Artigos sobre Câmaras Municipais

PAICV conquista maioria das Câmaras Municipais
Depois de, em 2016, ter ficado reduzido a apenas duas autarquias (Santa Cruz e Mosteiros) o PAICV viria a aumentar, nas autárquicas de 2020, o número de Câmaras sob seu controlo aumentando para oito e reconquistando a Praia, perdida para o MpD em 2008.

Período eleitoral regista menor número de ocorrências nos últimos anos
O director adjunto para a área operativa da Polícia Nacional, Roberto Costa Fernandes, garante que o actual período eleitoral no país tem sido um dos mais tranquilos dos últimos anos no que tange a ocorrências registadas.

Afectação de Fundos do Ambiente e Turismo aumentou investimentos das autarquias - PM
MpD promoveu debate sobre descentralização do país e assegurou que para o governo tanto a descentralização como o desenvolvimento local são “eixos fundamentais”, PAICV pede cumprimento de promessas feitas em 2016 e acusa o executivo de asfixiar as autarquias por si lideradas. UCID quer avançar com a regionalização para garantir desenvolvimento do país e Primeiro-ministro destacou as reformas que têm sido realizadas pela sua equipa.

Dia Nacional da Cultura e das Comunidades leva leque de actividade a Ribeira Grande de Santo Antão
O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, celebrado a 18 de Outubro, terá como palco central a Cidade de Ribeira Grande, em Santo Antão, que vai acolher de 16 a 20 deste mês vários eventos culturais, sob o lema, “Cultura Ponto de Luz, Farol da Diáspora”.

Brasil realiza hoje eleições autárquicas em milhares de cidades
Mais de 155 milhões de brasileiros podem votar hoje para escolher novos prefeitos e membros das Câmaras Municipais nos 5.569 municípios do país sul-americano lusófono. A escolha dos prefeitos no Brasil é feita a partir de um sistema de lista aberta no qual as vagas são conquistadas directamente pelo candidato mais votado.

O conhecimento não se gera só no ambiente das escolas e universidades
A qualidade do ensino básico e secundário em Cabo Verde e as competências dos alunos à entrada na universidade são recorrentemente tema de debate e críticas. A pouco tempo do início de mais um ano lectivo, este foi também o principal tópico de uma conversa com o Reitor da Universidade de Cabo Verde, que defende, por um lado, a necessidade de adaptar o ensino aos novos tempos e “à forma como a nova geração percebe o mundo” e, por outro, a importância de manter o que é “essencial e perene” para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os efeitos do uso inadequado dos ecrãs, que moldam os cérebros, afectando habilidades de leitura e concentração são também abordados por Arlindo Barreto. E uma ideia permeia toda a entrevista: a qualidade de educação, preparação e criação de competências nos alunos é um trabalho colectivo, que envolve vários actores e vai muito além das salas de aula.

Mulheres Parlamentares querem mecanismos legais contra a Violência Política
Passados quase cinco anos e um ciclo eleitoral, já não há desculpas para que a Lei da Paridade não seja integralmente cumprida, considera a Rede das Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas (RMPCV). Com as Autárquicas à porta, o momento é de sensibilização para o cumprimento da Lei e suas prerrogativas, fomento da participação feminina, mas também altura de iniciar o debate sobre uma revisão que venha garantir a efectiva Paridade e corrigir as falhas detectadas na actual versão. Entretanto, um dos fenómenos que a Rede quer ver discutido é a Violência Política contra as mulheres, para o qual se pretende criar também um enquadramento legal.

Parlamento: Ministra diz que PAICV usa de vitimização política para passar ideia de que Estado não está a transferir fundos
A ministra dos Assuntos Parlamentares, refutou hoje as acusações do PAICV, sobre os desembolsos às câmaras municipais por parte do Fundo Ambiente e do Turismo, alegando que o partido está a usar de vitimização política para passar essa ideia.

Santiago Norte: Presidente da ANMCV considera “normais” as buscas nas câmaras municipais da região
O presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) considerou “normais” as buscas efectuadas a quatro câmaras municipais da região Santiago Norte, observando queservem para esclarecer os meandros dos respectivos processos.

