​Academia Cabo-verdiana de Letras vai homenagear Dina Salústio

PorDulcina Mendes,23 mar 2022 12:06

A Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL) realiza esta sexta-feira, 25, um Encontro Internacional de Escritoras, onde vai homenagear a escritora Dina Salústio, por ocasião do seu aniversário.

Neste encontro, que acontece na cidade da Praia até domingo, 27, além da homenagem à escritora serão levadas a cabo outras actividades, nomeadamente um momento cultural com declamação de poesia, a apresentação da revista SOCA Magazine e ainda a palestra “O Papel da Mulher na Cidadania e nos Direitos Humanos”.

Na sexta-feira, 25, haverá a Gala Literária da SOCA com entrega de direitos autorais, que vai acontecer num dos hotéis da cidade. A apresentação de livro da escritora portuguesa Rosabela Afonso, a Mesa Redonda sobre a importância das Mulheres na Escrita e o anúncio e entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro à escritora Dina Salústio, são outras actividades que vão acontecer neste encontro.

Nascida em 1941, em Santo Antão, a escritora e poetisa cabo-verdiana publicou em 1994 uma coletânea de 35 contos intitulada “Mornas Eram as Noites”, e estreou-se no romance com “A Louca de Serrano”, em 1998.

Dina Salústio foi uma das fundadoras da Associação dos Escritores Cabo-verdianos, assim como de diversas publicações literárias. Paralelamente à sua actividade de escritora, foi professora, assistente social e jornalista em Cabo Verde, assim como em Portugal e em Angola. Dirigiu também um programa de rádio dedicado a assuntos educativos e foi produtora de rádio. Trabalhou ainda para o Ministério dos Assuntos Exteriores de Cabo Verde.

Foi galardoada com o 1.º prémio de literatura infanto-juvenil de Cabo Verde (1994). Prémio em literatura infanto-juvenil dos Países Africanos de Língua Portuguesa (2000) e Prémio Rosalía de Castro para a Literatura em Língua Portuguesa – PEN Galiza, Espanha (2016). Ao projecto de tradução do seu romance “A Louca de Serrano” foi concedido o PEN Award da Inglaterra.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,23 mar 2022 12:06

Editado porAndre Amaral  em  29 mai 2022 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.