Artigos sobre Anildo Fortes
Cabo Verde com três vítimas mortais em acidentes de trabalho em 2022
Cabo Verde teve 422 acidentes de trabalho em 2022, dos quais resultaram três vítimas mortais. Dados avançados aos jornalistas pela Inspectora da Inspecção-Geral do Trabalho, Jaqueline Silva, no início da Conferência “Construção Segura, Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais Zero”, realizada pela Inspecção Geral de Trabalho (IGT) e a Infra-estruturas de Cabo Verde (ICV0), em parceria com a Ordem dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde, Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal e a Universidade de Cabo Verde.
Da sensibilização para a prevenção
“Agir em conjunto para construir uma cultura de segurança e saúde” foi o lema de uma Conferência enquadrada nas comemorações da IX Semana Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, realizada no dia 28 de Abril em que se homenageam as vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais.
Dunas Beach Resort S.A., no Sal, obrigado a pagar valor legal a trabalhadores em lay-off
A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) deu cinco dias à Dunas Beach Resort S.A., no Sal, para pagar os 35% devidos aos trabalhadores abrangidos pelo regime “lay-off”.
“Cerca de 40% das queixas recebidas pela IGT relacionam-se com o não pagamento do salário” – inspector-geral
Cerca de 40% das queixas ou pedidos de intervenção recebidas pela Inspecção Geral de Trabalho (IGT), desde início do ano até agora, estão relacionadas com o não pagamento do salário, adiantou à Inforpress o inspector-geral, Anildo Fortes.
“A Saúde e a Segurança no trabalho não estão, nem podem estar de quarentena” - Anildo Fortes
Celebrou-se ontem, dia 28 de Abril, o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, instituído em Cabo Verde em 2015. Em tempos de COVID-19, a efeméride não pode ser assinalada com as actividades habituais, mas o princípio que a institui é hoje, como sempre, promover a saúde e a segurança, apostando na prevenção. Anildo Fortes, Inspector-Geral do Trabalho, fala sobre as novas exigências que a pandemia trouxe, apelando ao empenho de todos no cumprimento das regras para a sua contenção, neste caso, nos locais de trabalho.
Cabo Verde registou 5 mortes e 255 acidentes laborais em 2017
Cabo Verde registou, no ano passado, 255 acidentes de trabalho, 5 mortais e duas amputações de membros. A maioria dos casos aconteceu nos sectores da construção civil, indústria e hotelaria.
mais