Artigos sobre Literatura

Vera Duarte considera a escrita uma forma de “quebrar barreiras” e conhecer novas famílias literárias
A escritora cabo-verdiana Vera Duarte considerou hoje, em Lisboa, que escrever tem sido uma forma de “quebrar barreiras” e uma forma de conhecer outros autores, que chama de “família literária” em diferentes países do mundo.

Edição 1125
O uso de drogas sintéticas na Praia e em São Vicente faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.

Ondina Ferreira leva “viagem” pela literatura e filosofia à Uni-CV
Filhos do seu tempo, os movimentos literários sempre seguiram as correntes filosóficas em voga a cada momento. Esta ligação, unilateral, foi o mote para uma conversa aberta com a professora jubilada Ondina Ferreira, que teve lugar hoje na Uni-CV e na qual se fez uma viagem por vários períodos do pensamento filosófico, logo da literatura.

Sugestões para fim-de-semana
Para este fim-de-semana temos algumas sugestões. Para quem está na Cidade da Praia acontece, esta sexta e sábado, a 29ª edição do Festival da Gamboa, na praia da Gamboa, que terá actuação de mais de 20 artistas nacionais.

Escritora Paulina Chiziane pede descolonização da língua portuguesa
A escritora moçambicana Paulina Chiziane defendeu hoje que a língua portuguesa, para ser de todos os povos que a falam, precisa de “tratamento, limpeza, descolonização”, dando como exemplo a maneira como algumas palavras surgem definidas nos dicionários.

Prémio Booker Internacional revela 13 nomeados para edição de 2023
O prémio Booker Internacional revelou hoje os 13 livros nomeados para a edição deste ano, de autores provenientes de 12 países e 11 línguas.

Nobel Abdulrazak Gurnah diz que literatura ajuda a conhecer colonização
O Nobel da Literatura de 2021, o tanzaniano Abdulrazak Gurnah, defende que a ficção literária pode ajudar a conhecer a história da colonização portuguesa e outras, mas não substitui o trabalho científico dos investigadores.

Vencer o Prémio Camões é reconhecimento do “longo trabalho em literatura”
Silviano Santiago, de 86 anos, anunciado esta segunda-feira como vencedor do Prémio Camões 2022 afirmou que este é um reconhecimento do seu “longo trabalho em literatura".

Para uma boa leitura de um romance ou de um poema
Faz, esta semana, um mês que publiquei o meu primeiro livro, intitulado: Mãe, sua benção!», cuja apresentação esteve ao cargo dos escritores António Ludgero Correia, na Praia, concretamente na Livraria Pedro Cardoso, na Fazenda, e Hermínia Ferreira Curado, em Pedra Badejo, mais concretamente no restaurante «Falucho, Paradise».

Ilhas africanas de língua portuguesa reavivam literatura infanto-juvenil
Um projecto coordenado pela organização não-governamental portuguesa Associação Marquês de Valle Flor está a reforçar a literatura infanto-juvenil com produção local e emprego cultural criativo em ilhas de quatro Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Abertas inscrições para 8ª ediçãodo Prémio Revelação Literário UCCLA-CML
A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciaram a abertura da 8ª edição do Prémio de Revelação Literária UCCLA/CML-Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa.

Sugestões para fim-de-semana
Para quem quer passar um fim-de-semana diferente temos aqui algumas sugestões. Se está na ilha do Sal sabe que decorre por estes dias, a 4ª edição do Festival de Literatura Mundo-Sal e o Festival Nacional de Teatro (SalEncena).

"O que queremos com a palavra é procurar novos destinos" - Dina Salústio
A escritora Dina Salústio, distinguida sexta-feira com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2022, considera que a distinção é importante para literatura cabo-verdiana, por continuar a ultrapassar fronteiras e a chegar a outros destinos.

Versão italiana de “A sedutora tinta de minhas noutes” de Jorge Carlos Fonseca é apresentada hoje em Itália
A versão italiana do livro “A sedutora tinta de minhas noutes”, do escritor e ex-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, é lançada hoje na cidade de Roma, na Itália, conforme informações avançadas pelo próprio autor.

Escritora moçambicana Paulina Chiziane vence Prémio Camões
A escritora moçambicana Paulina Chiziane é a vencedora do Prémio Camões 2021, numa escolha feita por unanimidade, anunciou hoje a ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca.

Abdulrazak Gurnah vence Nobel da Literatura
A Academia Sueca laureou o escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah “pela sua penetração compassiva e intransigente dos efeitos do colonialismo e do destino dos refugiados no fosso entre culturas e continentes". O autor de nacionalidade tanzaniana tem 73 anos.

Edição 1020
A manchete desta edição do Expresso das Ilhas é dedicada à primeira sessão parlamentar desta legislatura.

Morreu John le Carré, o espião que se tornou escritor
O escritor britânico John le Carré, um dos autores mais proeminentes de ficção de espionagem em inglês, morreu, aos 89 anos, informou o seu agente.

Daniel Medina eleito presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras
O jornalista e escritor Daniel Medina foi eleito hoje presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras e prometeu que a sua liderança vai dar a continuidade com as linhas gerais do processo iniciado com o poeta Corsino Fortes.

O Que é Cultura?
No encerramento do Festival do Livro Morabeza – 2019 participarei da conversa com a escritora americana Shauna Barbosa, cabo-verdiana descendente, moderada pela professora Eurídice Monteiro, sobre o tema “Mulher e Cultura”. Preciso de balizas e lembro o meu professor de antropologia Mesquitela Lima, dizendo que Cultura é tudo o que o Homem acrescenta à sua natureza. Nos anos setenta, ou mesmo oitenta e mais, não se associava a mulher às definições pretendidas como universais e é somente a partir da Conferência de Beijing ou muito perto deste evento que o homem, pelo menos para as Nações Unidas, deixa de representar a mulher ou, simplesmente, deixa de ser proclamado sinónimo de humanidade. Maio de 68 estava longe, mas a aprendizagem continuava.
mais