Artigos sobre ministro da educação

Ministro da Educação diz que formação de professores de língua cabo-verdiana nunca levará menos de 10 anos
Em entrevista à agência Lusa, o ministro da Edução defendeu que é “necessário criar as bases para a oficialização plena da língua cabo-verdiana”, mas também destacou que a formação dos primeiros professores de língua cabo-verdiana nunca demorará “menos de 10 anos”.

Destaques edição 1213
Destaque de manchete para as reacções ao X Congresso da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos.

Ministro da Educação reconhece instabilidade na previdência social para professores e promete solução definitiva
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, reconheceu esta quinta-feira, 9, que tem havido instabilidades na base de dados do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), afectando o acesso de alguns professores aos benefícios sociais e afirmou que a prioridade do Governo é consolidar o sistema para garantir estabilidade e evitar novos casos.

Sindicato dos professores exige esclarecimentos sobre falhas na previdência social
O Sindicato dos Professores da ilha de Santiago (Siprofis) solicitou, hoje, explicações ao ministro da Educação, Amadeu Cruz, sobre a suspensão da cobertura de Previdência Social para os professores nos últimos três meses.

Antigo ministro da Educação avisa: “Acumulam-se problemas e um dia seremos surpreendidos”
Victor Borges foi um dos oradores no debate Educação, Transformação Social e Inovação Tecnológica em Cabo Verde, integrado no Ciclo de Conferências do 50º Aniversário da Independência. O antigo ministro da Educação, entre 2001 e 2003, disse que houve evolução, mas há ainda um longo caminho a percorrer.

Governo lança programa de apoio à Reforma Educativa em Cabo Verde
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, apresentou hoje as principais diretrizes do novo Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde (PAREP-CV 2024-2029), financiado pelo Global Partnership for Education (GPE), em 5 milhões de dólares. O programa visa a consolidação das reformas no ensino básico e a reestruturação do ensino pré-escolar, uma prioridade do governo.

Parlamento: Mais de 70% dos professores estão de acordo com implementação imediata do PCFR - ministro
O ministro da Educação garantiu hoje, no parlamento, que mais de 70% dos professores aprovaram a implementação imediata do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) da classe, realçando os esforços do Governo na eliminação das pendências.

Primeira Sessão Ordinária de Outubro agendada para os dias 9, 10 e 11
A primeira Sessão Ordinária do mês de Outubro, agendada para os dias 9, 10 e 11 do corrente mês, tem na agenda debates com ministros, perguntas dos deputados ao governo e a aprovação de três propostas de lei. O GP-PAICV indicou o ministro da Educação para participar no debate, enquanto o GP-MpD solicitou o ministro da Agricultura e Ambiente.

Governo publica lista de pendências por não redução da carga horária. Mais de mil professores beneficiados.
O governo anuncia a publicação da lista de pendências relativas ao subsídio por não redução de carga horária de 1005 professores que leccionam no 1º ciclo do ensino básico, no regime de monodocência. A medida representa um gasto anual de cerca de 250.000 contos.

“Há incoerência jurídica e incoerência política” no veto ao PCFR
O último ano lectivo foi marcado por protestos dos professores e várias negociações. A tensão entre sindicatos e o ministério da Educação, o maior empregador do país, continua, e o veto do Presidente da República ao Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) tornou-se um tema central deste início de 2024/2025. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o Ministro da Educação contesta a fundamentação apresentada para o veto, defendendo não haver violação da Lei de Bases da Educação e apontando a incoerência jurídica e política da decisão. Amadeu Cruz passa também em revista alguma das principais reivindicações dos professores, com a actualização salarial e as reclassificações, entretanto já atendidas, e critica a postura intransigente dos sindicatos. “Se não fizermos esforços de convergência, nunca chegaremos a nenhum entendimento”, lamenta. A conversa foi também momento de balanço dos resultados escolares do ano lectivo anterior e ponto de situação para a reforma educativa em curso que este ano chega à recta final: o 12.º ano.

Edição 1189
Destaque de manchete para o centenário de Amílcar Cabral e a entrevista com o politólogo Daniel dos Santos.

Ministro diz que acordo alcançado com os docentes vai ao encontro das possibilidades do país
O ministro da Educação assegurou hoje que o Governo vai cumprir com aquilo que foi prometido aos professores, e sublinhou que a actualização da tabela remuneratória da classe foi actualizada de acordo com as possibilidades do país.

Ministro da Educação pede diálogo consciente para evitar prejuízos ao sistema educacional
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, destacou hoje a necessidade de estabelecer um diálogo consciente com os professores para evitar prejudicar o desempenho escolar dos alunos, enquanto o governo trabalha para resolver as reivindicações dos docentes e implementar melhorias salariais e outras medidas de apoio à carreira.

Ministro garante processamento de salários em atraso de novos professores concluído na próxima semana
O ministro da Educação afirmou hoje que processamento de salários em atraso dos novos professores “está em andamento” e que a previsão aponta para conclusão do processo na próxima semana, para que haja a normalização dos pagamentos.

PAICV acusa Governo de obrigar professores recém-contratados a assinarem contratos precários e de deixá-los sem salários
O PAICV acusou, hoje, o Governo de obrigar professores recém-contratados, mesmo seleccionados por concurso público, a assinarem contratos precários. O maior partido da oposição destacou a precariedade laboral dos professores recrutados no início do ano lectivo actual, apontando que estão enfrentando dificuldades financeiras, distantes de suas famílias e ainda não receberam salários.

O ano das instituições de costas voltadas
Os conflitos são mundiais, mas provocaram ondas de choque entre o Plateau e a Várzea, com Presidente da República e governo com as miras apontadas um ao outro por causa da visita (ultra)rápida a Cabo Verde do presidente ucraniano e da votação na ONU sobre a guerra entre Israel e o Hamas. Este foi também o ano do ‘caso’ Primeira-Dama, da moção de censura apresentada pelo PAICV e da transformação da dívida a Portugal em financiamento climático.

Professores buscam alternativas estratégicas na luta por melhores condições
Após mais de 90% dos professores participarem de uma greve de dois dias, a classe docente está agora em busca de formas de luta que minimizem o impacto directo sobre os alunos, já que inicialmente ameaçaram uma paralisação indefinida e congelamento de notas. Entretanto, os professores reconsideram estratégias para garantir que a batalha por um aumento salarial equiparado ao quadro privativo especial seja ganha e garantem que a luta pela valorização profissional será persistente até que uma solução seja alcançada.

Ministro diz que desconhece motivações da marcha pacífica convocada por professores
O ministro da Educação disse hoje desconhecer os motivos da marcha pacífica convocada pelos professores para quarta-feira, 18, garantindo que o Governo tem estado a resolver as pendências da classe e tem atendido os compromissos assumidos com os sindicatos.

Edição 1137
Manchete, nesta edição, para o fenómeno da criminalidade juvenil na cidade da Praia.

País tem taxa de analfabetismo de 11 % para população com mais de 15 anos e de 2,1% com idade inferior aos 15 anos
Cabo Verde conta com uma taxa de analfabetismo de 11 por cento (%) em 2021 para a população com mais de 15 anos e de 2,1 % para as pessoas com idade inferior aos 15 anos.
mais