Artigos sobre Eugénio Inocêncio

Há mais escalas e mais turistas, mas o impacto é pequeno
A procura turística por Cabo Verde continua a recuperar e entre os regressos estão os cruzeiros. O movimento de turistas que chega nos navios disparou em 2022, no entanto, segundo o presidente da Associação de Turismo de Santiago, esta subida teve um impacto residual na economia local.

Livro “Depois das Mangas vêm os Abacates” apresentado na Praia
“Depois das Mangas vêm os Abacates” é o título do mais recente livro de Eugénio Inocêncio, que será apresentado esta quinta-feira, 12, na cidade da Praia.

O turismo e a diferença entre o crescimento e a estagnação
O turismo cabo-verdiano deve diversificar a oferta ou continuará vulnerável aos choques. Esta é uma das ideias defendida no estudo das Nações Unidas sobre o impacto do turismo no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde. Os outros dados reforçam o que já se sabia, através das informações fornecidas pelo INE: as ilhas com mais turismo têm um PIB maior, menos desemprego, menos pobreza e mais acesso aos serviços.

Construir o turismo do pós-pandemia
Numa altura em que o turismo aparenta alguma retoma, a questão da sustentabilidade volta à ordem do dia. O turismo que deve ser edificado daqui para a frente, sustentável e inclusivo, foi o tema escolhido por Eugénio Inocêncio, Presidente da Associação de Turismo de Santiago, na intervenção que teve na Semana do Turismo.

Trabalhadores turísticos apreensivos
Em layoff ou desempregados, os trabalhadores do turismo querem regressar ao activo mas não antecipam dias fáceis.

Conselho de Administração da Cabo Verde Airlines já está completo
Já são conhecidos os nomes de todos os administradores da Cabo Verde Airlines. Eugénio Pinto Inocêncio e Carlos Jorge Duarte Santos vão ser administradores não executivos da companhia aérea.

Eugénio Inocêncio defende que turismo sustentável e inclusivo tem que funcionar em rede
O presidente da Associação do Turismo de Santiago (ATS), Eugénio Inocêncio, disse ontem à Inforpress que o turismo sustentável e inclusivo deve operar em rede, com agências e pessoas que investem na oferta de espaços de alojamento turístico.

Um Orçamento do Estado "com ênfase nos jovens e no emprego"
O Orçamento do Estado para 2019 esteve ontem em análise numa sessão de esclarecimento promovida pelo Grupo Parlamentar do MpD. Eugénio Inocêncio e Francisco Tavares foram os oradores convidados.

Governo cria Sociedades de Desenvolvimento Regional
O Governo publicou, na passada quarta-feira, o Decreto-Lei que cria as Sociedades de Desenvolvimento Regional (SDR). Segundo o documento estas serão instituições financeiras, e portanto sob alçada do Banco de Cabo Verde, que terão como função o desenvolvimento regional “em estreita articulação e concertação com o Estado e as respectivas autarquias”.

Câmara de Turismo de Cabo Verde vai ser transformada em Federação das Associações de Turismo
A Câmara de Turismo de Cabo Verde (CTCV) vai ser transformada numa Federação das Associações de Turismo das diversas ilhas do país. A garantia é do vice-presidente da organização, Eugénio Inocêncio.

Financiamento do Banco da CEDEAO em Cabo Verde é “insuficiente e não faz sentido”
O presidente da Associação de Turismo de Santiago, Eugénio Inocêncio, lamentou que até hoje apenas um projecto cabo-verdiano tenha recebido o financiamento do Banco de Investimento e Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BIDC).

Turismo sustentável e inclusivo no mundo rural
Um turismo diferente, é esse o objectivo da Associação de Turismo de Santiago para a maior ilha de Cabo Verde. Para já, estão a ser desenvolvidos dois projectos-piloto, em Babosa (Picos) e Bassora (Santa Catarina), num modelo que envolve a requalificação urbana e um programa de fomento empresarial. Na passada sexta-feira, uma reunião de trabalho juntou a associação, empresários, autarcas e o ministro das finanças, onde foram apresentados e debatidos estes projectos-piloto para o interior de Santiago.

O turismo não pode estar de costas voltadas para as populações
O turismo sustentável é, necessariamente, um turismo inclusivo, que beneficia a todos, e que acontece respeitando vários equilíbrios: social, ambiental, económico e demográfico. Estes equilíbrios não são espontâneos e supõem o planeamento do que se pode e do que não deve ser feito, bem como, em consequência, do que se pretende fazer. Tirar partido das oportunidades é o que proporciona o bem-estar das famílias e das comunidades, a criação de emprego, a geração de oportunidades e a criação. O número de turistas que procuram a ilha de Santiago está em expansão e nos próximos anos irá assistir-se a um boom até há pouco tempo impensável. A entrevista com Eugénio Inocêncio, presidente da Associação de Turismo de Santiago.

Edição 858 – 9 de Maio
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com Eugénio Inocêncio: O turismo não pode estar de costas voltadas para as populações. O turismo sustentável é, necessariamente, um turismo inclusivo, que beneficia a todos, e que acontece respeitando vários equilíbrios: social, ambiental, económico e demográfico.
mais