Segundo uma nota do Ministério da Cultura, esta iniciativa é um reconhecimento a estas quatro figuras e vultos da cultura cabo-verdiana de forma a marcar, na sua ilha, a forte presença e o contributo que deram para a cultura de Cabo Verde.
A silhueta em homenagem à escritora Dina Salústio será instalada na Laginha, ao lado da silhueta do escritor Germano Almeida.
Já a silhueta em homenagem ao rei da morna, Bana, será instalada na Avenida Marginal, em frente ao Centro Cultural de Mindelo.
E a Pracinha de Nhô Roque vai receber as silhuetas em homenagem ao escritor e poeta Nhô Roque e à escritora Fátima Bettencourt.
Este projecto e financiado a 100% pelo Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e visa homenagear e deixar o registo, em esculturas, de grandes personalidades e figuras da cultura e vultos da sociedade cabo-verdiana nos municípios que os viram nascer.
O acto de inauguração das silhuetas em homenagem às figuras da cultura da ilha de São Vicente será presidido pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.
A cerimónia de inauguração contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, das homenageadas, Dina Salústio e Fátima Bettencourt e dos familiares de Bana e Nhô Roque.