Artigos sobre Partido Africano da Independência de Cabo Verde

PAICV denuncia ausência de políticas públicas para o sector da comunicação social
O PAICV considera que há, neste momento, uma ausência de políticas para a comunicação social em Cabo Verde, salientando que a imprensa cabo-verdiana está numa situação de fragilidade e com poucas possibilidades de contribuir para a democracia.

Comissão Política Nacional do PAICV diz que Governo é ineficaz a combater a degradação das condições de vida
A Comissão Política Nacional do PAICV considerou hoje que as recentes medidas adoptadas pelo Governo, são “insuficientes” e “ineficazes” para combater a degradação das condições de vida, provocada pelo aumento dos preços de produtos, bens essenciais e insegurança pública.

PAICV quer continuar a ser maior força autárquica na região de Santiago Sul
O presidente da Comissão Política Regional de Santiago Sul do PAICV disse hoje que o partido quer continuar a ser a maior força autárquica da região, devendo pautar-se sempre por numa política de compromisso com os munícipes.

XVII Congresso do PAICV remarcado para Abril
Devido ao agravamento da situação pandémica nas últimas semanas, o XVII Congresso do PAICV, inicialmente agendado para final deste mês, foi remarcado para 08 a 10 de Abril, conforme decisão do Conselho Nacional do partido que esteve reunido esta sexta-feira, 14, na cidade da Praia.

Eleições internas do PAICV acontecem no dia 19 de Dezembro
O PAICV vai realizar o acto eleitoral para escolher o novo presidente em 19 de Dezembro, conforme informou hoje a Comissão Nacional De Jurisdição e Fiscalização (CNJF).

PAICV diz que governo falhou em matéria de energia, MpD rebate e UCID fala em situação “extremamente difícil”
O PAICV disse hoje no Parlamento que o Governo falhou na implementação de um prometido programa energético consistente, uma crítica rebatida pelo MpD que apontou medidas adoptadas pelo Executivo para fazer face ao recente aumento das tarifas de eletricidade, enquanto que a UCID referiu que Cabo Verde está a passar neste momento uma situação extremamente difícil quanto ao sector energético.

Flagelo em Santo Antão foi há quatro décadas
Para marcar uma posição. Para dar um exemplo. Por desconhecimento das dinâmicas sociais num país que era estranho a quem tinha passado anos fora de Cabo Verde. Todas estas razões estão por trás do 31 de Agosto de 1981, em Santo Antão. A repressão, de há 40 anos, recorda que o regime de partido único (1975 – 1990) foi uma máquina totalitária que controlou, vigiou, prendeu e torturou cidadãos cabo-verdianos.

Janira Hopffer Almada leva “Um Cabo Verde para todos” a Santo Antão
A líder do PAICV viaja esta manhã para a ilha de Santo Antão, onde vai intensificar acções de campanhas para as legislativas de domingo, pelos municípios do Porto Novo, Paul e Ribeira Grande.

PAICV considera que tem havido falhas nas políticas de externas de Cabo Verde
O PAICV considera que tem havido falhas nas políticas externas de Cabo Verde. A posição foi expressa hoje pelo líder parlamentar do PAICV, durante uma em conferência de imprensa de balanço das jornadas parlamentares.

PAICV afirma que é preciso que o Estado crie condições para o recenseamento na Diáspora
A líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) afirmou que é preciso que o Estado crie condições para o recenseamento na Diáspora, já que o emigrante tem o legítimo direito de votar.

Démis Lobo Almeida é candidato à Presidência da CPR do PAICV no Sal
O militante do PAICV, Démis Lobo Almeida, é candidato à presidência da Comissão Política Regional (CPR) do Sal do partido.

PAICV exorta Governo a rever o preço dos testes PCR e clama por uma comparticipação do Estado
O PAICV posicionou-se hoje contra o preço máximo estipulado para testes PCR vigente para viajantes para o estrangeiro em 14 mil escudos e clama por uma comparticipação do estado “porque é muito para Cabo Verde”.

PAICV diz que País está “mergulhado numa profunda crise” e MpD chama atenção a risco da “critica fácil sem alternativas”
O PAICV disse hoje que o País está “mergulhado numa profunda crise” que exige uma nova abordagem, novas atitudes e novos entendimentos entre as forças políticas e, se calhar, novas alianças com a sociedade, estribadas num diálogo aberto e profundo. Por seu lado MpD chamou atenção para o risco da “critica fácil sem alternativas” e da “manipulação de informações” para, em nome da crise, encontrar saída para tudo partidarizar.

PAICV solicita o governo relatório de execução das medidas de emergência
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) solicitou hoje ao governo a apresentação de um relatório de execução das medidas de excepção para a devida acareação parlamentar. O governo refutou, afirmando que vai fazê-lo de uma forma tranquila com as informações que as legislações impõem e não impõem.

PAICV questiona política habitacional do Governo
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) questionou hoje no parlamento a política habitacional do Governo, indicando as crescentes construções clandestinas nos centros urbanos nacionais. Por sua vez, a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) apontou que não era preciso uma situação de “calamidade”, em termos de “arrogância” das autoridades, para que a Câmara Municipal da Praia encontrasse uma solução.

Governo esclarece que” não paga afretamento” do navio Chiquinho BL
O Governo garantiu hoje que “não paga afretamento” do Navio Chiquinho BL, e que o mesmo é afretado pela empresa privada Cabo Verde Interilhas, que assume “todos os encargos”.

PAICV solicita ao governo informações sobre os contratos com a empresa do deputado Miguel Monteiro
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) solicitou hoje ao Governo, informações sobre os contratos existentes entre o executivo e a empresa do deputado Miguel Monteiro, bem como dos eventuais concursos que terão levado à sua contratação. Miguel Monteiro refutou acusações, advogando que a criação da empresa foi legal e que os contratos ocorreram a partir de concursos.

Medidas tomadas “não foram” suficiente para Boa Vista e Santiago – PAICV
O líder parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Rui Semedo, disse hoje no Parlamento que as medidas inicialmente tomadas pelo Governo adiaram um pouco a propagação do vírus em todo o país, mas que “não foram suficientes para impedir que as ilhas da Boa Vista e de Santiago fossem duramente atingidas pela fúria da COVID-19”.

PAICV defende a massificação dos testes à COVID-19
A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) defendeu hoje a massificação dos testes da COVID-19, com prioridade nas ilhas com casos confirmados. Janira Hopffer Almada advogou ainda que o Chefe do governo deve criar formas de articulação com os partidos políticos com representação parlamentar e partilhar informações sobre a situação epidemiológica do país.

Congresso do PAICV com 364 delegados e quatro partidos convidados
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) ai realizar a partir de sexta-feira o seu XVI Congresso, que contará com 364 delegados e convidados de Angola, São Tomé e Príncipe e Portugal, anunciou hoje o partido.
mais