Privatização da Cabo Verde Handling e subconcessão dos Portos de Cabo Verde é inoportuna - UNTC-CS

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,9 abr 2020 14:40

Secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida
Secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida Rádio Morabeza

A privatização da CV Handling e a subconcessão dos portos por parte do governo, é, para a secretária-geral da UNTC-CS um desrespeito pelos sentimentos de angústia dos trabalhadores, em plena crise provocada pela pandemia do coronavírus. Posição defendida esta manhã, em conferência de imprensa, na cidade da Praia, pela secretária-geral da UNTC-CS.

Joaquina Almeida aponta que o governo, num período quatro dias, decidiu pela privatização de dois sectores importantes da economia. Para a sindicalista é inoportuno e inapropriado realizar as duas operações de privatização, quando as atenções de todos estão concentradas na pandemia de COVID-19

“Vivenciamos momentos de restrições de alguns direitos, liberdades e garantias e não se compreende como é que o Governo pode avançar com essas medidas, visto que enquanto durar o estado de emergência essas medidas não poderão ser avaliadas nem pelos trabalhadores das respectivas empresas, nem pelos Sindicatos nem oela sociedade civil, quando todas as atenções estão viradas para a crise provocada pela pandemia", acusa.

"Lembramos que estes dois sectores de actividades são sensíveis e importantes para a economia e para os trabalhadores”, sublinha, acrescentando que "o momento é inoportuno, há que ter prudência e equilíbrio em todo esse processo, tendo em conta que a privatização traz consigo o desemprego".

Conforme advoga, "os trabalhadores e os Sindicatos devem ter a oportunidade de se pronunciarem e não de se deparem com factos consumados", pelo que solicita a suspensão temporária do processo de privatização até a normalização da situação que vivemos.

A 23 de Março, o governo decidiu avançar com a privatização da CV Handling, através do Decreto-Lei nº. 31/2020. O processo de subconcessão dos portos foi decidido através da resolução nº. 56/2020, de 27 de Março.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,9 abr 2020 14:40

Editado porSara Almeida  em  16 jan 2021 23:21