Artigos sobre Secretária-Geral da UNTC-CS
UNTC-CS exige reposição de recursos retirados do INPS
A UNTC-CS exige que o Governo faça a reposição imediata dos recursos retirados ao INPS, durante a pandemia de covid-19. A secretária-geral da central sindical falava esta manhã em conferência de imprensa, na cidade da Praia.
UNTC-CS defende que qualquer alteração do Código Laboral deve envolver os parceiros sociais
A UNTC-CS congratulou-se, hoje, com o alargamento das novas regras de licença de maternidade e de paternidade ao sector privado, mas defende que a iniciativa legislativa para o efeito só deve seguir para o parlamento depois de ouvir os parceiros sociais.
Concertação Social chega a acordo sobre aumento da licença de maternidade e paternidade
A licença de maternidade vai aumentar de 60 dias para 90 dias e de paternidade de 2 para 10 dias. A decisão saiu do Conselho de Concertação Social, que decorreu esta manhã, na cidade da Praia, presidido pelo Primeiro-Ministro.
Governo tem privado os trabalhadores de melhores condições de vida - UNTC-CS
Salários congelados desde 2011 e preços dos bens de primeira necessidade a subir. Paradoxo assinalado pela secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida, que falava esta manhã, em conferência de imprensa, na Praia.
UNTC-CS considera declarações de Tomás Delgado como sendo "infelizes e de "má-fé"
A Secretária-Geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida reagiu hoje à ameaça de impugnação das decisões do último Conselho Nacional da Central Sindical.
UNTC-CS quer aumento salarial para os trabalhadores de pelo menos 2%
A Secretária Geral da UNTC-CS entende que há margem para um aumento salarial de pelo menos 2%, ao contrário daquilo que diz o ministro das Finanças. Olavo Correia já descartou qualquer possibilidade de aumento salarial na função pública para 2022, face às actuais condições económicas e financeiras do país.
A UNTC-CS diz que Plataforma Sindical Unir e Resgatar a UNTC-CS é um fantasma
A UNTC-CS considera a Plataforma Sindical Unir e Resgatar a UNTC-CS de fantasma e desconsidera a existência de uma organização paralela no seio da UNTC-CS. É assim que a secretária-geral da UNTC-CS reage às declarações de Eliseu Tavares, que quer uma reunião de urgência do Conselho Nacional da Central Sindical, que há 5 anos, não se reúne. O coordenador da plataforma também pretende impugnar junto dos tribunais as decisões que classifica de "unilaterais e ilegais” que têm vindo a ser tomadas pela secretária-geral da central.
UNTC-CS apoia à manifestação dos Sindicatos de Santiago agendada para este sábado
A UNTC-CS apoia a decisão dos Sindicatos de Santiago na realização da manifestação, este fim-de-semana. O apoio foi dado esta manhã, em conferência de imprensa, pela Secretária Geral da UNTC-CS.
Os trabalhadores da ilha do Maio estão abandonados- Joaquina Almeida
A secretária-geral da UNTC-CS considera que os trabalhadores do Maio estão abandonados. A conclusão resulta de uma visita de trabalho de três dias à ilha.
FRESCOMAR 800 trabalhadores iminência de serem despedidos - Joaquina Almeida
Cerca de 800 trabalhadores da fábrica de transformação de pescado FRESCOMAR estão na eminência de serem despedidos. A afirmação foi feita pela secretária-geral da UNTC-CS, esta manhã, em conferência de imprensa. Joaquina Almeida diz que em causa está a não assinatura do acordo de derrogação das normas de origens entre Cabo Verde e a União Europeia.
TCMF: Negócio com o BCV causa polémica entre INPS e UNTC-CS
Compra de Títulos Consolidados de Mobilização Financeira (TCMF) levou a Secretária-Geral da UNTC-CS a falar em negócio “que lesa os interesses dos trabalhadores”. Orlanda Ferreira, Presidente da Comissão Executiva do INPS, defende negócio dizendo que a instituição nunca avançaria para a compra “sem ter garantia de retorno”.
Dunas Beach Resort S.A., no Sal, obrigado a pagar valor legal a trabalhadores em lay-off
A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) deu cinco dias à Dunas Beach Resort S.A., no Sal, para pagar os 35% devidos aos trabalhadores abrangidos pelo regime “lay-off”.
UNTC-CS acusa o governo de manobras e tentativas de enfraquecer a luta dos vigilantes
A UNTC-CS acusa o Ministério da Administração Interna, através do Comando Regional Santiago e Maio, de violar o Artigo 13º da Lei nº 107/V/99, de 2 de Agosto do Regime Jurídico do Exercício dos Direitos de reunião e manifestação. A denúncia foi feita pela Secretária-Geral da UNTC-CS, esta manhã em conferência de imprensa na cidade da Praia.
DB Protect reage às declarações da Secretária-Geral da UNTC-CS
A Secretária-Geral da UNTC-CS “revela falta de perfil como sindicalista, ao encetar uma clara perseguição à DB Protect”. É deste modo que a administração da empresa de segurança privada reage às declarações de Joaquina Almeida, que na semana passada acusou a DB-Protect de violar a Constituição da República e outros instrumentos internacionais e nacionais.
INPS não está a pagar o rendimento solidário às Empregadas Domésticas - UNTC-CS
A UNTC-CS acusa o INPS de não pagar o rendimento solidário às empregadas domésticas e denuncia a alegada ilegalidade do recurso ao layoff por parte da Agência de Aviação Civil. Os dois temas foram abordados esta manhã, em conferência de imprensa, por Joaquina Almeida, secretária-geral da central sindical.
Privatização da Cabo Verde Handling e subconcessão dos Portos de Cabo Verde é inoportuna - UNTC-CS
A privatização da CV Handling e a subconcessão dos portos por parte do governo, é, para a secretária-geral da UNTC-CS um desrespeito pelos sentimentos de angústia dos trabalhadores, em plena crise provocada pela pandemia do coronavírus. Posição defendida esta manhã, em conferência de imprensa, na cidade da Praia, pela secretária-geral da UNTC-CS.
UNTC-CS acusa CV HANDLING de violar leis laborais
A CV HANDLING viola "flagrantemente" e "deliberadamente" as Leis Laborais. A denúncia é da secretária-geral da UNTC-CS, esta manhã, em conferência de imprensa, na cidade da Praia.
UNTC-CS reconfirma manifestação para amanhã
Reivindicar aumentos salariais, emprego para jovens, salários e trabalho dignos, a reposição do poder de compra, justiça social e melhorias de condições laborais são alguns dos motivos que levam a União Nacional dos Trabalhadores Cabo-verdianos - Central Sindical (UNTC-CS), a realizar uma manifestação nacional, este sábado.
Sindicatos e central de costas voltadas
Quatro sindicatos filiados na UNTC-CS estão em guerra aberta com a sua Secretária-Geral, Joaquina Almeida. Em causa está a suspensão de STIF, SISCAP, STAPS e SICOTUR . A secretária-Geral defende-se e diz que sem dinheiro não pode realizar o Congresso da central que dirige e acusa os sindicatos de estarem contra ela por "não quererem aceitar uma mulher na liderança".
Parceiros com avaliações distintas sobre encontro de Concertação Social
Joaquina Almeida não saiu satisfeita da reunião de Concertação Social. No final do encontro, a secretária-geral da UNTC-CS afirmou que os trabalhadores "ficaram mais uma vez desprotegidos".
mais