Artigos sobre Germano Almeida
Germano Almeida e José Luiz Tavares na final do prémio brasileiro de literatura Oceanos
Os autores cabo-verdianos Germano Almeida e José Luiz Tavares, assim como os portugueses Nuno Júdice e Hélia Correia , e o autor moçambicano Álvaro Taruma, estão entre os dez finalistas do Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, realizado no Brasil.
Adaptação da obra “Dona Pura e os Camaradas de Abril” de Germano Almeida no Festival Internacional do Alentejo
A peça de teatro “Dona Pura e os Camaradas de Abril”, fruto da adaptação da obra do escritor cabo-verdiano, Germano Almeida, com o mesmo nome, estreia-se em Maio de 2024 no Festival Internacional do Alentejo, Portugal.
Germano Almeida defende criação de mais concursos literários para incentivar a escrita dos jovens
O escritor Germano Almeida defendeu a criação de mais concursos literários em Cabo Verde, sobretudo por parte do Governo e instâncias oficiais, no sentido de incentivar a escrita por parte dos jovens e não só.
Novo livro de Germano Almeida resgata caso de adultério passado no século XIX
O novo livro do escritor Germano Almeida, “Infortúnios de um Governador nos Trópicos”, resgata um caso de adultério passado no início do século XIX, na então colónia de Cabo Verde, disse o autor à agência Lusa.
O Estado Constitucional, a separação de poderes e os delírios de Germano Almeida
“Aquilo que o Tribunal Constitucional decidir, está decidido e cumpre-se. Acabou!” Presidente J.C. Fonseca, outubro de 2021
Incerto Amor1
O inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR-III – 2018) evidenciou que a idade mediana na primeira união para as mulheres de 30-49 anos estima-se a 25,5 anos, contra 29,1 anos para os homens de 30-59 anos. No geral, não se verificou variações importantes entre 2005 e 2018.
Germano Almeida na 7ª edição da Festa do Livro na Amadora
O escritor cabo-verdiano Germano Almeida vai participar na 7ª edição da Festa do Livro na Amadora (Portugal), que decorre de 08 a 11 de Setembro, no âmbito do 43º aniversário daquele município.
Romance “A Confissão e a Culpa” de Germano Almeida lançado na Praia
A obra “A Confissão e a Culpa” do escritor cabo-verdiano, Germano Almeida será lançado esta sexta-feira, 10, na cidade da Praia.
Festival Escritaria: Ministro da Cultura descreve Germano Almeida como “uma figura maior” da cultura cabo-verdiana
O ministro da Cultura, Abraão Vicente, considerou ser “uma honra” estar o escritor Germano Almeida a ser homenageado no Festival Literário Escritaria, em Portugal, ainda mais sendo esta “uma figura maior” da cultura cabo-verdiana”.
Germano Almeida homenageado no 14.º Festival Literário Escritaria, em Portugal
O escritor cabo-verdiano Germano Almeida, Prémio Camões em 2018, será homenageado no 14.º Festival Literário Escritaria, em Penafiel, no distrito do Porto, Portugal, que começou desde domingo e se prolonga até dia 31 deste mês.
Germano Almeida é semi-finalista do prémio Oceanos
Os organizadores do prémio Oceanos divulgaram hoje as 54 obras que passaram à próxima etapa da selecção do galardão e anunciaram o lançamento de um canal no Spotify. O escritor cabo-verdiano, Germano Almeida, é um dos semi-finalistas desta edição que conta também com a linguista cabo-verdiana, Adelaide Monteiro como uma das curadoras.
José Maria Neves formalizou hoje a sua a sua candidatura a Presidente da República
O Mandatário Nacional da candidatura de José Maria Neves, Germano Almeida, entregou o processo no Tribunal Constitucional. No acto, disse que o entusiasmo que a candidatura gerou permitiu reunir, em pouco tempo, quatro mil assinaturas, o máximo permitido.
Festival Correntes D’Escritas em versão reduzida ‘online’ homenageia Luís Sepúlveda
O festival literário Correntes D'Escritas, na Póvoa de Varzim, Portugal, vai realizar-se, este ano, em formato reduzido e com a maioria das actividades através da internet, confirmou o vereador da Cultura daquela autarquia.
Germano Almeida: "O Estado cabo-verdiano tem de ser um Estado-Providência. E a pandemia mostrou isso"
Advogado, ex-deputado, ex-procurador, e mais conhecido como escritor – na verdade um dos maiores da lusofonia, Prémio Camões de 2018 – Germano Almeida, em conversa com o Expresso das Ilhas, passa em revista 2020. Homem de bom humor e melhor memória, são essas as características que passa para os seus livros e que se denotam no seu olhar sobre o mundo e Cabo Verde. Um olhar sobre a economia, a política, a justiça, e claro, incontornavelmente, a covid, que é também o olhar de quem já tem caminho percorrido e a leveza das contas bem-feitas com a vida.
Destaques da edição 996
A última edição deste ano do Expresso das Ilhas traz obrigatoriamente o balanço de um ano que todos dizem ser para esquecer.
Porto Memória: A Escrita Ficcional Cabo-verdiana Contemporânea
Existe uma relação directa entre as elites intelectuais e a sua produção literária e o sistema dos regimes políticos vigentes no Cabo Verde independente – o Regime Político instaurado com a Independência e o Novo Regime Político instituído nos anos 90 e as Liberdades Individuais.
Cabo Verde é tema da revista inglesa on-line WWB
Fundada em 2003, a Words Without Borders é uma revista on-line que tem como propósito expandir a compreensão cultural por meio da tradução, publicação e promoção da melhor literatura internacional contemporânea.
Livrarias em tempos da COVID-19
A pandemia do novo coronavírus levou ao condicionamento de muitas livrarias e, com isso, ficamos privados de estar mais perto dos livros. Só nos resta ler os livros através da internet ou recorrer as obras que temos nas nossas casas.
O ÚLTIMO MUGIDO de Germano Almeida
Ao lermos a primeira página deste romance, de frente para o portão do cemitério, assistimos à saída da multidão que tinha acompanhado o funeral do célebre escritor Miguel Lopes Macieira. Percebemos de imediato a ligação com o anterior, O Fiel Defunto, que termina com essa multidão a dirigir-se ao cemitério para o funeral do escritor assassinado pelo seu melhor amigo, no dia em que lançava mais um livro, precisamente O Último Mugido.
Destaques da edição 959
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca os apoios à economia: Ajudar as empresas a regressarem ao normal e mais adaptadas ao novo contexto mundial.
mais