Artigos sobre transportes marítimos
Governo quer transformar país numa plataforma logística global e internacional de transportes marítimos até 2030
O secretário de Estado e das Finanças, Alcindo Mota, revelou no Maio, durante a abertura da jornada portuária da Enapor, que o desejo do Governo é transformar o país numa plataforma logística global e internacional até 2030.
Administrador da CV Interilhas reconhece necessidade de melhorar a prestação e qualidade dos serviços dos transportes marítimos
O administrador da concessionária dos transportes marítimo CV Interilhas reconheceu a necessidade de melhorar a prestação e qualidade do serviço, salientando que o pagamento da dívida por parte do Governo irá permitir a empresa apostar em mais investimentos.
Cabo Verde com mais quatro navios em 2024
Cabo Verde vai contar no próximo ano com mais quatro navios de transporte de passageiros e carga, representando uma "melhoria substancial" nas ligações interilhas, anunciou hoje o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Erros de cálculo
A semana passada foi terrível para o governo. A precedê-la havia o anúncio da assinatura de uma adenda ao contrato de concessão de transportes marítimos que finalmente viria colocar o serviço no caminho certo. A realidade que se seguiu à publicação e divulgação do novo acordo gerou descontentamento generalizado e ameaça de caos no sector. Em particular na rota S.Vicente/ Santo Antão o impacto das novas tarifas foi estrondoso e levou a reacções fortes da população, dos operadores e das forças da oposição.
"Apanhado de surpresa". A reacção de José Maria Neves ao aumento das tarifas nos transportes marítimos
Presidente da República disse hoje ter sido apanhado de surpresa pela actualização das tarifas dos transportes marítimos.
Navios comprados pelo Estado deverão começar a chegar este ano, mas governo ainda não sabe quem os vais explorar
Dois dos quatro navios que o Estado pretende comprar, com financiamento de 15 milhões de dólares garantidos pelo Banco Mundial, devem chegar a Cabo Verde final do ano. O Governo ainda não decidiu se os entrega à concessionária ou a outra empresa constituída por armadores nacionais, explicou hoje o ministro do Mar.
PAICV vai pedir ao MP que verifique a conformidade legal do contrato de concessão dos transportes marítimos
O PAICV anunciou hoje que vai exigir ao Ministério Público a verificação da conformidade legal da revisão ao contrato de concessão dos transportes marítimos que, no seu entender, está cheio de actos lesivos aos interesses públicos. O partido vai ainda articular com o seu grupo parlamentar no sentido de promover audições, em sede das Comissões especializadas competentes do vice-primeiro-ministro e do ministro do Mar.
PAICV acusa Governo de condicionar comércio entre São Vicente e Santo Antão
As economias de Santo Antão e de São Vicente estão a ser postas em causa com o aumento das tarifas dos transportes marítimos que, no caso de transporte de viaturas na linha marítima, passou de 5.400 escudos para 15.250 escudos por veículo. O alerta foi feito hoje pelo PAICV, que chama atenção para a importância das trocas comerciais entre as duas ilhas.
Santo Antão: Proprietários de viaturas marcam manifestação à porta do porto do Porto Novo
Os proprietários de viaturas de transportes de cargas em Santo Antão marcaram para sexta-feira, 21, uma manifestação à porta do porto do Porto Novo para protestar contra o aumento dos preços nos transportes marítimos.
Revisão da concessão dos transportes marítimos prevê pagamento de 727 mil contos compensatórios
O Estado vai pagar anualmente 727.749.000 escudos (6,6 milhões de euros) à CV Interilhas, concessionária do serviço público de transporte marítimo interilhas de passageiros e carga, segundo a revisão ao contrato de concessão, que entra hoje em vigor.
"O momento não é apropriado para aumento de preços dos transportes marítimos" - UCID
A União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) entende que o momento não é apropriado para o aumento das tarifas dos transportes marítimos. O partido justifica o seu posicionamento com “o custo de vida excessivamente elevado”, disse hoje o líder João Santos Luís.
Transportes Marítimos: “Actualização das tarifas é para garantir sustentabilidade dos operadores e aumentar nível do serviço”, diz PM
O primeiro-ministro considerou hoje, no Mindelo, que “faz todo sentido” a actualização dos preços dos transportes marítimos para garantir a sustentabilidade mínima dos operadores e, ao mesmo tempo, aumentar o nível do serviço.
Transportes marítimos ficam 20% mais caros para residentes e 80% para não residentes
Valor das tarifas nos transportes marítimos interilhas foi actualizado em alta pelo governo. Preços não eram alterados desde 1996 e vão agora aumentar entre os 20% e os 80%. Novos preços entram em vigor a partir do dia 20.
Edição 1116
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a qualidade do ensino em Cabo Verde.
Tarifas dos transportes marítimos vão ficar mais caras
O ministro do Mar garantiu que na quinta-feira, 20, vai ser assinado novo contrato de concessão com Cabo Verde Interilhas (CVI) e dentro de dias serão publicadas novas bases de cálculo do tarifário dos transportes marítimos.
Edição 1115
Destaque de manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para a situação dos transportes marítimos em Cabo Verde.
Revisão da concessão dos transportes marítimos em Cabo Verde em conclusão - Governo
O Governo prevê concluir na próxima semana a revisão do contrato de concessão do serviço público de transportes marítimos de passageiros e carga, atribuído por 20 anos à CV Interilhas, do grupo português ETE, foi hoje anunciado.
Transportes marítimos: PM prevê para breve a conclusão das negociações do novo contrato de concessão
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse hoje que está para breve a conclusão do processo de negociação do novo contrato de concessão dos transportes marítimos entre o Governo e a concessionária e que garantirá melhores serviços.
Transportes marítimos: Renegociação do contrato de concessão decorre "ao mais alto nível". CVI confiante.
O presidente do conselho de administração da Cabo Verde Interilhas (CVI) afasta o cenário de ruptura do contrato de concessão e enaltece a forma como têm decorrido as negociações "ao mais alto nível" com o governo, para a resolução da questão financeira.
PAICV pede urgência na “normalização” das ligações marítimas inter-ilhas
O PAICV acredita que os problemas enfrentados no serviço de concessão dos transportes marítimos poderiam ter sido evitados. Quem o diz é o presidente do maior partido na oposição, Rui Semedo, que recorda “os vários” alertas feitos ao governo aquando da assinatura do contrato de concessão, em 2019.
mais