais um ano, chega a altura das habituais retrospectivas sobre os últimos 12 meses. Lígia Dias Fonseca, advogada, antiga Primeira Dama, e autora de diversos artigos de opinião, essencialmente sobre questões sociais, foi a convidada escolhida para um balanço comentado dos principais acontecimentos – os maus, mas também os bons – que marcaram o país e o mundo. Uma entrevista em que compartilha a sua visão pessoal sobre 2023, reflecte o presente e antevê o ano que aí vem. E na qual apela também a uma forte aposta na educação, que passe pelos conhecimentos tecnológicos, mas também pela história e filosofia, criando as bases éticas a tomada de decisões certas num futuro desafiante, que, aliás, já está à porta.
Entre crescimento, tecnologias e modelos esgotados
Uma das notícias do ano surgiu já no finzinho de 2023: Cabo Verde foi contemplado com mais um compacto da Millennium Challenge Corporation, o terceiro que o país recebe. Mas este foi igualmente o ano em que os pequenos estados insulares deram um murro na mesa para exigir um combate sério às alterações climáticas e em que Cabo Verde começou a atrair mais interesse para os nómadas digitais. Ainda em 2023, Cabo Verde foi uma das economias que mais cresceu na África subsaariana, mas o modelo de desenvolvimento foi considerado exausto pelo Banco Mundial.
“O país precisa de perceber claramente que tem que investir forte na cibersegurança” - Carlos Tavares Pina
O governo quer transformar Cabo Verde numa Plataforma Digital em África e fazer da Economia Digital um dos maiores geradores de riqueza atingindo, em 2030, uma contribuição não abaixo de 25% para o PIB. O desenvolvimento da economia digital pressupõe enfrentar e vencer os desafios da infra-estruturação tecnológica, ou seja, da conectividade, da eficiência e autonomia energética, da capacitação, investigação e inovação tecnológica, da transformação digital das empresas, do mercado digital, tirar proveito do dividendo demográfico através de um forte investimento na população jovem.
Cabo Verde quer ser uma referência mundial
África está a atrair cada vez mais nómadas digitais e Cabo Verde está também na corrida para aliciar os trabalhadores remotos. O primeiro objetivo é ser um país modelo a nível da sub-região e depois subir para o escalão global. Para já, há duas cidades que se destacam entre os melhores destinos do continente: Praia e São Vicente.
Startups nacionais na Arena Tecnológica Internacional
Edição deste ano da Web Summit – cujo tema é a Inteligência Artificial – tem um recorde de 2600 startups, 10 delas cabo-verdianas e que podem ser visitadas no stand E304. Cabo Verde regressa ao maior certame mundial para continuar a promover as Ilhas Tecnológicas da África Ocidental.
Turismo: Cabo Verde vê crescer interesse dos mercados internacionais
Instituto do Turismo prevê que no próximo ano mais de um milhão de turistas visitem o país. Número que deverá duplicar até 2030. Instituto Nacional de Estatística aponta para uma maior diversificação de países emissores.
Cimeira dos ODS: Alerta global para fazermos mais, melhor e mais rápido pelo Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo no mundo
Na semana que decorreu a Cimeira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2023 em Nova Iorque, convocada pelas Nações Unidas, é com grande entusiasmo que partilho tanto reflexões globais, pela esperança que trazem como as que emergiram dos compromissos da consulta nacional sobre os ODS, realizada em Cabo Verde, no dia 8 de setembro.
Cabo Verde promove fórum de negócios nos EUA
Cabo Verde vai promover na quinta-feira, nos EUA, oportunidades de negócio nas áreas da economia digital, recursos marinhos e transição energética, durante um fórum de negócios em Nova Iorque, anunciou hoje a organização.
Acelerar o desenvolvimento com inovação e inclusão no digital
Na semana passada a transição para o digital mereceu atenção em vários fóruns do mundo como uma das grandes questões da actualidade. Na cimeira dos G20, no dia 9 de Setembro, a Índia, que presidiu o encontro, pôs o foco na necessidade da construção de uma Infraestrutura Digital Pública, DPI em inglês, que nas palavras do primeiro-ministro indiano Modi deve servir enquanto veículo de inovação e de inclusão como acelerador para se atingir os objectivos de desenvolvimento sustentável, ODS.
