Artigos sobre Ministro da Educação

Amadeu Cruz, Ministro da Educação: “Resultados mostram que estamos no caminho certo, mas temos de ter métricas de comparabilidade”
O arranque do ano lectivo 2025-2026 acontece num contexto de balanço e consolidação. Após oito anos de implementação da reforma curricular, o país prepara-se agora para aplicar, pela primeira vez, a avaliação PISA, numa tentativa de medir a qualidade do ensino cabo-verdiano face aos padrões internacionais da OCDE. "Em matéria da educação, estamos a cumprir", garante o ministro da Educação, destacando resultados promissores e o facto inédito na história de Cabo Verde de ter “manuais do 1.º ao 12.º ano de produção nacional". Enquanto as aulas arrancam em todo o país, o polémico manual de Língua e Cultura Cabo-verdiana (LCCV) continua no centro do debate. Nesta entrevista, realizada antes da suspensão do manual [ver pág. 4], Amadeu Cruz lembra que “a padronização de uma língua envolve sempre alguma polémica” e sublinha a coragem tida pelo ministério em avançar com a introdução da disciplina.

Melhorar a qualidade do ensino, a prioridade das prioridades
Nesta segunda semana do mês de Setembro arrancou o ano lectivo de 2025/2026 com pronunciamentos muito focados na qualidade do ensino. O ministro da educação anunciou para o ano de 2026 o exercício PISA para avaliar como os alunos cabo-verdianos se comparam com os dos países desenvolvidos nas áreas de leitura, matemática e ciências.

Edição 1242
Destaque de manchete, nesta edição do Expresso das Ilhas, para a entrevista com o ministro da Educação, Amadeu Cruz.

“A educação é responsabilidade do Estado, mas um compromisso de todos” – ministro
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, apelou hoje à união de toda a sociedade cabo-verdiana para o sucesso do ano lectivo 2025/2026, sublinhando que, embora a educação seja uma responsabilidade do Estado, constitui igualmente um compromisso colectivo.

Cabo Verde integra exercício PISA 2026 para avaliar a qualidade do ensino
Cabo Verde vai participar, em 2026, no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), uma iniciativa que visa avaliar a qualidade do ensino em comparação com os países mais desenvolvidos, anunciou hoje o ministro da Educação, Amadeu Cruz.

ME garante início das aulas em Setembro por todo o território nacional
O Ministro da Educação garantiu, hoje, que o novo ano lectivo terá início no dia 15 de Setembro de 2025 em todo o território nacional, incluindo as ilhas recentemente afectadas pela calamidade natural, como São Vicente, Santo Antão e São Nicolau.

Perfil dos Alunos à Saída do Secundário assenta nos princípios de equidade, inclusão e inovação, garante ministro da Educação
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, garantiu, na mensagem introdutória do Perfil do Aluno à Saída do Secundário, que já circula no Ministério, que o novo documento estratégico orientador para o ensino secundário foi elaborado com base nos princípios de equidade, inclusão e inovação, em alinhamento com as directrizes nacionais e internacionais.

Ministro da Educação reafirma apoio ao Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, reuniu-se esta quarta-feira, 6, com o Ministro da Educação, Amadeu Cruz, num encontro de trabalho dedicado ao reforço de projectos conjuntos entre os dois ministérios, com enfoque na integração entre cultura e educação.

Próximo ano lectivo 2025/2026 arranca a 15 de Setembro
O ministro da Educação, anunciou hoje, em São Salvador do Mundo, que o ano lectivo 2025/26 vai começar a 15 de Setembro e a ilha de São Nicolau vai receber a cerimónia oficial de abertura.

Ministro da Educação diz que formação de professores de língua cabo-verdiana nunca levará menos de 10 anos
Em entrevista à agência Lusa, o ministro da Edução defendeu que é “necessário criar as bases para a oficialização plena da língua cabo-verdiana”, mas também destacou que a formação dos primeiros professores de língua cabo-verdiana nunca demorará “menos de 10 anos”.

Destaques edição 1213
Destaque de manchete para as reacções ao X Congresso da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos.

Ministro da Educação reconhece instabilidade na previdência social para professores e promete solução definitiva
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, reconheceu esta quinta-feira, 9, que tem havido instabilidades na base de dados do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), afectando o acesso de alguns professores aos benefícios sociais e afirmou que a prioridade do Governo é consolidar o sistema para garantir estabilidade e evitar novos casos.

Sindicato dos professores exige esclarecimentos sobre falhas na previdência social
O Sindicato dos Professores da ilha de Santiago (Siprofis) solicitou, hoje, explicações ao ministro da Educação, Amadeu Cruz, sobre a suspensão da cobertura de Previdência Social para os professores nos últimos três meses.

Antigo ministro da Educação avisa: “Acumulam-se problemas e um dia seremos surpreendidos”
Victor Borges foi um dos oradores no debate Educação, Transformação Social e Inovação Tecnológica em Cabo Verde, integrado no Ciclo de Conferências do 50º Aniversário da Independência. O antigo ministro da Educação, entre 2001 e 2003, disse que houve evolução, mas há ainda um longo caminho a percorrer.

Governo lança programa de apoio à Reforma Educativa em Cabo Verde
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, apresentou hoje as principais diretrizes do novo Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde (PAREP-CV 2024-2029), financiado pelo Global Partnership for Education (GPE), em 5 milhões de dólares. O programa visa a consolidação das reformas no ensino básico e a reestruturação do ensino pré-escolar, uma prioridade do governo.

Parlamento: Mais de 70% dos professores estão de acordo com implementação imediata do PCFR - ministro
O ministro da Educação garantiu hoje, no parlamento, que mais de 70% dos professores aprovaram a implementação imediata do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) da classe, realçando os esforços do Governo na eliminação das pendências.

Primeira Sessão Ordinária de Outubro agendada para os dias 9, 10 e 11
A primeira Sessão Ordinária do mês de Outubro, agendada para os dias 9, 10 e 11 do corrente mês, tem na agenda debates com ministros, perguntas dos deputados ao governo e a aprovação de três propostas de lei. O GP-PAICV indicou o ministro da Educação para participar no debate, enquanto o GP-MpD solicitou o ministro da Agricultura e Ambiente.

Governo publica lista de pendências por não redução da carga horária. Mais de mil professores beneficiados.
O governo anuncia a publicação da lista de pendências relativas ao subsídio por não redução de carga horária de 1005 professores que leccionam no 1º ciclo do ensino básico, no regime de monodocência. A medida representa um gasto anual de cerca de 250.000 contos.

“Há incoerência jurídica e incoerência política” no veto ao PCFR
O último ano lectivo foi marcado por protestos dos professores e várias negociações. A tensão entre sindicatos e o ministério da Educação, o maior empregador do país, continua, e o veto do Presidente da República ao Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) tornou-se um tema central deste início de 2024/2025. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o Ministro da Educação contesta a fundamentação apresentada para o veto, defendendo não haver violação da Lei de Bases da Educação e apontando a incoerência jurídica e política da decisão. Amadeu Cruz passa também em revista alguma das principais reivindicações dos professores, com a actualização salarial e as reclassificações, entretanto já atendidas, e critica a postura intransigente dos sindicatos. “Se não fizermos esforços de convergência, nunca chegaremos a nenhum entendimento”, lamenta. A conversa foi também momento de balanço dos resultados escolares do ano lectivo anterior e ponto de situação para a reforma educativa em curso que este ano chega à recta final: o 12.º ano.

Edição 1189
Destaque de manchete para o centenário de Amílcar Cabral e a entrevista com o politólogo Daniel dos Santos.
mais
 homepage
homepage





