Artigos sobre Plano Estratégico
Há mais escalas e mais turistas, mas o impacto é pequeno
A procura turística por Cabo Verde continua a recuperar e entre os regressos estão os cruzeiros. O movimento de turistas que chega nos navios disparou em 2022, no entanto, segundo o presidente da Associação de Turismo de Santiago, esta subida teve um impacto residual na economia local.
UCID desconfia da ambição de acabar com pobreza extrema até 2026
A União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) considerou hoje que a estratégia definida pelo governo para erradicar a pobreza extrema em 2026 pode ser uma utopia. Diz o partido que as medidas anunciadas pelo executivo carecem de aplicação e sustentabilidade.
Para além das remessas
O debate sobre a contribuição das diásporas para o financiamento e desenvolvimento económico dos países de origem já tem anos, mas voltou à actualidade por causa da pandemia e das crises que se seguiram. Em Cabo Verde, o tema tem sido recorrente e ganhou um novo estatuto com a proposta, por parte do governo, do Plano Estratégico das Comunidades. A importância desta questão levou a Tertúlia Nôs e Nôs Terra a organizar um Colóquio sobre a “Participação da Diáspora no Desenvolvimento de Cabo Verde”, que será realizado no próximo dia 9 de Julho, porque, sublinham, a discussão continua a ser marcada pela centralidade da dimensão financeira.
Inspecção Geral do Trabalho projecta desempenho da instituição através de plano estratégico
A Inspecção Geral do Trabalho (IGT) e serviços ligados ao sector do trabalho encontram-se reunidos na Praia, num ateliê de validação do Plano Estratégico da Inspecção do Trabalho cuja missão é identificar situação e projectar o futuro.
A Universidade Jean Piaget celebrou os 20 anos
Em maio de 2001, o sistema educativo cabo-verdiano foi enriquecido com uma nova instituição – a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
Parlamento: Zonas Económicas Especiais ficam em espera
Foi adiada a proposta de lei que estabelece as bases do regime jurídico da criação, organização, desenvolvimento e funcionamento das Zonas Económicas Especiais, uma das iniciativas legislativas que estava agendada para a primeira Sessão Plenária de Fevereiro, entre os dias 5 e 7, no Hemiciclo da Assembleia Nacional. Em causa estava a definição de estratégias para aproveitar as vantagens que o país oferece.
RTC refém de um misterioso Plano Estratégico
“Nós não conhecemos absolutamente nada desse Plano”. Carlos Santos, presidente da AJOC.
Sara Pires, Presidente do Conselho de Administração da RTC : “Não há independência maior de uma empresa do que a independência financeira”
Há mais de três anos a comandar a Rádio e Televisão da Cabo Verde, Sara Pires, traça o retrato actual da maior empresa de comunicação social do país. Do frágil cenário financeiro, aos desafios constantes, passando, pelos novos projectos, como o novo estúdio de RCV na Praia ou a plataforma RTC mobile vários foram os temas desta conversa que teve como ponto de partida o Plano Estratégico 2018-2021. Perdão, 2019-2022. Perdão... Investimentos e intervenções sempre adiados.
Destaques da edição 941
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Sara Pires, Presidente do Conselho de Administração da RTC: “Não há independência maior de uma empresa do que a independência financeira”.
AJOC reage : Falta de perspectivas de investimento “é preocupante”
Foi com alguma surpresa, face à forma como até agora se vinha falando do Plano Estratégico, que a AJOC recebeu a notícia de que o plano estratégico para a RTC não é uma prioridade do governo, pelo menos em 2020. Contudo, o que de facto preocupa a AJOC é a falta de investimento anunciada para o próximo ano na RTC, o que “pode ter impacto negativo na própria prestação do serviço público”.
RTC em banho-maria
O Plano Estratégico da Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC), aprovado pelo Conselho de Ministros em Fevereiro passado, não vai ser implementado no curto prazo. O motivo, falta de financiamento para a sua concretização, uma vez que não é considerado uma “prioridade” para o país. O anúncio foi feito pelo Ministro que tutela a comunicação Social, Abraão Vicente, em entrevista à televisão Pública, na qual avançou ainda que não haverá qualquer investimento na empresa fora do plano global dessa, encalhada, reestruturação.
Conselho de Ministros aprova plano estratégico da Polícia Judiciária
O Governo anunciou terça-feira que pretende reforçar o investimento na Polícia Judiciária, como forma de adaptar esta força policial ao combate à criminalidade organizada e apresentar-se como uma referência internacional.
INPS quer mais segurados e internacionalização da carteira de investimentos
Atingir a cobertura de 57,5 % da população empregada até 2021. Esta é uma das metas estabelecidas no Plano Estratégico 2017-2021 do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). A par do alargamento da cobertura contributiva, destaca-se a intenção de investir no mercado financeiro internacional, algo que pela timeline delineada já devia ter acontecido este ano.
INPS apresenta estratégia e metas até 2021
Alargar a cobertura contributiva e fazer uma gestão eficiente dos recursos financeiros são as principais metas do Instituto Nacional de Previdência Social para o período 2017-2021, tal como previsto no Plano Estratégico, apresentado hoje, na Praia.
mais