Artigos sobre Nuías Silva
Nuías Silva / PAICV (São Filipe): “Queremos que as pessoas sintam que são parte da transformação de São Filipe, do Fogo e de Cabo Verde"
Nuías Silva recandidata-se à liderança da CM de São Filipe, para dar continuidade ao “processo de transformação” iniciado há quatro anos. O propósito é promover uma gestão participativa, e fazer do município um pólo indutor do desenvolvimento regional e nacional. Luís Nunes é o cabeça de lista da candidatura apoiada pelo PAICV à Assembleia Municipal.
Reserva da Biosfera do Fogo estabelece parcerias para exploração de grutas
A Reserva da Biosfera da Ilha do Fogo pretende estabelecer parcerias com a sua congénere da Mata Atlântica (Brasil) para a exploração e catalogação das grutas existentes na ilha, afirmou Nuías Silva.
Nuías Silva disponível para recandidatura por São Filipe ou outro sítio que o PAICV decidir
O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, disse estar disponível para candidatar-se para São Filipe ou para qualquer sítio e desafio que o PAICV venha a ter a nível local ou nacional.
Fogo: Nuías Silva denuncia “falha grave” no cumprimento da ligação entre as ilhas e “abandono” da região Fogo/Brava
O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, considera haver uma “falha grave” no cumprimento das ligações, com algumas ilhas/regiões “marginalizadas e penalizadas” e o processo de desenvolvimento “hipotecado” por falta de conectividade e previsibilidade.
A grande ambição dos foguenses é ver o núcleo histórico de São Filipe como património mundial – Nuías Silva
O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, disse esta terça-feira, que a grande ambição dos são-filipenses e foguenses é ver o núcleo histórico de São Filipe classificado como património mundial da humanidade.
Edição 1066
A entrevista ao novo presidente da UCID, João Santos Luís, faz a manchete desta edição do Expresso das Ilhas.
Cabo Verde Interilhas é uma "não solução" - PAICV
O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Nuias Silva, disse quinta-feira que a Cabo Verde Interilhas (CVI) tem sido uma “não solução” para o país, particularmente para a região Fogo e Brava.
“Ao governo interessa tudo menos o interesse nacional”, diz o PAICV
A primeira declaração política do novo ano parlamentar foi feita pelo PAICV que criticou os negócios feitos nos sectores dos transportes aéreos e marítimos. Para o maior partido da oposição há um “caos instalado” nos transportes marítimos enquanto, no sector aéreo, o governo está em “manifesto recuo” em relação às políticas adoptadas inicialmente.
Aval à CVInterilhas demonstra a “intransparência do concurso", diz o PAICV
Para o maior partido da oposição o aval dado pelo Estado a um empréstimo de 518 mil contos pela Cabo Verde Interilhas demonstra a “intransparência do concurso que e a inconsistência das suas medidas”.
PAICV acusa governo de esvaziar competências da AAC
O PAICV acusa o governo de legislar de forma avulsa e de esvaziar as competências das entidades reguladoras. A posição do partido foi expressa hoje, no parlamento, no debate que antecedeu a votação final global do regime jurídico da concessão de serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil.
PAICV insiste nas críticas à situação dos transportes para o Fogo
Nos últimos três anos, a economia da ilha do Fogo "afundou" por problemas de conectividade com o resto do país. A afirmação é do deputado do PAICV, Nuias Silva, reagindo às declarações do deputado do MpD, Filipe Santos, que acusou ontem Nuias e Eva Ortet de votarem "contra, com desaforo" sempre que são chamados "a viabilizar instrumentos de gestão ou investimentos para a ilha do Fogo".
Habitação: PAICV considera que existe "descaso" do governo
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) considerou que as políticas públicas do Governo em matéria de gestão do solo e habitação estão a falhar e que se assiste um “completo descaso neste particular”.
Emprego e crescimento económico abrem dia parlamentar
MpD apontou, na sua declaração política de hoje, o crescimento económico e a manutenção da taxa de desemprego como sendo exemplos do sucesso das políticas do governo. PAICV acusou o partido que sustenta o governo de estar a “truncar os dados” e a “agredir os jovens cabo-verdianos”.
PAICV quer mais informação sobre privatização da Cabo Verde Airlines
PAICV não está contra a privatização da Cabo Verde Airlines mas a alegada falta de informação por parte do governo leva os responsáveis do maior partido da oposição a falar em “negócios opacos”. “Este é o governo mais intransparente da República e suportado por uma maioria que despreza a Constituição e as leis da República e acredita que são os donos de Cabo Verde”, acusa Nuias Silva.
PAICV questiona destino dos 13,5 ME para indemnizar trabalhadores dos TACV
O PAICV quer saber o paradeiro dos 13,5 milhões de euros destinados à indemnização dos trabalhadores dos TACV, no âmbito da reforma e reestruturação da empresa. A questão foi levantada esta quinta-feira, pela bancada parlamentar do maior partido da oposição, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento para 2019.
“O Governo falhou na política para o sector dos transportes” - PAICV
O PAICV considera que o Governo falhou na sua política a nível dos transportes marítimos e aéreos. Numa interpelação feita hoje, no parlamento, o PAICV, através do deputado Nuias Silva, disse que o país sofreu um retrocesso no sector.
PAICV considera que Estado está refém da Binter
“Estamos mal servidos e reféns de uma companhia monopolista estrangeira que transfere toda a riqueza construída no país para fora de Cabo Verde”. Foi assim que o vice-presidente do PAICV reagiu hoje, em conferência de imprensa, ao comunicado da Binter CV, face à fixação dos preços máximos dos bilhetes inter-ilhas.
Crescimento económico não se traduz em aumento da riqueza das famílias, diz o PAICV
Nuías Silva, vice-presidente do PAICV, defendeu hoje em conferência de imprensa que o seu partido “está preocupado e apreensivo com os sinais e alertas que surgem de várias frentes”.
UCID não entende demora na resolução dos problemas da população de Chã das Caldeiras
A UCID denuncia a situação “extremamente difícil” por que passa a população de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, após a erupção vulcânica de Novembro de 2014. O partido questiona o facto de, mais de três anos após a catástrofe, e apesar das ajudas internacionais, a população continuar a não ter acesso a serviços básicos.
UCID volta a exigir orçamento rectificativo. Governo diz que não tem sentido
A UCID voltou hoje a pedir ao Governo que rectifique o Orçamento Geral do Estado para 2018. O partido considera que existem despesas e receitas que não constam do documento aprovado em Dezembro de 2017.
mais