Artigos sobre ministro da Educação
Antigo ministro da Educação avisa: “Acumulam-se problemas e um dia seremos surpreendidos”
Victor Borges foi um dos oradores no debate Educação, Transformação Social e Inovação Tecnológica em Cabo Verde, integrado no Ciclo de Conferências do 50º Aniversário da Independência. O antigo ministro da Educação, entre 2001 e 2003, disse que houve evolução, mas há ainda um longo caminho a percorrer.
Governo lança programa de apoio à Reforma Educativa em Cabo Verde
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, apresentou hoje as principais diretrizes do novo Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde (PAREP-CV 2024-2029), financiado pelo Global Partnership for Education (GPE), em 5 milhões de dólares. O programa visa a consolidação das reformas no ensino básico e a reestruturação do ensino pré-escolar, uma prioridade do governo.
Parlamento: Mais de 70% dos professores estão de acordo com implementação imediata do PCFR - ministro
O ministro da Educação garantiu hoje, no parlamento, que mais de 70% dos professores aprovaram a implementação imediata do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) da classe, realçando os esforços do Governo na eliminação das pendências.
Primeira Sessão Ordinária de Outubro agendada para os dias 9, 10 e 11
A primeira Sessão Ordinária do mês de Outubro, agendada para os dias 9, 10 e 11 do corrente mês, tem na agenda debates com ministros, perguntas dos deputados ao governo e a aprovação de três propostas de lei. O GP-PAICV indicou o ministro da Educação para participar no debate, enquanto o GP-MpD solicitou o ministro da Agricultura e Ambiente.
Governo publica lista de pendências por não redução da carga horária. Mais de mil professores beneficiados.
O governo anuncia a publicação da lista de pendências relativas ao subsídio por não redução de carga horária de 1005 professores que leccionam no 1º ciclo do ensino básico, no regime de monodocência. A medida representa um gasto anual de cerca de 250.000 contos.
“Há incoerência jurídica e incoerência política” no veto ao PCFR
O último ano lectivo foi marcado por protestos dos professores e várias negociações. A tensão entre sindicatos e o ministério da Educação, o maior empregador do país, continua, e o veto do Presidente da República ao Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) tornou-se um tema central deste início de 2024/2025. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o Ministro da Educação contesta a fundamentação apresentada para o veto, defendendo não haver violação da Lei de Bases da Educação e apontando a incoerência jurídica e política da decisão. Amadeu Cruz passa também em revista alguma das principais reivindicações dos professores, com a actualização salarial e as reclassificações, entretanto já atendidas, e critica a postura intransigente dos sindicatos. “Se não fizermos esforços de convergência, nunca chegaremos a nenhum entendimento”, lamenta. A conversa foi também momento de balanço dos resultados escolares do ano lectivo anterior e ponto de situação para a reforma educativa em curso que este ano chega à recta final: o 12.º ano.
Edição 1189
Destaque de manchete para o centenário de Amílcar Cabral e a entrevista com o politólogo Daniel dos Santos.
Ministro diz que acordo alcançado com os docentes vai ao encontro das possibilidades do país
O ministro da Educação assegurou hoje que o Governo vai cumprir com aquilo que foi prometido aos professores, e sublinhou que a actualização da tabela remuneratória da classe foi actualizada de acordo com as possibilidades do país.
Ministro da Educação pede diálogo consciente para evitar prejuízos ao sistema educacional
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, destacou hoje a necessidade de estabelecer um diálogo consciente com os professores para evitar prejudicar o desempenho escolar dos alunos, enquanto o governo trabalha para resolver as reivindicações dos docentes e implementar melhorias salariais e outras medidas de apoio à carreira.
Ministro garante processamento de salários em atraso de novos professores concluído na próxima semana
O ministro da Educação afirmou hoje que processamento de salários em atraso dos novos professores “está em andamento” e que a previsão aponta para conclusão do processo na próxima semana, para que haja a normalização dos pagamentos.
PAICV acusa Governo de obrigar professores recém-contratados a assinarem contratos precários e de deixá-los sem salários
O PAICV acusou, hoje, o Governo de obrigar professores recém-contratados, mesmo seleccionados por concurso público, a assinarem contratos precários. O maior partido da oposição destacou a precariedade laboral dos professores recrutados no início do ano lectivo actual, apontando que estão enfrentando dificuldades financeiras, distantes de suas famílias e ainda não receberam salários.
O ano das instituições de costas voltadas
Os conflitos são mundiais, mas provocaram ondas de choque entre o Plateau e a Várzea, com Presidente da República e governo com as miras apontadas um ao outro por causa da visita (ultra)rápida a Cabo Verde do presidente ucraniano e da votação na ONU sobre a guerra entre Israel e o Hamas. Este foi também o ano do ‘caso’ Primeira-Dama, da moção de censura apresentada pelo PAICV e da transformação da dívida a Portugal em financiamento climático.
Professores buscam alternativas estratégicas na luta por melhores condições
Após mais de 90% dos professores participarem de uma greve de dois dias, a classe docente está agora em busca de formas de luta que minimizem o impacto directo sobre os alunos, já que inicialmente ameaçaram uma paralisação indefinida e congelamento de notas. Entretanto, os professores reconsideram estratégias para garantir que a batalha por um aumento salarial equiparado ao quadro privativo especial seja ganha e garantem que a luta pela valorização profissional será persistente até que uma solução seja alcançada.
Ministro diz que desconhece motivações da marcha pacífica convocada por professores
O ministro da Educação disse hoje desconhecer os motivos da marcha pacífica convocada pelos professores para quarta-feira, 18, garantindo que o Governo tem estado a resolver as pendências da classe e tem atendido os compromissos assumidos com os sindicatos.
Edição 1137
Manchete, nesta edição, para o fenómeno da criminalidade juvenil na cidade da Praia.
País tem taxa de analfabetismo de 11 % para população com mais de 15 anos e de 2,1% com idade inferior aos 15 anos
Cabo Verde conta com uma taxa de analfabetismo de 11 por cento (%) em 2021 para a população com mais de 15 anos e de 2,1 % para as pessoas com idade inferior aos 15 anos.
130 mil alunos do pré-escolar ao secundário vão frequentar novo ano lectivo a partir de 18 de Setembro - Ministro
Cerca de 130 mil alunos, do pré-escolar ao secundário, regressam às aulas no dia 18 de Setembro, no país, estando 28 mil inscritos no Ensino Secundário (ES), 17 mil no pré-escolar e os restantes no Ensino Básico Obrigatório.
"Ministro da Educação tem estado a enganar os professores" - SINDEP
O ministro da Educação não valoriza a classe docente e apenas faz falsas promessas. Posição expressa pelo Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) ao falar esta manhã, em conferência de imprensa na cidade da Praia.
SINDPROF considera que reabilitação das escolas não é suficiente para um bom ano lectivo
O SINDPROF, Sindicato Democrático dos Professores, considerou que a reabilitação das escolas, embora louvável, não é suficiente para um sistema educacional eficaz e destacou a importância crucial de valorizar o capital humano da educação.
ME encara com naturalidade pedidos de licença sem vencimento e anuncia contratação de 240 professores para suprir vagas
O ministro da Educação disse que encara com naturalidade os pedidos de licença sem vencimento da classe docente e anunciou a contratação de cerca de 240 novos professores para o preenchimento das vagas desta e outras situações. Ano Lectivo começa a 18 de Setembro.
mais