Investigações do Ministério Público nas Câmaras Municipais de São Miguel e Santa Catarina
As Câmaras Municipais de São Miguel e Santa Catarina, em Santiago, foram alvos de operações do Ministério Público (MP). Na Câmara Municipal de São Miguel, foi conduzida uma investigação sobre o financiamento do Fundo do Turismo para as obras de requalificação urbana e ambiental do Centro Histórico e Cultural do Porto da Calheta. Já na Câmara Municipal de Santa Catarina, foram realizadas buscas e apreensões nas instalações municipais na manhã desta quarta-feira, 26 de Junho.

Consumidores sentem-se lesados nas compras
A falta de confiança nas balanças utilizadas em supermercados e mercados gera uma onda de insatisfação entre os consumidores que reclamam pagar mais devido à pesagem de produtos alterada. A Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) confirma a irregularidade, mas diz não poder fazer nada devido à falta de instrumentos de aferição.

Morna Fest homenageia Humbertona
O Morna Fest, que vai estar durante o mês de Dezembro em cinco concelhos do país, homenageia, nesta sua 10ª edição, o músico Humbertona.

Câmaras do Fogo querem ilha no mapa turístico e como celeiro do mercado nacional
As três câmaras municipais estão a trabalhar numa estratégia regional de posicionar o Fogo como uma ilha competitiva e importante no contexto da procura turística e celeiro para abastecer o mercado nacional.

Emissões municipais em Cabo Verde alcançam 1,7 milhões de contos em investimentos
As emissões municipais de obrigações em Cabo Verde atingiram o montante total de 1,7 milhões de contos. Desde o início de 2022, essas emissões ultrapassaram a marca de 1 milhão de contos, sinalizando uma crescente dinâmica e interesse no mercado de capitais como fonte de financiamento para o desenvolvimento local, segundo o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC).

“Em Cabo Verde há pouca planificação. Os desafios começam exactamente por aí”
Na primeira de uma série de entrevistas destinadas a melhor conhecer o ambiente regulatório em Cabo Verde, as Contratações Públicas foram o tema.

Arrancou a nova temporada política
É perceptível para todos que o tempo político mudou. A postura e a acção diária política das forças políticas das câmaras municipais, dos grupos parlamentares e do governo já prenunciam o início do novo ciclo político.

Cabo Verde com três vítimas mortais em acidentes de trabalho em 2022
Cabo Verde teve 422 acidentes de trabalho em 2022, dos quais resultaram três vítimas mortais. Dados avançados aos jornalistas pela Inspectora da Inspecção-Geral do Trabalho, Jaqueline Silva, no início da Conferência “Construção Segura, Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais Zero”, realizada pela Inspecção Geral de Trabalho (IGT) e a Infra-estruturas de Cabo Verde (ICV0), em parceria com a Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde, Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal e a Universidade de Cabo Verde.

Santo Antão: Autarcas “surpresos e perplexos” com “grandeza e expressão” da actualização de tarifas dos transportes marítimos
Os presidentes das Câmaras Municipais de Santo Antão manifestaram-se este sábado “surpresos e perplexos” com a “grandeza e expressão” da actualização das tarifas dos transportes marítimos e mostraram “tremenda preocupação” pelos “impactos, consequências e efeitos” desta medida.

Ambientalistas preocupados com regularidade dos incêndios florestais no país
Um incêndio florestal descontrolado pode destruir tudo em seu caminho, espalhando-se por grandes distâncias. Em Cabo Verde houve um aumento desses incêndios nos últimos anos, sobretudo em Santo Antão, que chegaram a destruir 200 hectares do perímetro florestal no Planalto Leste. Nesta reportagem, o Expresso das Ilhas fala sobre as consequências dos incêndios florestais e o quanto têm preocupado as organizações de defesa da natureza que defendem a educação ambiental da população.

A nossa preocupação é a habitação, onde o défice continua a ser grande
O PRRA tem sido a bandeira do Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH) desde a legislatura passada e é também o ponto de partida para uma conversa com a responsável da tutela, em que se faz um ponto de situação do sector.
mais