Artigos sobre Associação de Turismo de Santiago

Associação de Turismo de Santiago com críticas ao recém elaborado plano estratégico para a ilha
O Plano Estratégico do Turismo para a ilha de Santiago está concluído e já foi entregue ao governo. Documento elenca as principais recomendações para a transformação de Santiago num destino turístico capaz de ser alternativa aos ‘clássicos’ Sal e Boa Vista. Para a Associação de Turismo local, o documento é “bom para o trabalho de planeamento”, mas apenas “a primeira metade” será de utilidade.

Financiamento do Banco da CEDEAO em Cabo Verde é “insuficiente e não faz sentido”
O presidente da Associação de Turismo de Santiago, Eugénio Inocêncio, lamentou que até hoje apenas um projecto cabo-verdiano tenha recebido o financiamento do Banco de Investimento e Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BIDC).

Turismo sustentável e inclusivo no mundo rural
Um turismo diferente, é esse o objectivo da Associação de Turismo de Santiago para a maior ilha de Cabo Verde. Para já, estão a ser desenvolvidos dois projectos-piloto, em Babosa (Picos) e Bassora (Santa Catarina), num modelo que envolve a requalificação urbana e um programa de fomento empresarial. Na passada sexta-feira, uma reunião de trabalho juntou a associação, empresários, autarcas e o ministro das finanças, onde foram apresentados e debatidos estes projectos-piloto para o interior de Santiago.

O turismo não pode estar de costas voltadas para as populações
O turismo sustentável é, necessariamente, um turismo inclusivo, que beneficia a todos, e que acontece respeitando vários equilíbrios: social, ambiental, económico e demográfico. Estes equilíbrios não são espontâneos e supõem o planeamento do que se pode e do que não deve ser feito, bem como, em consequência, do que se pretende fazer. Tirar partido das oportunidades é o que proporciona o bem-estar das famílias e das comunidades, a criação de emprego, a geração de oportunidades e a criação. O número de turistas que procuram a ilha de Santiago está em expansão e nos próximos anos irá assistir-se a um boom até há pouco tempo impensável. A entrevista com Eugénio Inocêncio, presidente da Associação de Turismo de Santiago.
mais