Dina Salústio recebe Prémio Guerra Junqueiro Lusofonia 2022

PorDulcina Mendes,25 mar 2022 10:45

​A escritora cabo-verdiana Dina Salústio recebe esta sexta-feira, 25, o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2022. A cerimónia de entrega do prémio acontece hoje, às 18h00, na Biblioteca Nacional, na cidade da Praia.

A cerimónia terá lugar durante o Encontro de Escritoras Lusófonas, promovido pela Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL) e pela Sociedade Cabo-Verdiana de Autores (SOCA).

Segundo uma nota enviada às redacções, a vice-presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta e vereadora da Cultura, Ana Luísa Peleira, afirma que é um privilégio poder entregar um prémio destes e destacar o papel do feminino na literatura lusófona. “Mulheres que, tal como Guerra Junqueiro, patrono desta iniciativa, são activistas no plano social, económico e cultural. Ousam desafiar paradigmas e fazem valer a sua voz, cada vez mais e melhor”.

Já a curadora do Prémio, Avelina Ferraz, acrescentou que Dina Salústio é um marco na literatura cabo-verdiana. “Muito crítica relativamente à sociedade contemporânea, a sua obra espelha uma discussão baseada na desigualdade de género, apontando caminhos e soluções, com recurso a uma linguagem muito própria”.

Conforme a mesma fonte o papel social, político e cultural que Guerra Junqueiro assumiu no seu tempo foram e continuam a ser fonte de inspiração para escritores e poetas. “Este prémio literário dá voz a quem, como ele, pretende manter em aberto todos os temas pertinentes e que façam deles as suas próprias causas, através da escrita”.

Por seu lado, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, felicitou a escritora cabo-verdiana pela distinção com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia – 2022.

Segundo Abraão Vicente, para Cabo Verde, este prémio distingue não só uma personagem importante da nossa escrita, mas o percurso de Dina Salústio na literatura.

“Dina Salústio é uma escritora cabo-verdiana premiada e representativa da escrita cabo-verdiana. Portanto, mais este reconhecimento da lusofonia realça o perfil único como escritora e literatura cabo-verdiana. É um prémio que consolida a sua consagração”, realça.

O governante reforçou ainda que este prêmio é um orgulho para Cabo Verde. “Dina Salústio merece todo o reconhecimento e exaltação pelo trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos na literatura cabo-verdiana, inspirando e sendo uma expressiva e original voz literária feminina do actual panorama literário cabo-verdiano”.

O Prémio Literário Guerra Junqueiro é promovido no âmbito do FFIL - Freixo Festival Internacional de Literatura, que se realiza desde 2017, em Freixo de Espada à Cinta, vila anfitriã do Prémio Guerra Junqueiro em Portugal.

Instituído desde 2017, em Portugal, o primeiro prémio foi atribuído a Manuel Alegre, seguindo-se Nuno Júdice, em 2018, José Jorge Letria em 2019, Ana Luísa Amaral em 2020, em 2021, o prémio foi atribuído a Hélia Correia. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,25 mar 2022 10:45

Editado porA Redacção  em  8 dez 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.