Artigos sobre Dina Salústio

"O que queremos com a palavra é procurar novos destinos" - Dina Salústio
A escritora Dina Salústio, distinguida sexta-feira com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2022, considera que a distinção é importante para literatura cabo-verdiana, por continuar a ultrapassar fronteiras e a chegar a outros destinos.

Dina Salústio recebe Prémio Guerra Junqueiro Lusofonia 2022
A escritora cabo-verdiana Dina Salústio recebe esta sexta-feira, 25, o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2022. A cerimónia de entrega do prémio acontece hoje, às 18h00, na Biblioteca Nacional, na cidade da Praia.

Academia Cabo-verdiana de Letras vai homenagear Dina Salústio
A Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL) realiza esta sexta-feira, 25, um Encontro Internacional de Escritoras, onde vai homenagear a escritora Dina Salústio, por ocasião do seu aniversário.

Raiz di Polon e Dina Salústio distinguidos com prémio Prestígio RDP África 25 anos
A companhia de dança Raiz di Polon foi distinguida na passada sexta-feira, 17, com o prémio Prestígio, na gala RDP África 25 anos, na categoria dança. E na categoria literatura, o prémio Prestígio foi para a escritora Dina Salústio.

O Charme Discreto da Poeta e Prosadora
Ninguém nasce no dia que viria a ser o da mulher Cabo-verdiana impunemente!

“A reedição de Mornas eram as Noites é o reconhecimento do percurso notável de Dina Salústio”- ministro da Cultura
Reeditar Mornas eram as Noites, na Colecção Clássicos, da Biblioteca Nacional, “é reconhecer uma das damas mais conceituadas da literatura cabo-verdiana”, enalteceu Abraão Vicente durante o lançamento da obra que teve lugar, esta quinta-feira, na Biblioteca Nacional, na Praia.

Crónicas da Dina Salústio: “Las estrellas solo brillan cuando el cielo está oscuro”
Tão pequeno o mundo que fazemos que nele não cabem opiniões e perceções diferentes?

Dina Salústio finalista do Prémio Oxford-Weidenfeld de Tradução 2020
“A tradução não é apenas uma questão de palavras: é uma questão de tornar inteligível uma cultura inteira”. (Anthony Burgess)

Cabo Verde é tema da revista inglesa on-line WWB
Fundada em 2003, a Words Without Borders é uma revista on-line que tem como propósito expandir a compreensão cultural por meio da tradução, publicação e promoção da melhor literatura internacional contemporânea.

Destaques da edição 956
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca o coronavírus e o impacto na economia.

Duas décadas de escrita ficcional
Lançado o mais recente romance de Germano de Almeida, O Último Mugido, título que dá continuidade a O Fiel Defunto (2018). Pretexto para um breve balanço sobre a escrita ficcional cabo-verdiana deste Séc. XXI.

Destaques da edição 937
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca as novas medidas de segurança: Mão dura para reincidentes e lei de armas vai ser revista.

“Quando aparecemos ninguém nos lia”
Nesta segunda e última parte da entrevista as escritoras Dina Salústio e Vera Duarte continuam a sua reflexão sobre a escrita no feminino e debruçam-se sobre as suas mais significativas produções literárias.

“Mesmo que não tivesse um único leitor, continuaria a escrever”
Vera Duarte e Dina Salústio são seguramente as duas autoras cabo-verdianas com maior projecção internacional. As suas obras têm sido distinguidas em diversas ocasiões e são estudadas em várias universidades estrangeiras. Antes da partida para o Brasil onde vão participar de 12 a 25 de Agosto em diversas actividades literárias, o Expresso das Ilhas conversou com as escritoras sobre vários tópicos ligados à literatura cabo-verdiana, desde a sua almejada internacionalização até à complexidade e os desafios da escrita no feminino.

Dina Salústio soma novo romance à sua bibliografia
Com a chancela da Rosa de Porcelana editora, chega esta sexta-feira ao público o novo livro de Dina Salústio. Dez anos depois, “Veromar” traz de volta a escritora ao romance, depois de há precisamente um ano ter regressado às publicações com o livro de contos “Filhos de Deus”.

“A Louca de Serrano” conquista o Prémio Pen de Tradução
Entre as obras de 17 países distinguidas com o Prémio Pen Reino Unido de Tradução de 2018 encontra-se o romance da escritora cabo-verdiana Dina Salústio, “The Madwoman of Serrano” na versão traduzida pela editora Dedalus Books.

Obra de Dina Salústio entre os finalistas ao Prémio PEN de tradução
O romance "A Louca de Serrano”, de Dina Salústio, está entre os finalistas ao Prémio PEN de tradução, que engloba escritores de 17 países e dez idiomas. O romance da cabo-verdiana é um de dois livros de língua portuguesa na lista final. “A Resistência”, do escritor brasileiro Julián Fuks, é o outro finalista.

Novos contos de Dina Salústio são sobre a modernidade e a liberdade
Chama-se “Filhos de Deus” e é o novo livro de contos de Dina Salústio, apresentado na quinta-feira na Biblioteca Nacional. Trinta e cinco contos que a autora diz serem sobre Cabo Verde e muito virados para os jovens.

Edição 859 – 16 de Maio
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com Óscar Santos: Há 18 anos que a Praia espera pelo Estatuto Especial.

Dina Salústio no Festival Rota das Letras, em Macau
A escritora cabo-verdiana Dina Salústio participa,em Macau, em mais uma edição da Rota das Letras. A participação da escritora acontece no âmbito da parceria estabelecida entre a Morabeza – Festa do Livro e o Festival Rota das Letras.
mais