Fazer ouvir a voz de África
Mais de 300 ministros, governadores dos bancos centrais africanos e outros responsáveis, de 66 nacionalidades, estiveram no Sal, a participar no African Caucus 2023, onde se debateu o futuro do continente. O tema principal foi as “Novas Modalidades e Mecanismos para Financiar o Desenvolvimento Económico em África” e dos três dias saiu a vontade clara para reformar o sistema financeiro internacional.
Leonilde dos Santos, PCA da ARME: “Toda a regulação visa a eficiência, justiça tarifária e qualidade de serviço”
Com uma actuação transversal, a Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) trabalha em várias áreas estratégicas para o desenvolvimento económico do país e com impacto directo na economia doméstica de cada um de nós.
“Aquilo que o país não tem de recursos naturais pode agora compensar com o digital”
O relatório e contas de 2022 do grupo CVTelecom foi aprovado pelos accionistas na assembleia-geral da passada segunda-feira, na Praia, com os lucros a aumentarem 22,8% face a 2021, para 349 milhões de escudos, e as receitas a crescerem 7%, para os 5.252 milhões de contos. Resultados e indicadores de desempenho melhores, como refere o presidente do conselho de administração, num contexto bastante desafiante, quer a nível nacional quer internacional, caracterizado por uma tripla crise. Nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, João Domingos Correia fala ainda dos desafios e das decisões estratégicas de investimentos que deverão catapultar a empresa para a internacionalização dos negócios, entre outros temas.
Levantando o cheque da infraestrutura digital
Cada uma destas empresas tem uma avaliação do mercado de ações (e receitas) que excede o PIB da maioria dos países
Cabo Verde leva economia digital ao Rio de Janeiro
O Brasilim vai ao Brasil e com o projecto tecnológico do arquipélago na bagagem. A comitiva cabo-verdiana, liderada pelo Primeiro-ministro, parte este domingo para a primeira Web Summit fora da Europa. O objectivo, um contacto exploratório com o mercado da América Latina, num dos maiores eventos de tecnologia do mundo. A Cabo Verde Digital seleccionou duas startups para representar o país, tendo em conta, entre outros, critérios como o alinhamento estratégico e o grau de inovação.
Reforço da cooperação com São Tomé e Príncipe depende de ligações regulares entre os arquipélagos - PR
A criação de ligações marítimas e aéreas entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe é o que falta para reforçar ainda mais a cooperação e os laços que unem os dois países. É pelo menos esta a percepção do Presidente da República, José Maria Neves Neves, em declarações à imprensa, em São Vicente, no final da visita do homólogo de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova.
Literacia digital é essencial, defende especialista
A cibersegurança tem vindo a tornar-se uma preocupação crescente a nível mundial devido ao aumento da dependência das tecnologias da informação e à evolução dos ataques cibernéticos. Governo promoveu seminário para transformar Cabo Verde numa referência na área da cibersegurança.
“Implementar o PEDS vai depender da coragem das lideranças”
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026, o PEDS II está em fase de conclusão e estará fechado até ao final do mês. Estrutura-se em 4 pilares – Economia, Ambiente, Social e Soberania – por onde se dividem 28 programas e cerca de 150 indicadores que traduzem os efeitos do plano, ou seja, o atingir de cada um dos objetivos do programa. Cabo Verde vive actualmente uma tripla crise – para além do choque associado às questões climáticas, com 4 anos consecutivos de seca, e da crise pandémica, o país é confrontado com a crise da guerra na Ucrânia e a consequente alta generalizada dos preços dos combustíveis e dos produtos alimentares. Mas como explica o Ministro das Finanças ao Expresso das Ilhas, este período de incertezas é conjuntural, e além de aliviar os efeitos destas crises interessa também promover a retoma económica, mantendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Como sublinha Olavo Correia, o PEDS II operacionaliza o programa do Governo e é assim o instrumento do Estado para impulsionar mudanças e acelerar o progresso.
mais