Artigos sobre Vice-primeiro-ministro

Governo trabalha com União Europeia para ser referência em cibersegurança
O Governo de Cabo Verde quer trabalhar para ser uma referência na área da cibersegurança, com capacidade para formar quadros nesta área. Revelação feita pelo Vice-Primeiro Ministro, ao presidir esta segunda-feira à abertura do Seminário Estratégico Internacional TAIEX INTPA, sobre cibersegurança, na cidade da Praia.

Olavo Correia quer o problema de desalfandegamento de pequenas encomendas resolvido
É preciso resolver o problema de desalfandegamento de pequenas encomendas. A afirmação é do Vice-Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, ao presidir à cerimónia do Dia Internacional das Alfândegas.

Governo apoia empresas na transição para as energias renováveis
O governo tem um incentivo no montante de 450 mil escudos por empresa, a fundo perdido até 75%, para micro, pequenas e médias empresas que investirem na transição energética e na produção de energias renováveis.

Governo desafia empresas a pagar melhor para reter quadros
O vice-primeiro-ministro considerou, esta quarta-feira, “normal” a saída de trabalhadores do país, mas desafiou as empresas a pagarem melhor para reter os quadros e disse que é uma oportunidade para transformar o país num ‘hub’ de formação.

Que perfil político, para Presidente da República?
Parece-me que não é segredo para ninguém a apetência que o senhor Presidente da República (PR) tem demonstrado, nestes escassos meses, ainda, da sua presidência, em arvorar-se em chefe da Oposição. E talvez seja isso mesmo que alguns esperam e exigem dele.

Responsável do BEI destaca impacto dos investimentos na vida das pessoas
O Banco Europeu de Investimento (BEI), está focado em ajudar Cabo Verde na transição para uma economia livre de carbono e na transição digital. Revelação feita pelo vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, em declarações aos jornalistas, à margem do Diálogo de Alto Nível sobre Financiamento do Sector Privado do BEI, realizado pelo governo.

Cabo Verde trabalha com Banco Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO para diversificar Investimentos
Ministro das Finanças, Olavo Correia, disse hoje que Cabo Verde tem quatro prioridades fundamentais que envolvem projectos públicos e privados e conta com o Banco Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO (BIDC) para diversificar os investimentos.

Concessão dos aeroportos vai render ao estado 80 milhões de euros e remunerações sobre volume de negócios
O governo vai receber 80 milhões de euros da VINCI Airports pelo direito à concessão do Serviço Público Aeroportuário por um período de 40 anos. O montante foi avançado hoje pelo ministro das Finanças, em conferência de imprensa proferida na cidade da Praia.

Valorizar o capital humano só depende nós
Há uma semana atrás o governo anunciou o investimento do Banco Mundial no valor de 26 milhões de dólares no projecto de Capital Humano. Para o Vice-Primeiro-ministro o financiamento vem no momento crucial quando o país saído da pandemia precisa apostar na formação e na inclusão.

Rússia admite que é difícil antever magnitude dos danos das sanções
O vice-primeiro-ministro russo, Yuri Borisov, admitiu hoje que é difícil antever a "magnitude e profundidade" dos danos das sanções ocidentais contra a economia russa em retaliação pela invasão da Ucrânia.

Olavo Correia visitou a Infraestruturas de Cabo Verde
As infra-estruturas em Cabo Verde não poderão ser financiadas apenas na base do Orçamento de Estado. A afirmação é do ministro da Finanças, em declarações aos jornalistas durante uma visita efectuada às instalações da Infra-estruturas de Cabo Verde (ICV).

Fórum Pensar São Vicente foi um evento "para todo o país" - Augusto Neves
O Governo enaltece a realização do Fórum Pensar São Vicente 2035 e reafirma a intenção de colocar São Vicente no epicentro do desenvolvimento da economia azul. O presidente da Câmara Municipal acredita que o encontro foi útil para lá da região norte. O evento de três dias terminou na noite de sexta-feira.

União Europeia financia infraestruturas no valor de 17 milhões de euros
A União Europeia (UE) e o Governo de Cabo Verde assinaram um acordo de investimento, no valor de 17 milhões de euros, para a melhoria de infra-estruturas portuárias e fomento do desenvolvimento económico, nas ilhas do Maio e do Sal. Esta manhã, na Praia, a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, explicou que o acordo prevêm a mobilização de verbas a fundo perdido.

EDITORIAL : Acabar com as lutas partidárias na administração pública
O impacto das eleições autárquicas e a proximidade das eleições legislativas em Março/Abril já se faz sentir nas estruturas do Estado tanto a nível central como local.

SISCAP refuta posição da UNTC-CS e diz representar a maioria dos vigilantes sindicalizados
Dizer que nenhum outro Sindicato tem legitimidade para representar os vigilantes demonstra um desconhecimento total do sector e dos sindicatos que fazem parte da própria UNTC-CS. A afirmação é do presidente do Presidente de SISCAP, reagindo as declarações da Secretária-Geral da UNTC-CS Joaquina Almeida, que acusa o Vice-primeiro Ministro de se reunir com três sindicatos, dois dos quais não representativos da classe dos vigilantes.

UNTC-CS acusa o governo de manobras e tentativas de enfraquecer a luta dos vigilantes
A UNTC-CS acusa o Ministério da Administração Interna, através do Comando Regional Santiago e Maio, de violar o Artigo 13º da Lei nº 107/V/99, de 2 de Agosto do Regime Jurídico do Exercício dos Direitos de reunião e manifestação. A denúncia foi feita pela Secretária-Geral da UNTC-CS, esta manhã em conferência de imprensa na cidade da Praia.

Cabo Verde não beneficiou do perdão de dívida porque não tem divida com o FMI – Vice-PM
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, disse esta terça-feira que Cabo Verde não beneficiou do perdão da dívida que o FMI concedeu a 25 países africanos porque o país nunca deveu a essa organização financeira internacional.

Cabo Verde - Perspectivando o relançamento económico após a Covid-19
Na edição 955 do semanário Expresso das Ilhas, teci algumas considerações sobre determinadas consequências económicas do vírus corona e alertei para a necessidade do ponto de vista económico, nos prepararmos para o pós-crise.

Programa Soldado Cidadão, redesenhado, leva militares à formação fora das Forças Armadas
O Programa Soldado Cidadão foi relançado esta manhã, na cidade da Praia, com a assinatura de um protocolo entre a Direcção Geral do Emprego, Formação Profissional e Estágios Profissionais, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e as Forças Armadas.

Chega de panaceias
O discurso do governo particularmente pela voz do Vice-primeiro-ministro e Ministro das Finanças tem sido dirigido para os jovens e para a necessidade de investimento na formação profissional.
mais