Artigos sobre Ministro da Educação

Temos que assumir, enfrentar e debater o descalabro do ensino público
Deputada, filóloga, escritora e ensaísta, mas, acima de tudo, professora. Ondina Ferreira dedicou toda uma vida à educação. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, por ocasião do dia do professor cabo-verdiano, que se celebra dia 23 de Abril, a professora partilha a sua história, e também as suas reflexões sobre o ensino público em Cabo Verde. Um ensino que, lamenta, está em decadência e carece de debate e crítica quanto à sua (fraca) qualidade. Por que é que a escola pública cabo-verdiana foi boa e já não o é, é a questão que se sublinha.

Manifestação dos professores adiada para Outubro
A manifestação e "luto" dos professores, agendados para o dia 23 de Abril, foram adiados. A informação foi avançada pelo presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), em conferência de imprensa esta manhã, na cidade da Praia.

“Para que a (co-) oficialização da língua cabo-verdiana ocorra, é necessário que ela seja considerada e assumida como parte integrante de um projecto político mais vasto”, Dulce Lush
Colóquios, conferências, workshops, conversas abertas, encontros com estudantes e professores assinalaram um pouco por todo o país mais um Dia Internacional da Língua Materna.

Lista de requalificação de professores será publicada em menos de seis meses - Amadeu Cruz
A lista de requalificação de professores será publicada em menos de seis meses. A garantia foi dada pelo ministro da Educação, em declaração aos jornalistas após o encontro com a presidente do Sindicato Democrático dos Professores.

Governo mobiliza financiamento para reforma do ensino
O governo mobilizou um financiamento junto do Banco Mundial para continuar com a reforma do ensino secundário do 9º ao 12º ano, em curso, e para a formação contínua dos professores.

Professor suspeito de violação na ESJB foi “suspenso”
Foi suspenso o professor sobre o qual recaem suspeitas de ter violado uma aluna de 16 anos, na Escola Secundária Jorge Barbosa (ESJB). As autoridades policiais já estão a investigar o caso.

Ministro da educação desdramatiza greve e manifestação de professores e pede calma
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, desdramatizou hoje a anunciada greve e manifestação de professores no país, apelou à calma e garantiu o empenho do Governo em encontrar soluções para responder às reivindicações dos docentes.

Ministro da educação admite casos de mais de 30 alunos por turma
O ministro da Educação reconheceu hoje que há casos em que há mais de 30 alunos por turma na ilha do Sal, São Vicente e algumas escolas da cidade da Praia, mas que o ano lectivo 2021/2022 iniciou num cenário de “normalização paulatina”.

Aproximadamente 130 mil alunos estarão de regresso às aulas presenciais no dia 13 de Setembro
Um total de aproximadamente 130 mil crianças, adolescentes e jovens estarão de regresso às aulas presenciais no dia 13 de Setembro. Para o novo ano lectivo, dar-se-á início à implementação da reforma do ensino secundário, com a revisão curricular do 9ºano de escolaridade, cujos manuais serão distribuídos a partir de Janeiro de 2022.

A Covid não teve incidência negativa nas aprendizagens
O ano lectivo do ensino básico e secundário que ora finda decorreu completamente sob o signo da Covid-19 e obrigou ao desdobramento de algumas turmas nos maiores centros urbanos. Já nos concelhos mais rurais as aulas foram ministradas em regime normal. Entretanto, diz o ministro da Educação, esta situação não teve impacto negativo nas aprendizagens. “Portanto, podemos dizer que o ano lectivo, não obstante as dificuldades, todas advenientes da covid, e face às contingências, decorreu dentro de alguma normalidade”, considera Amadeu Cruz.

Edição 1022
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao ministro da Educação Amadeu Cruz.

Espaços com história IV
Não contávamos com arquitectos como Licínio Cruz e o jovem Óscar Niemeyer, mas tínhamos o projectista Luís Mello, o engenheiro Tito Esteves e os mestres Armando Barros, Tito Barros e Manuel ‘Nené d’Antão’ Fortes e beneficiávamos de trabalhadores que se entregaram de corpo e alma à acção para nos deixarem as marmorites que fazem do Liceu [da Praia], mais do que um simples espaço de estudo, uma obra de referência da cidade. Jorge Carlos Fonseca¹
mais