Dunas Beach Resort S.A., no Sal, obrigado a pagar valor legal a trabalhadores em lay-off

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,9 nov 2020 15:08

Inspector Geral do Trabalho, Anildo Fortes
Inspector Geral do Trabalho, Anildo FortesRadio Morabeza

A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) deu cinco dias à Dunas Beach Resort S.A., no Sal, para pagar os 35% devidos aos trabalhadores abrangidos pelo regime “lay-off”.

A revelação foi feita pelo inspector-geral de trabalho, em conferência de imprensa, reagindo às declarações da secretaria geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida, que considera existir “descaso e abandono total” das autoridades para com os trabalhadores da empresa que gere o Hotel Meliã Dunas.

Anildo Fortes, diz que a empresa já foi notificada e que a inspecção-geral do Trabalho já ouviu os trabalhadores.

"Ao tomar conhecimento da situação de imediato a IGT ouviu os trabalhadores e o advogado que representa o grupo. A empresa foi notificada na sexta-feira dia 6, para num prazo de 5 dias fazer prova de ter sanada a irregularidade, ou seja fazer o pagamento da totalidade dos 35% do salário, até ao momento não recebemos nenhuma comunicação ou documento de que estes trabalhadores estão sendo representados por qualquer sindicato ", explica.

Para Joaquina Almeida, os trabalhadores passam por momentos de “angústia e incerteza”.

Anildo Fortes diz que a secretária-geral da UNTC-CS falou sem se inteirar do processo.

"Não sabe o que foi feito. Antes de proferir qualquer declaração deve dirigir-se aos serviços informar-se dos procedimentos que já foram encetados em relação a este processo e outros processos. Já estamos habituados a estas declarações bombásticas da senhora Secretária Geral, sem estar por dentro dos factos. Isso não pode ser. Somos instituições sérias temos a noção das nossas responsabilidades, temos os meios e os procedimentos de actuação, não podemos aceitar que hora e meia a senhora Secretaria Geral venha a comunicação social fazer declarações do género ", avança

Anildo Fortes apela aos sindicatos a terem um papel pedagógico em relação aos trabalhadores.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,9 nov 2020 15:08

Editado porAndre Amaral  em  15 ago 2021 23:21