Artigos sobre Associação de Turismo de Santiago
Eugénio Inocêncio, um Combatente por Cabo Verde
Foi com profundo pesar que se recebeu a notícia do falecimento de Eugénio Inocêncio, Dududa, uma figura marcante na esfera pública e cultural de Cabo Verde. Inocêncio, que faleceu aos 74 anos no dia 18 de Setembro em Lisboa, teve uma carreira multifacetada como político, economista, empresário e escritor, deixando um legado de serviço e contribuição à Nação.
Presidente da Associação de Turismo de Santiago admite cenário “pouco animador” sobre o número de turistas que visitaram a ilha
O presidente da Associação de Turismo de Santiago (ATS) afirmou que o cenário sobre a circulação de turistas em Santiago este ano “não é muito animador”, defendendo a necessidade de uma visão estratégica visando impulsionar o “arranque sério” e sustentável do turismo na ilha.
Fim de projecto no ilhéu de Santa Maria é oportunidade - associação de turismo
A Associação de Turismo de Santiago considerou hoje que o fim do projecto para o hotel-casino no ilhéu de Santa Maria é uma “grande oportunidade” para se pensar em conjunto a organização da orla marítima da cidade da Praia.
Associação de Turismo de Santiago com críticas ao recém elaborado plano estratégico para a ilha
O Plano Estratégico do Turismo para a ilha de Santiago está concluído e já foi entregue ao governo. Documento elenca as principais recomendações para a transformação de Santiago num destino turístico capaz de ser alternativa aos ‘clássicos’ Sal e Boa Vista. Para a Associação de Turismo local, o documento é “bom para o trabalho de planeamento”, mas apenas “a primeira metade” será de utilidade.
Financiamento do Banco da CEDEAO em Cabo Verde é “insuficiente e não faz sentido”
O presidente da Associação de Turismo de Santiago, Eugénio Inocêncio, lamentou que até hoje apenas um projecto cabo-verdiano tenha recebido o financiamento do Banco de Investimento e Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BIDC).
Turismo sustentável e inclusivo no mundo rural
Um turismo diferente, é esse o objectivo da Associação de Turismo de Santiago para a maior ilha de Cabo Verde. Para já, estão a ser desenvolvidos dois projectos-piloto, em Babosa (Picos) e Bassora (Santa Catarina), num modelo que envolve a requalificação urbana e um programa de fomento empresarial. Na passada sexta-feira, uma reunião de trabalho juntou a associação, empresários, autarcas e o ministro das finanças, onde foram apresentados e debatidos estes projectos-piloto para o interior de Santiago.
O turismo não pode estar de costas voltadas para as populações
O turismo sustentável é, necessariamente, um turismo inclusivo, que beneficia a todos, e que acontece respeitando vários equilíbrios: social, ambiental, económico e demográfico. Estes equilíbrios não são espontâneos e supõem o planeamento do que se pode e do que não deve ser feito, bem como, em consequência, do que se pretende fazer. Tirar partido das oportunidades é o que proporciona o bem-estar das famílias e das comunidades, a criação de emprego, a geração de oportunidades e a criação. O número de turistas que procuram a ilha de Santiago está em expansão e nos próximos anos irá assistir-se a um boom até há pouco tempo impensável. A entrevista com Eugénio Inocêncio, presidente da Associação de Turismo de Santiago.
mais