Artigos sobre TCV

Estado ideologicamente comprometido?
Pelo telejornal da TCV, na segunda-feira à noite, podia-se ficar com a impressão que Cabo Verde teria regredido para a condição de um Estado que, embora afirmando-se uma democracia, vestia as roupagens ideológicas do regime de partido único dos primeiros quinze anos pós-independência.

Acreditar, uma solução contra a violência
O Projecto Believe arrancou em 2018. Depois parou. Voltou “em força” há cerca de meio ano e desde então trabalha com mais de 200 crianças da zona de Fundo Cobom/Tira-Chapéu promovendo uma cultura de não violência e toda uma mudança de mentalidade através do Desporto (boxe) e da Arte. Em conversa com o Expresso das Ilhas, Walter Barros, o criador de Believe, fala-nos do projecto e do percurso que levou à sua criação.

Não adiar o futuro com divisões
Pela primeira vez num acto solene de primeira grandeza como é o de investidura do presidente da república o discurso do presidente eleito foi proferido num modo bilingue, parte em português, parte em crioulo.

Durão Barroso acredita que 70% dos cabo-verdianos poderão ser vacinados até final do ano
O presidente da Aliança Global para as Vacinas, José Manuel Durão Barroso, acredita que 70% da população cabo-verdiana poderá ser vacinada até ao final deste ano. Em entrevista à Televisão de Cabo Verde, Durão Barroso afirma que o país preparou de maneira competente o seu plano para imunizar a população.

EDITORIAL : Pôr o país num outro patamar
A pandemia continua a sua curva ascendente. Aumentam o número de casos, o número de pessoas hospitalizadas e o número de mortes.

Legislativas 2021: Debate de domingo cancelado
Direcções da TCV e RCV, em comunicado, explicam que a decisão se deve à deliberação da CNE que obrigava à presença de todas as forças políticas no programa

Produção audiovisual em tempos de pandemia
A pandemia da COVID-19 teve grande impacto na sociedade a nível mundial. A economia, motor de desenvolvimento da vida social, praticamente paralisou. O Expresso das Ilhas foi saber que impacto a pandemia da COVID-19 tem tido na produção audiovisual.

CPLP é que vai decidir sobre prolongamento da presidência rotativa – diplomacia angolana
A decisão sobre o possível prolongamento da presidência rotativa da CPLP por Cabo Verde, só vai ser tomada após a reunião de embaixadores agendada para 28 de Maio em Lisboa, disse à Lusa fonte da diplomacia angolana.

Cultura primeira a fechar e provavelmente a última a abrir
Os eventos culturais em todo mundo foram cancelados devido à pandemia do novo coronavírus. A cultura foi a primeira a fechar para evitar a propagação da doença e será provavelmente a última a voltar à normalidade, que não se sabe quando.

Aulas à distância arrancam mas nem todos puderam assistir
As aulas na televisão e na rádio em Cabo Verde, implementadas devido à pandemia da COVID-19, arrancaram hoje, mas nem todos os pais puderam assistir juntamente com os seus filhos em casa.

Cruzeiro com 57 pessoas em quarentena ao largo da baía da Murdeira
39 passageiros e 18 tripulantes estão em quarentena a bordo de um cruzeiro ao largo da baía da Murdeira, na ilha do Sal. De acordo com a Televisão de Cabo Verde (TCV), os passageiros aguardam a chegada dos seus voos de partida.

Sara Pires, Presidente do Conselho de Administração da RTC : “Não há independência maior de uma empresa do que a independência financeira”
Há mais de três anos a comandar a Rádio e Televisão da Cabo Verde, Sara Pires, traça o retrato actual da maior empresa de comunicação social do país. Do frágil cenário financeiro, aos desafios constantes, passando, pelos novos projectos, como o novo estúdio de RCV na Praia ou a plataforma RTC mobile vários foram os temas desta conversa que teve como ponto de partida o Plano Estratégico 2018-2021. Perdão, 2019-2022. Perdão... Investimentos e intervenções sempre adiados.

RTC em banho-maria
O Plano Estratégico da Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC), aprovado pelo Conselho de Ministros em Fevereiro passado, não vai ser implementado no curto prazo. O motivo, falta de financiamento para a sua concretização, uma vez que não é considerado uma “prioridade” para o país. O anúncio foi feito pelo Ministro que tutela a comunicação Social, Abraão Vicente, em entrevista à televisão Pública, na qual avançou ainda que não haverá qualquer investimento na empresa fora do plano global dessa, encalhada, reestruturação.

Divulgados os vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo
Nuno Andrade Ferreira, da Rádio Morabeza, Gisela Coelho, do jornal A Nação e Matilde Dias, da TCV foram os vencedores da edição deste ano do Prémio Nacional de Jornalismo.
mais